Qual a importância da paletização na etapa de manuseio?

Categoria:
Neste artigo, veremos como o serviço de paletização transformou todo o cenário de armazenagem ao incorporar diferentes abordagens. 
Qual a importância da paletização na etapa de manuseio?

Neste artigo, veremos como o serviço de paletização transformou todo o cenário de armazenagem ao incorporar diferentes abordagens. 

A paletização abrange três disciplinas. Primeiro, refere-se ao ato de colocar objetos, produtos ou materiais em paletes. Por sua vez, eles são usados ​​para manuseio ou movimentação. A próxima área que abrange é a realização de movimentação de materiais com auxílio de paletes. Por fim, a definição um pouco mais vaga é onde a paletização se refere a fornecer ao usuário a capacidade de manusear paletes.

O setor de armazenagem moderno enfatiza dramaticamente a eficiência do armazenamento e movimentação de materiais dentro e fora do armazém. Os paletes são um dos componentes críticos projetados para facilitar o armazenamento e o manuseio ideais de mercadorias. 

No mais, estão em uso desde que os armazéns eram meros depósitos.

Boa leitura!

Qual a importância da paletização na etapa de manuseio? - Platinum Log - qual-a-importancia-da-paletizacao-na-etapa-de-manuseio.png

Entenda a importância da paletização 

A paletização foi considerada a invenção mais inteligente do século XX depois do código de barras. O processo de paletização simplificou as operações de manuseio de materiais nos armazéns em termos de tempo e dinheiro.

Um 'palete' é um estágio horizontal rígido firmemente fixado com uma superestrutura e uma plataforma de suporte na parte inferior. Normalmente, um palete atua como base para conter uma unidade de carga de estoque nos armazéns. 

Os paletes são superfícies planas rígidas que possuem ampla capacidade de carga e as mercadorias podem ser armazenadas e manuseadas em grande número, criando eficiência na logística e em outras operações internas.

A paletização mostrou às empresas que é mais fácil mover mercadorias coletivamente em paletes, em vez de transportar caixas ou caixas individualmente.

Como funciona o processo de paletização?

O processo de paletização consiste em colocar várias mercadorias (embaladas ou a granel) em paletes. Entre suas definições e usos, os paletes são amplas superfícies horizontais que possuem alta capacidade de carga e facilitam o empilhamento de produtos tanto na horizontal quanto na vertical.

Equipamentos de manuseio de materiais, como empilhadeiras ou porta-paletes, são incorporados para facilitar a mobilidade suave e eficiente de mercadorias paletizadas dentro do armazém e em trânsito. 

Por que paletizar? 7 Benefícios da paletização

A paletização como base para cargas unitárias oferece uma série de benefícios em relação ao manuseio não paletizado, que resulta do manuseio mais eficiente de mercadorias. 

Milhares de armazéns em todo o mundo estão aproveitando os benefícios que acompanham a paletização das mercadorias. Em um ambiente tão competitivo, os paletes são parte integrante do setor de armazenagem. Existem várias vantagens importantes que acompanham a paletização do seu inventário, confira: 

1. Manuseio mais rápido a partir da paletização

A característica básica da paletização é o processo de colocação de mercadorias em paletes, esta característica inata melhora o manuseio de mercadorias em um armazém. Uma única unidade de mercadorias paletizadas é conhecida como carga unitária, uma carga unitária normalmente é composta por várias mercadorias empilhadas em camadas. 

O transporte de mercadorias de uma só vez na forma de várias unidades de carga garante um manuseio mais rápido. Além disso, produtos perecíveis, como frutas e legumes, são manuseados e enviados de forma otimizada.

2. Funcionamento otimizado

A paletização desempenha um papel importante na maioria dos armazéns da geração atual. O processo de paletização é uma descoberta antiga e as abordagens para a paletização estão se inclinando mais para a eficiência das operações. Essa mudança está ocorrendo pela inclusão de sistemas automatizados e semi automatizados sendo introduzidos especialmente para a paletização. A improvisação na eficiência da 'paletização' também está aumentando a eficiência de outras funções de armazém e logística.

3. Risco reduzido

A paletização também garante maior segurança de mercadorias e principalmente de produtos volumosos. Muitas mercadorias armazenadas em um armazém são pesadas e valiosas e apresentam maior risco devido a danos ou perdas. Os paletes são superfícies fortes e planas que têm uma capacidade de carga maciça. As empresas sempre podem estar menos preocupadas com a segurança de seus produtos se forem paletizados.

4. Transporte mais fácil

A paletização reduz os esforços no envio e transporte de mercadorias. Como a paletização permite que várias mercadorias sejam transportadas de uma só vez em várias unidades de carga, ela torna o transporte de mercadorias muito mais rápido, fácil e sem complicações.

5. Estante de Paletes para maior armazenamento

As estantes para paletes são um fenômeno revolucionário e transformaram a maneira como você armazena mercadorias paletizadas. A estante de paletes é o processo de armazenamento de mercadorias paletizadas em uma estrutura de manuseio de materiais conhecida como estante de paletes

A estrutura é composta por linhas horizontais e colunas verticais que facilitam o armazenamento eficiente de mercadorias paletizadas. Estante de paletes garante que o número máximo de mercadorias seja armazenado e o máximo de espaço seja utilizado.

6. Estantes móveis para paletes

A Estante Móvel de Palete segue os mesmos fundamentos da estante de paletização básica, somente neste caso a estante pode ser movimentada. A estante de paletes móvel é uma forma avançada de otimizar o espaço de armazenamento em seu armazém. Os paletes móveis servem ao propósito de explorar o espaço não utilizado em seu armazém. Essas estantes não apenas permitem que um armazém aumente o armazenamento de mercadorias paletizadas, mas também manuseie mercadorias paletizadas de maneira mais otimizada.

7. Robôs de paletização

A inovação na paletização chegou longe até agora e a paletização não depende mais completamente dos seres humanos. Os paletizadores são robôs projetados para automatizar o processo de empilhamento de mercadorias em paletes. 

Os paletizadores fazem parte dos sistemas automatizados que estão sendo incorporados nos armazéns para a paletização. As paletizadoras têm a capacidade de operar em alta velocidade, que varia de 10 a 200 caixas por segundo, evitando erros humanos. As paletizadoras aumentam significativamente a velocidade de paletização, que o sistema manual ou semiautomático não consegue oferecer.

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog para receber mais artigos como este!

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, a Platinum Log tem a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert