Quando devo investir no armazém horizontal?

Categoria:
Saiba quando é ideal investir em um armazém horizontal ou vertical para otimizar sua organização e produtividade. Leia nosso guia completo!
Quando devo investir no armazém horizontal?

Saiba quando é ideal investir em um armazém horizontal ou vertical para otimizar sua organização e produtividade. Leia nosso guia completo!

Investir em um armazém é fundamental para garantir a fluidez das operações logísticas de uma empresa. O layout dessa estrutura, nesse caso, é tão importante quanto o processo, pois afeta diretamente a organização e a produtividade do espaço de armazenamento. 

Tanto o layout de armazém horizontal quanto o vertical apresentam vantagens distintas, e a escolha entre eles deve ser baseada nas necessidades específicas e nas características do negócio. 

Neste guia, veja quais são os benefícios desse tipo de armazém e entenda a importância da precisão logística para o crescimento do seu negócio! 

Por que investir no armazém horizontal? 

Investir em um bom layout de armazém pode ser a o que faltava para desbloquear ganhos em organização e produtividade dentro do seu negócio. Mas, você já considerou as vantagens do estoque horizontal? Se não, este é o momento perfeito para conhecer essa estratégia presente no atual setor varejista — em negócios de todos os tamanhos.

O armazém horizontal é mais do que uma simples disposição de prateleiras. Ele representa um método para otimizar fluxos, facilitar a gestão e melhorar a eficiência de uma operação logística. 

Então, o que exatamente é o estoque horizontal e quando devemos considerá-lo? Bem, como o próprio nome indica, é um tipo de armazenagem onde os produtos são organizados em estruturas dispostas de forma horizontal, geralmente em prateleiras baixas e corredores amplos. Assim, facilita o acesso aos itens, permite movimentações internas mais ágeis.

Essa maneira de armazenar é especialmente adequada para empresas que precisam otimizar a movimentação interna de cargas, principalmente em cenários onde o carregamento, manuseio e reposição de produtos é constante e intensivo.

  • Armazém horizontal x vertical: diferenças 

Se o armazém horizontal é uma opção popular, o vertical é outra estratégia para maximizar o espaço e otimizar a logística do seu negócio. Enquanto o horizontal organiza os produtos em prateleiras baixas e corredores amplos, o vertical vai na direção oposta, aproveitando a altura do espaço disponível para empilhar as mercadorias verticalmente.

Essa disposição vertical permite que os produtos sejam armazenados em estantes altas, otimizando o uso do espaço e liberando área útil no chão do armazém. Com isso, é possível armazenar uma maior quantidade de produtos em uma área menor, o que é especialmente vantajoso para empresas que enfrentam restrições de espaço ou que precisam lidar com um grande volume de estoque.

O armazém vertical oferece outras vantagens, como uma maior organização do espaço, facilitando a localização e acesso aos produtos, e uma maior eficiência nas operações de movimentação e armazenamento. 

No entanto, assim como o armazém horizontal, a escolha entre um estoque vertical ou horizontal depende das necessidades específicas do seu negócio, do tipo de produtos armazenados e do espaço disponível.

Vantagens do estoque horizontal 

Você já parou para pensar em como a organização do seu estoque pode impactar diretamente na eficiência das operações do seu negócio? Pois é, o estoque horizontal é uma alternativa que vem ganhando destaque no cenário empresarial, e não é à toa. A seguir, destacamos os seus diferenciais, veja: 

  1. Movimentação facilitada

Uma das principais vantagens do armazém horizontal é a facilidade de movimentação que ele proporciona. Imagine só, corredores amplos e prateleiras baixas para facilitar o acesso aos produtos, logo, permite que os colaboradores realizem suas tarefas com agilidade e segurança. 

Dessa maneira, além de aumentar a produtividade, também reduz o tempo gasto em cada operação, o que pode se traduzir em economia de recursos e maior satisfação dos clientes.

  1. Organização do espaço

Além da praticidade na movimentação, a organização do espaço é outro ponto-chave. Com o estoque horizontal, você tem a possibilidade de dimensionar as áreas de armazenamento de forma estratégica, maximizando o uso do espaço disponível. Ou seja, você pode adaptar o layout do armazém de acordo com as necessidades do seu negócio. Assim, otimizar cada metro quadrado e evitar desperdícios.

  1. Proteção dos produtos

Outro benefício importante do armazém horizontal é a proteção dos produtos. Com o sistema de prateleiras baixas, os itens ficam menos suscetíveis a danos e acidentes, já que há menos contato direto entre eles. Isso é especialmente relevante para mercadorias frágeis ou perecíveis, onde a integridade dos produtos é essencial para a reputação da empresa e a satisfação do cliente.

Agora, você deve estar se perguntando: será que o estoque horizontal é a melhor opção para o meu negócio? A resposta depende de alguns fatores, como o fluxo do seu estoque, o tipo de mercadoria que você armazena, as dimensões do espaço disponível e a frequência de reposições.

Se o seu objetivo é encontrar uma solução prática, acessível e eficaz para aprimorar as operações do seu negócio, o armazém horizontal pode ser a resposta que você procura. E para garantir resultados ainda melhores, você pode contar com a Platinum Log, uma empresa especializada em serviços logísticos.

Tire suas dúvidas sobre o armazém horizontal e escolha os serviços da Platinum Log 

Na Platinum Log, você encontra as melhores soluções de armazenamento, além de todo o suporte necessário para o uso desse serviço. Por isso, que tal dar o primeiro passo e entrar em contato conosco hoje mesmo? 

A terceirização logística pode ser a solução que você procura para otimizar o seu armazenamento. Ao optar por nossos serviços, você estará escolhendo um caminho mais seguro para toda a sua cadeia de suprimentos, sem se preocupar com os custos e burocracias associados ao gerenciamento do estoque

Atendemos diversos segmentos, como cosméticos, produtos hospitalares, químicos, eletrônicos, eletrodomésticos e muito mais!  Na Platinum Log, você tem acesso a uma solução completa de logística integrada, que inclui gestão de estoques avançada, dashboard logístico intuitivo, acompanhamento detalhado do status dos pedidos e controle rigoroso de indicadores de desempenho, como OTIF (On Time In Full) e OTD (On Time Delivery).

Se você deseja aproveitar o poder da tecnologia sem precisar remodelar sua operação, entre em contato. Terceirize agora os serviços de armazém logístico!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert