Incentivo ICMS: conheça as novas regras do imposto

Categoria:
Confira as mudanças nas regras do incentivo ICMS e como elas podem impactar sua empresa. Garanta o cumprimento das obrigações fiscais, leia este artigo!
Incentivo ICMS: conheça as novas regras do imposto

Confira as mudanças nas regras do incentivo ICMS e como elas podem impactar sua empresa. Garanta o cumprimento das obrigações fiscais, leia este artigo!

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um tributo de grande relevância para as empresas brasileiras, e as recentes mudanças nas regras do incentivo ICMS têm gerado bastante interesse e dúvidas no meio empresarial

Se, para você, esta ainda não é uma preocupação, cuidado. Saiba que compreender essas mudanças é fundamental para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo incentivo ICMS.  

Neste artigo, vamos tirar todas as dúvidas sobre as novas regras deste imposto e como elas podem afetar sua empresa. Acompanhe a leitura! 

Quais são as novas regras do incentivo ICMS? 

As mudanças nas regras tributárias sempre despertam atenção e, muitas vezes, preocupações entre empresários e investidores. Recentemente, entrou em vigor a Lei 14.789/23, que trouxe importantes alterações nas regras de tributação de incentivos fiscais, especialmente no que diz respeito ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O papel dessas mudanças é muito relevante, pois têm como objetivo central equilibrar as contas públicas e impulsionar a economia nacional.

Para te ajudar nesse entendimento, confira, a seguir principais novidades trazidas por essa lei e como elas podem impactar o seu negócio:

  • Incentivos para investimentos

Uma das mudanças mais significativas é a definição de critérios para o abatimento de valores dos benefícios no ICMS da base de cálculo de tributos federais. Agora, somente serão considerados para abatimento os valores dos incentivos fiscais utilizados para investimentos, excluindo despesas de custeio.

Diante disso, agora, as empresas que recebem subvenções para investimentos poderão abater esses valores no cálculo de tributos federais, o que pode representar uma significativa economia fiscal.

  • Arrecadação e controle fiscal

Essa mudança também visa aumentar a arrecadação tributária. Estima-se que o governo possa arrecadar cerca de R$ 35 bilhões em 2024 com a aplicação dessas novas regras, o que é fundamental para equilibrar as contas públicas e reduzir o déficit fiscal.

Além disso, a lei estabelece que as subvenções concedidas pelos estados, municípios e pela União, como aquelas relacionadas ao ICMS, devem entrar na base de cálculo de tributos como o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o PIS e a Cofins. O fundamento aqui é um maior controle fiscal e evitar a sonegação de impostos.

  • Regularização de passivos

Outro ponto importante da lei são as regras para a regularização de passivos tributários. As empresas que possuem débitos fiscais inscritos em dívida ativa ou objeto de ação judicial poderão aderir a uma transação tributária especial proposta pelo Ministério da Fazenda. Agora, portanto, está permitido o parcelamento das dívidas com descontos significativos, facilitando a regularização da situação fiscal das empresas.

  • Contrapartidas e controle de investimentos

Para garantir que os incentivos fiscais sejam utilizados de forma adequada, a lei estabelece requisitos de habilitação, como a existência de um ato de concessão do benefício anterior à data de implantação ou expansão do empreendimento, bem como a definição de contrapartidas relativas ao investimento.

Essas contrapartidas visam assegurar que os recursos recebidos como incentivo sejam efetivamente aplicados em investimentos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com todas as informações que trouxemos, o fato é que as novas regras do incentivo ICMS têm como objetivo promover o crescimento econômico sustentável, aumentar a arrecadação tributária e garantir um controle fiscal mais eficiente. 

É importante que as empresas estejam atentas a essas mudanças e busquem o apoio de profissionais especializados, como um parceiro logístico, para garantir o cumprimento das novas obrigações e aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos.

Benefícios das novidades do incentivo ICMS para o setor de transporte

Uma novidade importante incluída na lei é a concessão de crédito presumido de PIS/Cofins para empresas de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros. Isso representa um estímulo ao setor de transporte, que desempenha um papel fundamental na movimentação da economia.

As mudanças nas regras tributárias e os incentivos para o setor são temas de grande relevância para empresas de diversos segmentos.

Como mencionado anteriormente, a Lei 14.789/23 trouxe alterações significativas nas regras de tributação de incentivos fiscais, especialmente no que diz respeito ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Uma das mudanças mais importantes é a concessão de crédito presumido de PIS/Cofins para empresas de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros.

Essa medida representa um importante estímulo ao setor, categoria fundamental na  movimentação da economia. Com o crédito presumido de PIS/Cofins, as empresas de transporte poderão reduzir seus custos operacionais e, consequentemente, se tornarão mais competitivas no mercado.

Como a Platinum Log pode otimizar o incentivo ICMS

A terceirização logística é uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que buscam eficiência, redução de custos e foco no core business. Nesse contexto, a Platinum Log se destaca como uma parceira confiável, devido a disponibilidade de soluções logísticas integradas para atender às necessidades de cada cliente.

Com uma equipe altamente especializada, a Platinum Log está preparada para assumir todas as operações logísticas da sua empresa, desde o recebimento de produtos até a entrega final ao cliente. 

Ao optar pela terceirização logística, sua empresa revoluciona a operação para um nível maior de eficiência, reduz custos fixos e variáveis e garante a flexibilidade para lidar com picos sazonais de demanda. Assim, o seu foco estará naquilo que realmente gera lucro.

Um dos pontos-chave para as empresas interessadas na terceirização logística é a questão fiscal, especialmente diante das novas regras do incentivo ICMS

Como parceira estratégica, a Platinum Log está sempre atualizada e em conformidade com as legislações tributárias e fiscais, assim, os nossos clientes estão em dia com suas obrigações e podem aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo incentivo ICMS.

Quer melhorar a sua cadeia de suprimentos e estar em conformidade com as obrigações fiscais? Entre em contato e encontre soluções inovadoras.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert