13/7/2022

Como melhorar a gestão de veículos

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Para ter uma gestão de veículos eficiente, é necessário ter um planejamento em todo o processo logístico. No entanto, essa não é a realidade de todas as empresas. Por isso, é preciso contar com métodos e práticas para melhorar a gestão de veículos disponíveis para condução de cargas.

Na rotina diária de uma empresa, é comum se deparar com diversas operações logísticas. Nesse sentido, faz-se necessária a busca por metodologias que tornem essas atividades sustentáveis, inovadoras e que aproveitem ao máximo os recursos disponíveis.

Para melhorar a gestão de veículos da sua empresa, será preciso enfrentar fatores externos e internos, além de diversas variáveis que podem colocar à prova o desempenho do negócio.

Métodos para melhorar a gestão de veículos de carga

Conduzir um negócio de sucesso depende de muito esforço por parte dos gestores. Por isso, você deve conhecer alguns métodos para melhorar a gestão de veículos de carga.

Estabeleça metas para a equipe

O primeiro passo para melhorar a gestão de veículos de carga da sua empresa é definir metas para a equipe. O “sucesso” é algo subjetivo e varia de acordo com a empresa. Sendo assim, você deve demonstrar à equipe qual o lugar que elas devem chegar.

Destaca-se somente que essas metas não são absolutas e imutáveis. É possível (e necessário) reciclar sempre essas metas, ajustando ações de acordo com os resultados que forem obtidos ao longo do tempo.

Ao falar sobre metas, é interessante citar o modelo SMART, que é referência no tema. Com base nessa abordagem, a sua meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Isto é, a meta deve ser detalhada ao máximo, ter um indicador para acompanhamento, motivar a equipe, fazer sentido para o plano de negócio e ter uma data específica de finalização.

Ter um planejamento bem estruturado

O planejamento é crucial para uma gestão de veículos bem sucedida. Afinal, no dia a dia, essa rotina de trabalho costuma envolver diversos profissionais. Logo, é necessário contar com um planejamento a fim de solucionar ou evitar problemas recorrentes.

Por conta disso, o planejamento precisa contar com alguns dados relevantes com o intuito de ter em mãos um direcionamento mais assertivo. Nesse planejamento, é interessante incluir o ticket médio dos frete, custo do combustível, média de consumo e faturamento médio dos clientes.

Além disso, é de suma importância incluir revisões, rodízio de pneus e demais acertos que dizem respeito aos veículos.

Crie uma estratégia para as entregas na gestão de veículos

No processo logístico que envolve a gestão de veículos, encontramos as entregas como uma das etapas. Dessa maneira, as entregas devem ocorrer de forma rápida, respeitando o prazo indicado no início e agregar custo-benefício para o consumidor final.

Em resumo, de nada adianta entregar uma mercadoria em no máximo 24 horas ao seu cliente se esse produto chegar danificado. Portanto, para ter uma entrega estratégica é preciso pensar em um modal correto para o tipo de serviço em sua empresa.

Pense ainda na modernização da sua frota, com o objetivo de melhorar a estrutura de entrega. Ademais, na entrega encontramos os fatores de armazenamento, preparo e separação de produto para envio e rotas de transporte. Todos esses pontos devem constar no seu planejamento.

Possuir conhecimento do mercado

Enquanto gestor, você deve ter conhecimento do mercado que a sua empresa está inserida. Hoje todos os segmentos evoluem com muita rapidez, e por isso é necessário se transformar e se adequar sempre que possível.

Com isso, ressalta-se que você deve ter conhecimento sobre as mais recentes tendências do mercado. Esse é o melhor caminho para enfrentar os desafios que surgem para o seu negócio.

Mantenha o controle dos gastos da empresa

Assim como qualquer outra operação interna da sua empresa, a gestão de veículos envolve gastos. E os orçamentos dados pela transportadora podem ser um pouco altos. Porém, isso não deve limitar a contratação de serviços como esses.

Por essa razão, você deve ter conhecimento sobre os custos envolvidos nessas operações, encontrando os principais gastos, definindo o que é prioridade e o que pode ser substituído.

Sua empresa, sem dúvidas, está suscetível a passar por algum eventual problema envolvendo. Em alguns casos, se houver pedido de reembolso ou pagamento que já foi feito, você poderá mostrar os comprovantes.

Elabore uma gestão de veículos de risco

Os transportes estão sujeitos a perdas, roubos e riscos no geral. Logo, você deve agir de modo preventivo e elaborar uma gestão visando os riscos. Contudo, ao contrário do que muitos acreditam, essa gestão não foca na execução das tarefas. Na verdade, é aqui que citamos algumas adversidades que podem surgir ao longo do trajeto.

Como principais exemplos temos acidentes, roubo de cargas e problemas mecânicos. Para isso, a gestão de risco começa desde o armazenamento, passa pela distribuição e chega na etapa de entrega. O principal benefício dessa gestão é a eficiência dos serviços e otimização de custos.

Leia também: Processos logísticos mais eficientes no varejo

A importância da manutenção preventiva na gestão de veículos

Quando falamos em gestão de veículos, é fundamental citar a importância da manutenção preventiva. Isso porque essa ação de natureza preventiva agrega longevidade, qualidade e lucratividade na frota da sua empresa. 

Neste momento, é possível identificar a necessidade ou não de troca de peças, por exemplo, troca de fluídos e demais atenções. Por esse motivo, é preciso investir na realização de checklists e vistorias nos veículos.

Conte com a Enivix

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!