13/7/2022

Como fazer gestão de estoque de forma eficiente

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Para administrar uma empresa, é preciso ter uma boa gestão de estoque. Descubra como fazer sem complicações.

A priori, é interessante destacar que a gestão do estoque pode ser entendida como um equilíbrio envolvendo os produtos adquiridos e os vendidos. Em resumo, caso falte algum produto, você está perdendo a oportunidade de vender. Caso contrário, com a sobra de produtos, é provável que isso comprometa o giro do fluxo de caixa.

Por esse motivo, é essencial que você tenha um controle do seu estoque. Isso otimiza os seus pedidos e aumenta a probabilidade de deixar o seu cliente satisfeito.

Gestão e controle de estoque

Neste momento inicial, é interessante trazer o que é a gestão e, consequentemente, o controle de estoque. O seu estoque é como o coração da empresa. É a partir dele que você consegue obter lucro. Sendo assim, é mais do que necessário saber exatamente o que acontece no seu estoque.

Ou seja, quais produtos estão saindo, quais deles estão com baixa rotatividade e outras informações. Isso porque a gestão de estoque é primordial para fazer as próximas compras, por exemplo.

Dessa maneira, ter a gestão de estoque otimiza a organização das compras, processamento de pedidos e pode ser usado para análise. Essa análise se refere às preferências do seu público, isto é, quais produtos os clientes compra com mais ou menos frequência.

Tenha em mente que não há um padrão de como fazer a gestão de estoque. Isso varia de acordo com o seu tipo de empresa e da realidade do seu negócio, além de depender dos produtos utilizados e outros fatores.

Principais benefícios de uma gestão de estoque eficiente

Ter uma gestão de estoque eficiente pode agregar diversos benefícios, que foram, inclusive, abordados acima. No geral, podemos dizer que esse controle é necessário para a sua empresa e qualquer estratégia que você adotar.

Nesse sentido, a gestão e controle de estoque visa melhorar os processos internos, reduzir custos (quando possível) e aumentar a satisfação do seu público. Quando feito de forma eficiente, esse controle agregar algumas vantagens muito interessantes, tais como:

  • Acompanhar melhor os pedidos feitos pela loja ou pelos clientes;
  • Evitar atraso dos fornecedores;
  • Liberar espaços de forma que se tornem produtivos;
  • Identificar quais itens possuem maior e menor rotatividade;
  • Ajudar na definição de estratégias, tanto do ponto de vista do atendimento como em vendas; e
  • Proporcionar uma experiência melhor ao cliente com a sua empresa.

Como colocar o gestão de estoque em prática de maneira eficiente

Agora que você já tem uma noção básica de como a gestão de estoque pode impactar de forma positiva na sua empresa, saiba como colocar em prática. No geral, saiba que a maneira de fazer isso sem complicações é contando com um sistema inteligente e online, como a Enivix.

Claro que existem outras formas de ter a gestão de estoque do seu negócio. Porém, com um sistema, você irá acompanhar em tempo real o fluxo de caixa, repor itens necessários e negociar com fornecedores.

Gerenciamento do catálogo com os produtos

Com um sistema inteligente de logística, você consegue gerenciar todos os seus produtos. Afinal, ele lhe informará sobre os dados do itens, incluindo a sua descrição, valores e códigos.

Ademais, você pode, se quiser, centralizar a gestão do catálogo em outros canais de venda. Neste momento, é comum ver que os lojistas preferem marketplaces, a exemplo do Mercado Livre, Magazine Luiza e outros.

Sincronização do estoque com canais de venda

Como foi dito acima, um sistema inteligente pode permitir a sincronização do seu estoque com canais de venda. Isso não é possível somente em marketplaces, mas também nas lojas físicas e virtuais.

Isso significa dizer que você pode controlar o estoque da sua loja através de um único sistema. Ou seja, ele irá computar toda venda feita, atualizando sempre que o estoque for movimentado. Isso traz mais segurança aos administradores e ao setor de compras também.

Automatize as atualizações do seu estoque

Falar em sistema inteligência nos remete à automatização de tarefas, e o mesmo ocorre com os lançamentos no estoque. Sendo assim, um sistema de qualidade preza pelas notas fiscais dos fornecedores, automatizando o fluxo de itens no estoque.

Quando essa mesma tarefa é realizada de forma manual, ela está passível a erros, além do gasto de tempo e dinheiro. A automatização é a melhor opção para a sua empresa nesse sentido. Isso porque ela garante uma execução eficaz dessas atividades.

Controle da variação de produtos

Não é incomum encontrar diversas variações de um único produto. Porém, quando não há gestão de estoque, é provável que toda a sua equipe se confunda sobre isso. Nesse sentido, ter um sistema inteligente e virtual é ideal para saber diferenciar cada variação desses itens, como tamanhos e cores.

Estratégias de venda

Toda empresa passa por períodos bons e ruins, isso acontece com todos os nichos do mercado. Porém, com a gestão de estoque você pode investir em estratégias de venda, montando kits, por exemplo. Imagine que você monta um kit com um produto com boa rotatividade e outro com baixa procura.

Isso vai render um bom fluxo de caixa e movimentar o seu estoque. Além disso, esse tipo de estratégia pode ser muito benéfica para quem está com produtos parados há muito tempo.

Tenha gestão de estoque para aumentar as vendas

Ter gestão de estoque traz consigo muitos benefícios para a sua empresa, e o principal deles é o aumento de vendas. Você precisa entender como o seu negócio está neste momento para otimizar os lucros obtidos. Para isso, você deve contar com algumas métricas, tais como a Curva ABC, que prioriza alguns produtos em relação aos outros.  

Conte com a Enivix

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde a estratégia fiscal até a entrega do pedido na casa do cliente final. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!