13/7/2022

Melhorando a gestão de transportes em seu negócio

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Veja aqui como melhorar a gestão de transportes e qual a importância de corrigir essas métrica para alcançar o sucesso em sua empresa.

A etapa de entrega com certeza está entre as principais para o sucesso do seu negócio. É neste momento que você vai ganhar a satisfação total do seu cliente, ou não. Nesse sentido, a fim de otimizar os seus processos internos e melhorar a experiência do cliente em sua empresa, saiba como melhorar a gestão de transportes.

Ao contrário do que muitos pensam, a entrega não se limita ao recebimento do produto por parte do cliente. Na verdade, é preciso contar com um sistema de logística eficiente para que desde a distribuição do produto esse processo ocorra de maneira eficiente.

A relação entre a satisfação do cliente a gestão de transportes

Uma boa gestão de transportes é primordial para a satisfação do cliente em relação a sua empresa. Caso o seu negócio garanta o transporte adequado, bem como o envio dos itens dentro do prazo permitido, o consumidor ficará satisfeito.

Claro que existem outros fatores que podem melhorar a imagem da sua marca no mercado, como ofertas de frete e outras estratégias. Porém, se você ainda tem dificuldade de implementar novos métodos, invista no básico, em um primeiro momento.

A presença da gestão de transporte na logística

A gestão de transporte possui um impacto direto no desempenho de processos internos logísticos.  Afinal, essa gestão, dentre outras funções, tem a responsabilidade de verificar a disponibilidade de materiais e itens primordiais para o funcionamento da empresa.

Nesse sentido, destaca-se que a logística para e-commerce não possui uma atuação e operação física. Portanto, esse modelo de negócios precisa de uma gestão de transporte ainda mais eficiente.

Desse modo, temos a presença da gestão de transporte na logística em algumas situações, tais como:

  • A roteirização do trajeto do transporte de cargas;
  • Ter o acompanhamento das entregas, conferindo se tudo está ocorrendo dentro do período informado ao cliente;
  • Seguir com os padrões de qualidade na entrega;
  • Gerenciar os documentos e custos em um processo de transporte;
  • Controlar a frota de caminhões; e
  • Utilizar os indicadores de manutenção.

Principais dicas para melhorar a sua gestão de transportes

Mesmo após o período da pandemia, as pessoas continuaram com as compras online. Assim, as empresas ainda precisam se esforçar para melhorar a sua gestão de transportes, tendo em vista que os clientes preferem receber em suas casas a sair e comprar em uma loja física.

Desse modo, não se trata mais de uma adaptação, e sim de uma realidade. Você precisa ter uma boa gestão de transportes para a sua empresa. Confira a seguir algumas dicas para implementar essa gestão no seu negócio.

Tenha controle do seu estoque para uma boa gestão de transportes

A primeira dica que pode auxiliar na sua gestão de transportes é ter controle do seu estoque. Com a gestão logística desse espaço, você tem noção de quantos pedidos podem ser processados e entregues a depender do prazo que foi informado aos consumidores.

É neste momento que vemos a importância de um inventário de estoque, por exemplo, e da categorização de produtos. Você deve ter ciência da quantidade de itens que tem no seu estoque antes de vender. A falta de mercadorias pode prejudicar o seu lucro, e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Defina as melhores opções de transporte

Outra dica que pode turbinar as suas entregas é definir uma opção de transporte. Dessa maneira, é possível elencar três opções de entrega:

  • As empresas que utilizam os Correios para fazer entregas;
  • Contratar uma transportadora privada; ou
  • Ter o seu próprio sistema encarregado pelas entregas.

Apesar de não parecer tão importante, é nessa escolha que você define o prazo de espera que o seu cliente vai aguardar até a chegada do produto adquirido. Apenas a sua empresa, junto a logística, pode definir a opção ideal neste caso – incluindo gastos e diferenciais.

Reduza os custos operacionais

Em uma entrega, você tem diversos gastos até que ela seja concluída. Por exemplo, você tem os custos do frete (que representa mais de 50% desse valor), armazenamento e do manuseio do item. Portanto, sempre que possível, reduza os custos operacionais, sem perder a qualidade do seu serviço.

Preocupe-se com a proteção e segurança em sua gestão de transportes

Ao realizar uma entrega, a sua mercadoria está passível de roubos, furtos e extravios. Por isso, é importante que você se preocupe com a proteção e segurança desses itens, a fim de que eles cheguem da forma adequada até o consumidor que fez a compra.

Quando falamos em proteção também podemos ter um destaque quanto às embalagens dos produtos. Isso porque a embalagem da sua mercadoria deve ser suficiente para proteger o item e deixar um espaço sobrando. Além disso, a escolha do material também é essencial, como vidro, papel, plástico etc.

O seu estoque é capaz de atender à demanda?

Antes de processar e aceitar os pedidos dos clientes, você precisa saber se o seu estoque está pronto para atender a esta demanda. E isso não serve apenas para o presente, mas também para prever as vendas no futuro de forma acertada, com a garantia dos itens necessários.

Principais benefícios da gestão de transportes eficiente

Agora que você já sabe o que é gestão de transportes, entenda quais são seus benefícios. Isso porque um bom gerenciamento é capaz de ajudar a empresa em fatores como:

  • maior controle em relação aos custos por veículo, fixos ou variáveis;
  • antecipar despesas das viagens;
  • diminuir os erros e desperdícios;
  • desenvolver um plano de manutenção de frota mais eficiente;
  • melhorar a qualidade do serviço;
  • aumento da produtividade do setor; e
  • aumenta a competitividade.

Como a Enivix pode te ajudar?

Após entender como a gestão de entrega é uma etapa fundamental, você precisa contar com uma logística inteligente para o seu negócio. Por isso, conte com a Enivix, que terceiriza as operações logísticas por meio de estratégias fiscais de recebimento dos produtos. Tudo isso acontece de forma online e inteligente.

Deixe para trás as plataformas logísticas tradicionais, que não agregam poder de negociação e visão estratégica. Invista em uma solução logística integrada, como a Enivix, e obtenha sucesso na sua empresa. Não perca tempo e acesse o nosso site oficial.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!