Cuidados na armazenagem de produtos químicos

Categoria:
A armazenagem de produtos químicos exige alguns cuidados específicos para proteger os produtos e terceiros. Se destaque nesse setor!
Cuidados na armazenagem de produtos químicos

A armazenagem de produtos químicos exige alguns cuidados específicos para proteger os produtos e terceiros. Confira as prevenções desse setor!

Dentro de um processo logístico, é possível encontrar diversas etapas, e uma delas é o armazenamento de mercadorias. Essa armazenagem se refere à prática de estocar os produtos da empresa de forma segura, prezando pela proteção dos produtos e evitando riscos a terceiros.

Qualquer descuido com produtos químicos pode ser fatal para os funcionários e terceiros, colocando em risco a vida dessas pessoas. Com isso em mente, os cuidados devem começar desde a armazenagem de produtos químicos.

Uma armazenagem ideal é aquela que preserva o produto (a fim de que ele seja usado posteriormente para este fim) e evita acidentes, como incêndios e sinistros no corpo humano.

Você sabe como armazenar os seus produtos de natureza química? Entenda agora como isso deve ser feito na prática!

Características da armazenagem de produtos químicos

Para entender como deve ser feita a armazenagem de produtos químicos no seu e-commerce, é preciso primeiro ter em mente as principais características desse tipo de produto.

De modo geral, os produtos químicos trazem como elementos a volatilidade, toxicidade, são corrosivos, inflamáveis, peroxidáveis e têm alto risco de explosão. Essas características podem ser individuais de cada produto ou até mesmo combinadas – isso depende do elemento que está sendo tratado.

Por conta das suas propriedades, os produtos químicos podem reagir de maneira violenta, o que provoca explosão ou gera gases muito inflamáveis e tóxicos. E isso acontece com a colisão de dois ou mais produtos químicos – ou até mesmo se um único produto for derrubado no chão, por exemplo.

Dessa maneira, é necessário manter os produtos distantes, evitando o contato que gera reações indesejadas. A armazenagem de produtos químicos é específica e se a sua empresa não conta com esse rigor, é o momento ideal para repensar sobre isso.

Locais recomendados para a armazenagem de produtos químicos

Antes de trazermos os principais cuidados que você deve ter com a armazenagem de produtos químicos, confira os locais mais recomendados para isso.

No geral, o almoxarifado costuma ser o local mais destinado para receber e guardar esses produtos – mas claro que existem outros lugares para isso, desde que atendam às exigências dos produtos químicos. É neste lugar que deve ser realizado o controle, conservação, distribuição e fiscalização dos materiais estocados.

É importante destacar que a segurança deve ser uma prioridade na hora de escolher o local de armazenagem. Além disso, evite a todo custo as improvisações, mesmo que pareça ser algo suficiente para lidar com o problema. Os produtos químicos são diferentes de outras mercadorias disponíveis no mercado, exigindo mais rigor quanto à segurança.

  • Exigências nos locais de armazenagem

Os lugares destinados à armazenagem de produtos químicos devem ser amplos, ventilados, com exaustão e mais de uma saída. É preciso ainda dispor de prateleiras largas e seguras, nas paredes ou no chão. Conte com suportes estabilizadores no teto, a fim de evitar o efeito dominó no caso de tombamento de um móvel.

Outra exigência importante é sobre as instalações de energia elétrica, que precisam ser à prova de explosão, com anti chamas e anti-faíscas. Dê prioridade à manutenção preventiva das instalações, e não a corretiva.

Por fim, você deve ter atenção com a iluminação, que pode sim ser do tipo mais comum, porém, ela deve estar a mais de 2 metros a partir do chão e manter distância mínima de 1 metro dos itens ou recipientes com produtos químicos.

  • Sinalize o local de armazenagem dos produtos

A fim de evitar qualquer tipo de confusão ou mistura na armazenagem de produtos químicos, você pode sinalizar todo o ambiente. Existem diferentes símbolos para referenciar o perigo que os produtos trazem para o ambiente e seres humanos.

Um deles é a nomenclatura “material inflamável”, indicando que o produto tem um maior risco de pegar fogo, acontecendo mais facilmente que outros. Neste caso, é recomendado evitar até mesmo o contato com o ar.

Outra simbologia muito comum é o diamante de segurança (Diamante de Hommel): um losango que é dividido em 4 quadrados, cada um com uma cor. Assim, cada quadrado possui um número ou código de letras, que varia de acordo com o risco que o produto apresenta.

Risco de vida (cor azul):

  • material normal;
  • pequeno risco;
  • perigoso;
  • extremamente perigoso;
  • mortal.

Temperatura de fulgor ou de inflamação (cor vermelha):

  • não inflamável;
  • acima de 94ºC;
  • abaixo de 94ºC;
  • abaixo de 38ºC;
  • abaixo de 22ºC.

Reação (cor amarela):

  • estável;
  • instável com caloria;
  • reação química violenta;
  • choque e calor podem detonar;
  • pode detonar.

O quadrado branco, que é o último, indica riscos específicos.

Concluímos, então, que a armazenagem de produtos químicos requer um cuidado maior. E para diminuir as suas preocupações quanto a isso, você pode terceirizar sua logística.

Conte com a Platinum Log para a terceirização logística da sua empresa

Se a armazenagem de produtos químicos é um desafio para a sua empresa, considere a terceirização logística. E a nossa empresa oferece a melhor solução para o seu negócio!

A Platinum Log oferece logística integrada para o seu negócio. Assim, o nosso foco é a terceirização de operações internas por meio da melhor estratégia fiscal ao recebimento de produtos, acompanhamento de processos e entrega do pedido ao cliente final.

Nós disponibilizamos para nossos clientes a terceirização logística de toda operação (transporte, armazenagem, entrega, e muito mais). Temos processos automatizados e monitoramento online, atendendo com qualidade a entrega de grandes volumes para a indústria, varejistas, distribuidores e revendas em todo o Brasil.

Desse modo, tenha o controle de todas as etapas do seu processo logístico online e realtime:

  • Relacionamento com as transportadoras
  • Condições de frete atraentes
  • Acompanhamento de performance de entrega
  • Tratativa de ocorrências
  • Auditoria de frete
  • Redução de custos

O seu crescimento é nosso maior objetivo. Com uma rede de parceiros confiáveis, alcançamos a estrutura de crescimento que seu negócio demanda. Fale com um Fulfillment Expert!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert