Carga fracionada: quando vale a pena investir?

Categoria:
Hoje você vai entender o que é carga fracionada, descobrir os seus principais benefícios e quando vale a pena investir nessa modalidade de frete!
Carga fracionada: quando vale a pena investir?

Hoje você vai entender o que é carga fracionada, descobrir os seus principais benefícios e quando vale a pena investir nessa modalidade de frete! 

Uma entrega planejada, com bons parceiros, faz toda a diferença na hora de concluir uma venda. No entanto, um fator determinante para o sucesso de um negócio é o valor final do produto (produto + frete). Logo, é preciso buscar meios de diminuir esse custo, investindo em modalidades acessíveis de frete, como é o caso da carga fracionada. Entenda melhor!

O que é e como funciona a carga fracionada?

A carga fracionada pode ser entendida como o transporte de mercadorias que não ocupam um volume completo de carga em um veículo. Ao invés disso, diversas remessas que vêm de diferentes remetentes são agrupadas e transportadas juntas em um único veículo, de modo a compartilhar os custos de transporte. 

Ou seja, no veículo em questão você terá produtos de mais de um cliente. Isso traz pontos positivos, como um menor custo de frete, mas também pontos negativos, a exemplo da falta de exclusividade da sua carga. Tudo isso deve ser ponderado!

Mas como esse tipo de carga funciona na prática? No processo de carga fracionada, as remessas individuais são coletadas e consolidadas em um centro de distribuição

Essas remessas são agrupadas com outras cargas de pequeno porte que compartilham um destino semelhante. O veículo de transporte é carregado com essas mercadorias consolidadas e realiza a entrega, fazendo várias paradas ao longo do percurso para descarregar as remessas em seus destinos finais.

Principais desafios enfrentados na carga fracionada

Apesar de suas vantagens, a carga fracionada também enfrenta uma série de desafios que podem impactar sua eficiência e eficácia, e alguns deles são:

  1. Tempo de trânsito variável: como os veículos de transporte da carga fracionada fazem várias paradas ao longo do percurso para entregar as diferentes remessas, o tempo de trânsito pode ser variável e menos previsível do que no transporte de carga completa.
  1. Risco de danos e extravios: com múltiplas remessas sendo manuseadas e movimentadas em um único veículo de transporte, há um risco aumentado de danos ou extravios durante o processo de carga e descarga.
  1. Complexidade da consolidação de cargas: consolidar várias remessas em um único veículo de transporte pode ser um processo complexo e desafiador, especialmente ao lidar com remessas de diferentes origens, tamanhos e requisitos de entrega.
  1. Gerenciamento de inventário: para empresas que enviam mercadorias regularmente por carga fracionada, o gerenciamento de inventário pode ser complicado, pois é necessário manter o controle preciso das remessas enviadas e recebidas.
  1. Dependência de terceiros: a carga fracionada muitas vezes depende de uma rede complexa de fornecedores de serviços logísticos, transportadoras e centros de distribuição, o que pode aumentar a dependência de terceiros e a complexidade da operação.
  1. Sazonalidade e demanda flutuante: a demanda por carga fracionada pode ser afetada por sazonalidade e flutuações no mercado, o que pode dificultar o planejamento e a gestão da capacidade de transporte.

Em suma, os desafios da carga fracionada incluem questões relacionadas à confiabilidade do tempo de trânsito, segurança das mercadorias, complexidade da consolidação de cargas, gerenciamento de inventário e custos adicionais, exigindo uma abordagem cuidadosa e estratégica para enfrentá-los com sucesso.

Quando investir na carga fracionada?

Investir na carga fracionada é a melhor opção quando uma empresa enfrenta desafios relacionados ao transporte de pequenas quantidades de mercadorias. Isso pode incluir custos elevados de transporte para remessas de pequeno porte, dificuldades em encontrar espaço em um veículo de carga completa ou necessidade de entregas rápidas e flexíveis para os clientes.

Assim, você vai aproveitar os seguintes benefícios:

  • Redução de custos: ao compartilhar os custos de transporte entre várias remessas, a carga fracionada é mais econômica do que o transporte de carga completa para remessas de pequeno porte.
  • Flexibilidade: a carga fracionada permite entregas rápidas e flexíveis, pois os veículos de transporte fazem várias paradas ao longo do percurso para atender a diferentes destinatários.
  • Otimização de espaço: a capacidade de consolidar várias remessas em um único veículo de transporte ajuda a otimizar o espaço e reduzir o desperdício.
  • Maior acessibilidade: a carga fracionada torna o transporte de mercadorias mais acessível para pequenas empresas que não precisam enviar cargas completas.
  • Menor tempo de trânsito: com paradas frequentes ao longo do percurso, a carga fracionada tem tempos de trânsito curtos em comparação com o envio de carga completa.
  • Redução de emissões: ao reduzir a necessidade de veículos de transporte individuais para cada remessa, a carga fracionada ajuda a reduzir as emissões de carbono e o impacto ambiental.

Portanto, a carga fracionada é uma solução eficiente e econômica para o transporte de mercadorias de pequeno porte, oferecendo flexibilidade, acessibilidade e menor custo para os remetentes e destinatários.

Deseja investir na carga fracionada? Conte com a Platinum Log para fazer isso com excelência!

Carga fracionada com a Platinum Log

Na Platinum Log, investimos constantemente em tecnologias, equipamentos e ferramentas para garantir o transporte seguro e responsável de seus produtos. Nossos fretes são rastreados, proporcionando maior segurança e comodidade aos nossos clientes. Através de nosso sistema de monitoramento (TMS), é possível acompanhar o trajeto da encomenda desde o momento da coleta até a entrega no destino.

Atendemos toda a região sul e sudeste do país, proporcionando amplo alcance para suas entregas. Disponibilizamos canais de acompanhamento da carga, mantendo você informado e no controle de todo o processo logístico.

Com unidades estrategicamente localizadas nos estados de SP, RJ, ES, MG e SC, garantimos o processamento e despacho expresso das cargas com agilidade para os diversos municípios das regiões atendidas, além de oferecer benefícios fiscais.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio a decolar!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert