Benefícios do sistema de gestão de transporte para o meu negócio

Categoria:
Você precisa lidar melhor com as suas entregas e serviços afins? Então, conheça os benefícios de um sistema de gestão de transporte para o seu negócio!
Benefícios do sistema de gestão de transporte para o meu negócio

Você precisa lidar melhor com as suas entregas e serviços afins? Então, conheça os benefícios de um sistema de gestão de transporte para o seu negócio!

Lidar com o setor de transporte não é uma tarefa simples: é preciso dar conta de diversos processos internos e externos que envolvem deslocamentos de cargas e pessoas. Por isso, um sistema de gestão de transporte pode ser útil para o seu negócio. Entenda a seguir! 

O que é um sistema de gestão de transporte?

Um sistema de gestão de transporte, também conhecido como TMS (do inglês Transportation Management System), é uma solução tecnológica utilizada pelas empresas para planejar, executar e otimizar o transporte de mercadorias, desde a origem até o destino final. Esse sistema é pensado para facilitar e automatizar as atividades ligadas à gestão logística e operações de transporte.

Um sistema de gestão de transporte geralmente inclui uma variedade de funcionalidades, que podem variar de acordo com as necessidades específicas da empresa, mas geralmente incluem:

  • Roteirização e planejamento de rotas: Ajuda na determinação das rotas mais eficientes e econômicas para o transporte de mercadorias, levando em consideração fatores como distância, tempo de trânsito, combustível e restrições de tráfego.
  • Gestão de fretes e transportadoras: Facilita o processo de seleção, contratação e acompanhamento de transportadoras, além da negociação de tarifas e contratos de transporte.
  • Gestão de pedidos e expedição: Integra-se com sistemas de gestão de estoque e pedidos para coordenar a preparação e a expedição de mercadorias, garantindo que os produtos certos sejam entregues no prazo certo.
  • Rastreamento e monitoramento de cargas: Fornece visibilidade em tempo real sobre a localização e o status das remessas em trânsito, permitindo que as empresas acompanhem o progresso das entregas e identifiquem possíveis problemas ou atrasos.
  • Gerenciamento de documentos e compliance: Ajuda na geração, armazenamento e gerenciamento de documentos de transporte, como faturas, notas fiscais e documentos de transporte internacional, garantindo conformidade com regulamentações e exigências legais.
  • Análise e relatórios: Oferece recursos de análise de dados para avaliar o desempenho do transporte, identificar tendências, oportunidades de melhoria e custos operacionais, bem como gerar relatórios e métricas relevantes.
  • Integração com outros sistemas: Integra-se com outros sistemas empresariais, como sistemas de gestão de estoque, sistemas de gestão de pedidos, sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e sistemas de comércio eletrônico, garantindo uma operação logística integrada e eficiente.

Em resumo, um sistema de gestão de transporte é uma ferramenta fundamental para empresas que precisam gerenciar eficientemente suas operações de transporte, melhorar a visibilidade e o controle sobre suas cadeias de suprimentos e reduzir custos logísticos. 

8 Vantagens do sistema de gestão de transporte

Um sistema de gestão de transporte (TMS) oferece uma série de vantagens significativas para as empresas que o utilizam. Confira 8 das principais vantagens:

  1. Redução de custos: Um TMS pode ajudar a reduzir os custos operacionais de transporte de várias maneiras, como otimizando rotas para economizar combustível, consolidando cargas para reduzir custos de frete e minimizando multas por atrasos ou violações de regulamentações.
  1. Melhoria da eficiência: Automatizando processos manuais e simplificando tarefas administrativas, um TMS pode aumentar significativamente a eficiência das operações de transporte, permitindo que as empresas façam mais com menos recursos e em menos tempo.
  1. Maior visibilidade: Um TMS fornece visibilidade em tempo real sobre as operações de transporte, incluindo a localização e o status das remessas, permitindo que as empresas monitorem o progresso das entregas e identifiquem possíveis problemas ou atrasos.
  1. Melhoria do atendimento ao cliente: Com uma gestão de transporte mais eficiente e visibilidade aprimorada, as empresas podem fornecer um melhor serviço ao cliente, garantindo entregas pontuais e precisas, o que leva a uma maior satisfação do cliente e fidelidade à marca.
  1. Tomada de decisão informada: Com recursos de análise de dados e geração de relatórios, um TMS fornece às empresas insights valiosos sobre o desempenho do transporte, tendências de mercado e oportunidades de otimização, permitindo que tomem decisões estratégicas mais informadas.
  1. Aumento da conformidade: Um TMS ajuda as empresas a manter a conformidade com regulamentações e exigências legais relacionadas ao transporte, como normas de segurança, limites de peso e dimensões, reduzindo o risco de multas ou penalidades por não conformidade.
  1. Melhoria da gestão de estoque: Ao sincronizar as operações de transporte com a gestão de estoque e pedidos, um TMS ajuda as empresas a otimizar os níveis de estoque, reduzindo os custos de armazenamento e minimizando o risco de excesso ou falta de estoque.
  1. Flexibilidade e escalabilidade: Um TMS é altamente flexível e escalável, adaptando-se às necessidades específicas de cada empresa e crescendo conforme o negócio se expande, garantindo que continue a fornecer suporte eficaz mesmo à medida que as operações crescem e evoluem.

Em resumo, um sistema de gestão de transporte oferece uma variedade de vantagens que podem ajudar as empresas a melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, fornecer um melhor serviço ao cliente e tomar decisões estratégicas para impulsionar o sucesso do negócio.

Você consegue visualizar como o sistema de gestão de transporte é amplo quanto às suas funções e recursos? Agregue eficiência, segurança, visibilidade e transparência ao setor de transporte do seu negócio! Sabia que a Platinum Log pode te ajudar com isso? 

Conte com a Platinum Log e invista em um sistema de gestão de transporte!

A Platinum Log é expert em entregar soluções logísticas personalizadas e eficientes, com a combinação de gestão e tecnologia de ponta. Por meio dos nossos dashboards e torre de controle logístico, oferecemos visibilidade em tempo real de toda sua operação logística, com um OMS integrado e de fácil acesso.

Alguns dos nossos recursos são:

  • Tracking Personalizado (TMS)
  • Gestão de Estoques (WMS)
  • Integração Rápida e Segura (ERP)

Com uma solução de gestão de estoque completa, conduzindo a evolução de pedidos em microstatus, controle de SLA (OTIF e OTD) e tracking personalizado (TMS), garantimos que sua operação alcance a melhor performance. Conte com nossa inovação e inteligência para impulsionar seu negócio.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert