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Tipos de Transporte B2B

A expressão B2B significa business-to-business e condiz com a atuação de uma empresa que atende e faz negócios diretos com outras empresas.

O que é transporte B2B 

O transporte representa a maior parte dos custos de uma empresa e a logística de transporte B2B é a área que se responsabiliza em transportar mercadorias de uma empresa à outra com segurança, dentro do prazo determinado e pelo menor custo. 

B2B e B2C

Os termos B2B e B2C são expressões que determinam qual o tipo de consumidor que o produto ou serviço é destinado. No B2B (business-to-business), as operações são feitas entre empresas, ou seja, uma empresa vende para outra empresa. O B2C (business-to-commerce) os serviços de uma empresa são destinados ao consumidor final, cliente comum.

Nas vendas B2B, as relações costumam ter longa durabilidade por ser normal empresas trabalharem em parceria, levando em consideração as negociações por melhores preços e prazos.

Para as empresas que buscam focar no B2B, é importante conhecer bem os produtos que serão ofertados para saber se estão de acordo com o perfil de seus consumidores. Esse é o primeiro passo para ajudar a fechar bons negócios. 

Operações B2B

  • Revenda: indústria que vende a um distribuidor.
  • Consumo: empresa que vende produtos para consumo, como por exemplo materiais de escritório para outras empresas.
  • Transformação: quando a empresa vende insumos para outras indústrias que utilizam a matéria prima para produção de produtos.

Conheça os tipos de transporte B2B:

Existem cinco modalidades de transporte B2B, veja abaixo quais são eles:

Rodoviário

Essa modalidade é a mais utilizada no Brasil. Ele se encarrega por cerca de 75% de toda a distribuição.

São usados caminhões e carretas nas estradas e vem crescendo cada vez mais desde a década de 50. As rotas são planejadas e o trajeto une de norte a sul o país, embora essa modalidade de transporte B2B seja indicada em situações de curta distância. 

Porém a alta do custo do combustível e dos pedágios, influenciam de forma direta essa categoria de transporte, podendo ser uma desvantagem.

E a vantagem é a simplicidade na hora de fazer a contratação do serviço, a flexibilidade na definição das rotas e pode também ser combinada com outras modalidades como o ferroviário e o aéreo. 

Ferroviário

O transporte ferroviário é apropriado para cargas de maior volume, que necessitam passar por trajetos longos. É combinado com outros modais, principalmente o rodoviário.

É indicado no transporte de mercadorias pesadas, como agrícolas, minério de ferro, siderúrgicos, etc.

As vantagens são seu baixo custo, a capacidade em carregar cargas volumosas e pesadas e o baixo índice para acidentes.

Aéreo

Nesta modalidade de transporte B2B, é permitido cobrir distâncias maiores, em que o alcance dos transportes rodoviário e ferroviário não conseguem ter cobertura. São os casos de conexão de territórios nacionais e internacionais de maneira ágil.

Porém esse tipo de transporte B2B tem limites para volumes de cargas, tamanho e quantidade de produtos transportados. É indicado para o carregamento de mercadorias frágeis, como é o caso de produtos eletrônicos. 

As vantagens são várias, ela cobre longas distâncias, não se prende em trânsito, os aeroportos sempre estão próximos a centros urbanos e tem mais rapidez na hora de transportar a mercadoria.

Aquaviário

Assim como o transporte B2B aéreo, o aquaviário também é indicado para percorrer grandes distâncias, porém necessita de um maior tempo de espera por parte do cliente. Nesta modalidade, é indicado o envio de grandes quantidades de cargas, tal como o ferroviário.

Para ser efetivo, precisa ser combinado com outras categorias de transporte e a mercadoria necessita ser escoada dos portos. 

As vantagens são o transporte de grandes volumes de mercadoria, longos trajetos e valor de frete mais baixo

Dutoviário

O transporte B2B dutoviário é feito a partir de dutos e tubos subterrâneos, submarinos ou aparentes. A locomoção é feita por meio de pressão, tem alto custo de instalação, porém a baixa manutenção acaba compensando o investimento. 

Essa modalidade é indicada para o trânsito de gases e líquidos. Porém só 4% do transporte é feito por esses dutos.

As vantagens são o baixo custo durante a operação, tem capacidade de percorrer com o carregamento de gases e líquidos por grandes trajetos, 

Todas as cinco modalidades de transporte apresentam características complementares, e unidas trazem muito mais benefícios e segurança ao transporte de mercadorias.

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    Tipos de Transporte B2B

    Modelos de entrega distintos

    O tipo de entrega a ser escolhido, é outro fator importante para o gestor logístico no transporte B2B. Veja quais são eles:

    CIF

    O CIF (Cost, Insurance and Freight) é o tipo mais comum. O vendedor do produto fica com a responsabilidade pela negociação de custo do envio e pela entrega da mercadoria até o consumidor.

    Normalmente quando compramos algo pela internet, o CIF é o meio mais utilizado. O embarcador também resolve problemas como a escolha do operador logístico, seguros e impostos e custos sobre o envio.

    FOB

    Aqui vamos falar do FOB (Free On Board), que podemos traduzir como “embarque livre”. Nesta modalidade todas as responsabilidades ficam por conta do cliente. O vendedor apenas disponibiliza o produto em um local pré-definido.

    Ou seja, todo o custo de impostos e riscos referente a entrega, são por conta do consumidor. Este processo necessita de maior análise antes das decisões finais.Por outro lado, abre espaço para negociações entre comprador e vendedor sobre o preço dos produtos. 

    Sendo assim, a escolha entre o CIF e o FOB vai depender muito do tipo de estratégia que será definida pelas empresas envolvidas.

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