19/7/2022

Você sabe o que é um HUB logístico?

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Hub logístico: Dentre as tendências desse setor, é interessante destacar os hubs e como eles podem ser benéficos para o seu negócio.

Os processos logísticos das empresas têm passado por diversas inovações em sua aplicabilidade prática. Isso ocorre, em especial, por conta do avanço tecnológico.

Em resumo, os hubs logísticos podem ser definidos como locais estratégicos que são escolhidos pela empresa visando o escoamento e redistribuição de mercadorias mais rápido. Isso porque o aumento da demanda influencia diretamente na sua cadeia de distribuição.

Por esse motivo, é necessário contar com soluções que tornem os seus processos logísticos ainda mais dinâmicos e modernos. E esse é o intuito principal dos hubs logísticos. Sendo assim, entenda melhor sobre o tema a seguir.

Definição de hub logístico

Neste momento inicial, é importante trazer uma definição de hub logístico. Como foi dito, esses hubs são pontos estratégicos de uma empresa cujo objetivo é redistribuir as mercadorias do negócio.

Em suma, definem-se os hubs logísticos como espaços específicos que podem ser contratados pelas empresas ou montados. O ponto chave desse hub logístico é a sua localização.

Afinal, a localização de cada ponto deve ser pensada de maneira estratégica com base no escoamento de pedidos. No geral, esses hubs podem ser encontrados em centros urbanos ou em regiões que tenham alta demanda. Até porque o objetivo é otimizar e descentralizar as entregas.

Além disso, é interessante destacar que os hubs logísticos possuem infraestruturas e tamanhos distintos, e varia com base na necessidade das operações de maneira individual.

Funcionamento dos hubs logísticos na prática

Desde a origem desse termo, os hubs logísticos surgiram como um centro de distribuição das mercadorias. Nesse sentido, esse é um termo mais frequente no segmento de comércio exterior.

Com base nisso, é interessante destacar que os armazéns, galpões, CDs e aeroportos podem ser considerados um hub logístico. Para isso, é preciso analisar o tipo de operação que estamos tratando.

Hoje em dia, esse hub não se limita ao segmento de comércio exterior, pois se expandiu para setores como o varejo. Isso ocorreu conforme a evolução do dinamismo no mercado de logística.

Por conta disso, o próprio hub logístico passou por uma mudança e modernização, tanto no seu formato e tamanho como na solução em si. Dessa maneira, os hubs logísticos não se limitam a entrega de agilidade e rapidez no escoamento dos pedidos.

Tipos de hubs logísticos

Os hubs logísticos podem ser divididos de diversas maneiras, desde galpões enormes até guarda-volumes inteligentes localizados em centros urbanos. Por esse motivo, confira a seguir os principais tipos de hubs logísticos que a sua empresa pode adotar.

Centro de distribuição

Esse é o tipo de hub logístico mais tradicional do mercado, em especial quando a função dessa estrutura é escoar os pedidos a partir de uma localização estratégica. Porém, na prática, esses CDs operam nas empresas com estoques grandes e ficam afastados do centro urbano.

Nesse cenário, vemos que o CD funciona como uma espécie de catalisador, ao passo que alimenta o hub logístico menor. Por isso, o centro de distribuição contém o estoque principal e distribui os itens para pontos menores do negócio.

Lockers (ou armários)

Outro tipo de hub logístico é o locker, ou armário em português. Essa modalidade é mais comum em empresas de porte médio e pequeno, mas que necessitam de uma certa dinâmica na sua distribuição.

Nesse sentido, vemos que esses mini hubs, como são chamados, estão localizados em pontos de alto fluxo de pessoas, uma facilidade frente à realidade dos CDs maiores. Com isso, eles podem escoar entregas e pedidos sem precisar de um estoque enorme.

Transit Points

Os pontos de trânsito, ou os transit points, são um pouco diferentes dos demais tipos de hub logístico. Isso porque esses pontos não possuem a função de armazenagem, pois tem como intuito distribuir as mercadorias apenas.

Ou seja, na prática, os produtos chegam no transit points e têm um destino pré-programado, seguindo para entrega em poucas horas. Isso significa que os itens chegam para a redistribuição e não passam por nenhuma etapa como o picking e packing, por exemplo.

O locker otimiza as entregas justamente por reduzir todos esses processos logísticos, garantindo a redução de custos com base em uma estratégia específica.

Cross docking

Esse tipo de hub logístico tem como objetivo otimizar os processos do supply chain. Ou seja, ele lida com uma dinâmica ágil e reduz etapas que seriam da cadeia de suprimento. Assim, a empresa distribui os pedidos para o CD, ele vai receber o item e distribuir de imediato para os destinos finais.

Inclusive, é interessante destacar que essa operação é a mais usada hoje em e-commerces que realizam entregas same-day delivery e afins.

Principais benefícios dos hubs logísticos

Após entender o que são os hubs logísticos, é o momento ideal para explorar os seus principais benefícios. Nesse sentido, vemos que esses hubs agregam agilidade às entregas e otimizam os processos logísticos de uma empresa.

Até porque a principal característica de um hub logístico é a sua localização estratégica. Por isso, toda a empresa (incluindo os setores) pode se beneficiar dessa localização.

Essa é uma das soluções mais procuradas pelas empresas, uma vez que os atrasos na entrega podem ser suficientes para a insatisfação dos clientes. Logo, adotar esse método pode diminuir os riscos de prejuízos de uma empresa.

Além disso, outro benefício é que os hubs logísticos enxugam a estrutura de armazenamento do negócio e reduzem os custos dessa etapa. Por fim, a última vantagem é garantir uma experiência de qualidade para o cliente.

Conte com a Enivix

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!