5/7/2022

Você sabe o que é Cubagem?

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Apesar de parecer simples, a cubagem pode ser um pouco complicada, e por ser algo de importância para seu negocio, você deve entender melhor sobre esse cálculo.

Administrar um e-commerce envolve algumas responsabilidades e preocupações, como definir o valor do frete. Para isso, é preciso precificar o seu frete, e essa etapa é essencial quando falamos em transporte de cargas hoje em dia. Dentre os fatores que influenciam no valor do frete, é possível citar a cubagem.

Caso você não faça o cálculo do frete de maneira precisa, a sua empresa provavelmente sofrerá com alguns prejuízos. Desse modo, a fórmula da cubagem se apresenta como a melhor opção para evitar gastos desnecessários.

Afinal, o que é a cubagem?

É de suma importância destacar que a cubagem pode apresentar significados diversos. No entanto, no que se refere a logística, a cubagem tem relação direta com o peso da carga por conta do seu volume. Ademais, serve para a análise do valor de frete e os seus custos.

Em resumo, ela é utilizada para calcular a carga e o peso, bem como o espaço que esse produto vai ocupar em um transporte. Dessa maneira, você pode conferir quantas mercadorias poderão ser transportadas em uma única viagem. Isso sem ultrapassar o peso ou desperdiçar espaços.

A importância da cubagem para o transporte de mercadorias

A cubagem é importante para o planejamento de transportes. Além disso, seu cálculo é primordial para tornar esse serviço ainda mais simples, evitando prejuízos ou maiores problemas no futuro.

No planejamento de transporte, outros fatores estão envolvidos, a exemplo da roteirização, gestão das frotas e rastreamento das cargas. Com isso em mente, ao aplicá-la, você poderá tornar os seus caminhões mais eficientes.

Até porque você saberá exatamente o espaço disponível para a suas mercadorias, quanto ele pode levar e outras informações. Usando a capacidade máxima desse veículo sem prejudicar o seu funcionamento, as entregas podem ser realizadas de maneira ágil.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

A ANTT foi criada com o intuito de regulamentar todas as atividades que são exercidas na área de transportes e sua infraestrutura. É essa Agência que traz alguns conceitos, como a tabela de frete. Inclusive, foi essa tabela que foi reivindicada pelos caminhoneiros na greve de 2018.

Nesse sentido, é interessante destacar que a tabela de frete foi criada a fim de trazer uma remuneração equilibrada para aqueles que trabalham no setor de transporte rodoviário de carga. Porém, essa tabela sempre sofre com alguns reajustes.

Por exemplo, o piso do frete tem subido, passando de 11% para 15%, além de incluir atividades na porcentagem. Contudo, você deve estar se perguntando qual a necessidade de entender sobre isso. Na verdade, a ANTT também traz o valor de referência para o fator de cubagem. Portanto, você deve entender sobre o tema.

O que distingue a cubagem do peso cubado e do fator de cubagem?

Outros tópicos costumam surgir nessa conversa, como é o caso do fator de cubagem e do peso cubado. Apesar de estarem relacionados e no mesmo tema, é preciso entender quais as suas diferenças.

O que é o fator de Cubagem?

A ANTT é responsável por definir o fator de cubagem. Esse fator se trata de um valor que cria a relação entre o volume e peso ideal. Em resumo, a cubagem da sua carga varia de acordo com o modal por metro cúbico.

Nesse sentido, vemos que os principais valores do fator de cubagem são de 300 kg (1 m³) para rodoviário, 166,7 kg (1 m³) aéreo e 1.000 kg (1 m³) marítimo. Ressalte-se que esses valores são apenas de referência.

Até porque os produtos que estão sendo transportados podem variar tanto de peso como de volume. Isso ocorre com uma certa frequência com cargas fracionadas. Nessa situação, as empresas optam por números menores na hora de calcular o frete.

Peso cubado

Por outro lado, temos o peso cubado, que é primordial para um valor justo do frete. Sendo assim, vemos que o peso cubado se trata do resultado de duas variáveis, o volume e o peso do produto. Para saber o peso cubado, você deve multiplicar o comprimento, a largura, a altura e o fator cubagem.

Fórmula do cálculo de cubagem

Agora que você já tem em mente os conceitos mais conhecidos sobre a cubagem, é preciso saber como é feito o seu cálculo. Você pode contar com o auxílio de uma calculadora ou não.

O primeiro passo é ter em mãos as dimensões da carga após ela ter sido embalada. Logo após, multiplique o comprimento, a altura, largura, quantidade de mercadorias e o fator de cubagem. Como resultado, você terá o peso cubado.

Sendo assim, em resumo, a cubagem se trata do espaço que a carga irá ocupar no veículo. Além disso, o fator de cubagem pode ser entendido como uma variável, que tem como base os valores de referência da ANTT.

De que forma a cubagem irá influenciar o valor do frete?

A cubagem e o preço do frete possuem uma relação direta. Afinal, quando consideramos apenas a dimensão da carga, o custo pode ser maior. Logo, o cálculo do valor do frete se baseia no peso cubado e no peso da carga.

Por conta disso, a melhor opção é priorizar o uso de embalagens econômicas, pois o peso cubado costuma impactar de forma significativa nas finanças. Com um preço mais justo do frete, você tem eficiência nos serviços e disputa com valores competitivos do mercado. 

Conte com a Enivix

 Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!