Veja o que é roteirização na logística

Categoria:
Otimize sua cadeia de suprimentos com a roteirização na logística. Reduza custos, economize tempo e melhore a eficiência operacional. Saiba mais!
Veja o que é roteirização na logística

Otimize sua cadeia de suprimentos com a roteirização na logística. Reduza custos, economize tempo e melhore a eficiência operacional. Saiba mais!

As ferramentas modernas de planejamento e otimização de rotas estão transformando a maneira como as empresas executam as operações de entrega e logística. Há uma década, os clientes ficavam satisfeitos se as empresas fornecessem um serviço de entrega em domicílio e estivessem dispostos a esperar alguns dias pela referida entrega. 

Com a indústria de comércio eletrônico em expansão, os requisitos dos clientes mudaram em relação às janelas de entrega serem tão curtas quanto dentro de algumas horas para entrega no mesmo dia, a roteirização e otimização da melhor rota envolvendo várias paradas é a necessidade da hora. Os métodos tradicionais de planejamento de rotas não são capazes de lidar com eventos em tempo real que afetam as empresas todos os dias.

A roteirização na logística, ou seja, o planejamento e programação de rotas atuais é um processo complexo que deve levar em consideração fatores como tráfego, clima, disponibilidade do cliente, fornecer rastreamento em tempo real de pedidos aos clientes, otimização de rotas para permitir paradas máximas de entrega e muitos outros fatores para tornar a logística um serviço viável e rentável para as empresas. 

Veja o que é roteirização na logística - Platinum Log - veja-o-que-e-roteirizacao-na-logistica.jpg

O que é roteirização na logística? 

A roteirização é um conceito que pode ser definido como um planejamento de rotas. Trata-se do processo de calcular a rota mais econômica, envolvendo o número máximo de paradas com o tempo mínimo necessário para a entrega dos produtos. As empresas usam software de roteirização em tempo real para determinar a melhor rota para executar as entregas.

Por que a roteirização é importante?

A roteirização desempenha um papel fundamental na otimização de operações logísticas, oferecendo uma série de benefícios que impactam positivamente as empresas e a satisfação dos clientes. Através do uso inteligente de tecnologias e algoritmos avançados, a roteirização permite a criação de trajetos eficientes para os veículos de transporte, seja em entregas de mercadorias ou na prestação de serviços.

Uma das principais razões para a importância da roteirização é a economia de recursos. Ao planejar rotas otimizadas, as empresas podem reduzir significativamente os custos com combustível, manutenção dos veículos e mão de obra, ao mesmo tempo em que diminuem a emissão de poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Além disso, a roteirização permite a maximização do uso dos ativos da empresa, como frotas de veículos e equipes de motoristas. Ao evitar trajetos desnecessários ou sobreposições de itinerários, as empresas podem garantir que cada recurso seja utilizado de forma eficiente, aumentando a produtividade e a capacidade de atendimento.

A otimização de rotas também resulta em um tempo de entrega mais confiável e previsível. Isso leva a uma maior satisfação dos clientes, que podem contar com prazos de entrega mais precisos e consistentes. Clientes satisfeitos tendem a se tornar fiéis e podem até mesmo indicar a empresa para outros, fortalecendo a reputação da marca.

Além disso, a roteirização contribui para a segurança nas estradas, uma vez que trajetos mais curtos e bem planejados reduzem o risco de acidentes e incidentes. Isso não apenas protege os motoristas e os bens transportados, mas também ajuda a evitar avarias nos veículos, reduzindo os custos associados a reparos.

A roteirização é importante porque agrega valor a todos os aspectos da cadeia logística. Ela impulsiona a eficiência, a economia de recursos, a satisfação do cliente e a segurança, tornando-se uma ferramenta indispensável para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Principais vantagens da roteirização na logística

A solução de roteirização ajuda a encontrar a rota mais econômica, dado um conjunto de parâmetros comerciais específicos. Essa solução leva em consideração dados históricos e restrições em tempo real para fornecer rotas e horários ideais.

A roteirização ajuda a descobrir a rota mais curta e eficiente, reunindo dados históricos, custos envolvidos e recursos disponíveis. Ele permite que as empresas reduzam os custos operacionais, economizem tempo e melhorem a produtividade da entrega. Confira as principais vantagens deste recurso:

1. Roteirização Automatizada

Um planejador de rotas que leva em consideração os dados históricos, o tráfego e as condições climáticas para traçar a rota mais curta entre o armazém e o local do destinatário ajudaria na economia de tempo, bem como nos custos de combustível.

2. Rastreamento e visibilidade em tempo real

Atualizações em tempo real sobre a posição e disponibilidade da frota em qualquer momento ajudariam a ter um melhor controle da frota e dos motoristas. A opção de entrar em contato diretamente com o motorista e garantir que ele não faça pausas desnecessárias no caminho, orientá-lo sobre quaisquer obstáculos ajudará a manter os prazos de entrega. Ele garante o cumprimento oportuno com alertas e notificações acionáveis. 

3. Alocação e Despacho Inteligentes

O planejador de rotas permite que as empresas implementem a alocação inteligente de recursos e, ao adotar a automação, evitem erros. As entregas ao longo da rota são planejadas em uma ordem lógica para garantir o máximo de trabalho em tempo mínimo. 

4. Reduz as emissões de carbono

A roteirização fornece as rotas mais eficientes, portanto, o uso de combustível é menor. Isso limita as emissões de carbono e protege o meio ambiente. 

5. Retirada e devolução

As empresas podem interagir com seus executivos de entrega por meio do aplicativo móvel, permitindo gerenciar e controlar a alocação, roteamento, sequência de trabalhos e também facilitar a comunicação em tempo real com os clientes.

6. Comprovante de Entrega Eletrônico

A roteirização equipa os parceiros de entrega para coletar comprovantes eletrônicos de entrega como imagem, assinatura ou carimbo de data/hora, além de fornecer uma maneira fácil de coletar feedback para sua empresa.

7. Inteligência de endereços

O software de roteirização alimentado por algoritmos de aprendizado de máquina (ML) tem a capacidade de aprender automaticamente o endereço 'correto' apenas a partir de endereços de entrega, analisando os sucessos e falhas de entrega no mesmo endereço no passado. Uma entrega bem-sucedida para um endereço é salva no sistema, que é usado internamente para a próxima entrega para otimizar a conectividade de última quilometragem, tornando-a mais rápida e precisa. Ao mapear com precisão os endereços dos clientes, as empresas podem reduzir de 28% a 32% dos custos de logística, reduzindo a quilometragem por entrega.

8. Entregas de crowdsourcing

A roteirização permite que as empresas terceirizem tarefas de entrega para terceiros durante o horário comercial de pico e feriados, permitindo assim o dimensionamento das operações de acordo com a demanda. 

As empresas precisam mudar sua abordagem de planejamento de rotas se quiserem acompanhar as demandas dos clientes e aumentar a satisfação do cliente. 

A Amazon, por exemplo, é uma das poucas empresas que deixaram seus clientes felizes por seu planejador de rotas, que adota uma abordagem centrada no cliente. A capacidade da Amazon de fornecer janela de tempo de entrega e data de entrega flexíveis, notificações de entrega no caminho permitiu que eles atendessem às expectativas dos clientes.

Como as ferramentas de logística modernas podem melhorar a roteirização de entrega?

Otimizadores de rotas são ferramentas de logística poderosas usadas para melhorar o planejamento de rotas de entrega. A otimização de rotas é o método de usar a tecnologia de Inteligência Artificial para descobrir a rota mais curta e eficiente. O software de roteirização fornece planejamento de rotas otimizado por meio de alocação de veículos, interpretação de dados históricos, otimização de rotas com custo otimizado, minimização de quilômetros vazios e muitos outros recursos. 

As ferramentas de logística permitem que os planejadores de rotas gerenciem uma frota, forneçam instruções de direção, adicione entrega multi-drop, melhorem a produtividade e aumentem a conformidade com o acordo de nível de serviço (SLA). Essas ferramentas têm a capacidade de lidar com pedidos sob demanda junto com pedidos agendados. Esse recurso de redirecionamento em movimento ou roteamento dinâmico é outro recurso cada vez mais preferido pelas empresas para atender às alterações de entrega iniciadas por um cliente. Ele fornece uma plataforma única para rastrear e gerenciar operações inteiras em tempo real. 

Com o aumento da complexidade nos requisitos de roteirização das empresas, é importante que seja escolhida uma solução logística operando em tempo real para traçar rotas otimizadas para melhorar a eficiência das entregas e reduzir custos. 

A Platinum Log está auxiliando diversas empresas a criar estratégias de roteamento robustas. Para saber como você pode conseguir o mesmo rapidamente, entre em contato.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert