Use estratégias de frete para potencializar as vendas online

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Veja como usar estratégias de frete para organizar sua demanda logística de maneira eficiente para o sucesso da sua empresa.
Use estratégias de frete para potencializar as vendas online

Veja como usar estratégias de frete para organizar sua demanda logística de maneira eficiente para o sucesso da sua empresa.

As vendas do e-commerce brasileiro registraram aumento de 20,56% em janeiro de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado, com base nos dados divulgados pelo MCC-ENET. Por conta disso, o e-commerce precisou se transformar e inovar principalmente nas condições de pagamento e entrega. 

No entanto, hoje já encontramos um mercado mais competitivo, e qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora de converter um cliente. Esse é o caso do frete. Afinal, a taxa de entrega pode definir se o cliente irá realizar a compra ou não. Por esse motivo, confira a seguir como estratégias de frete podem potencializar as vendas online.

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Como um boa estratégias de frete influencia as vendas online?

Se você pretende potencializar as suas vendas, o primeiro fator que merece a sua atenção é o frete. Isso porque, com base nos dados de uma pesquisa do Moosend, o valor do frete corresponde a 60% das desistência de compra.

Portanto, o frete está entre as principais causas de abandono da compra no carrinho. Além do custo do frete, o tempo de entrega também pode colaborar, de forma negativa, para essa desistência.

Por conta disso, a sua loja online deve oferecer condições acessíveis e atrativas para os clientes. Isso fará com que as vendas disparem.

Principais modalidades de frete nas vendas online

Ao falarmos sobre o e-commerce e as suas estratégias de frete, é preciso saber quais são as principais modalidades desse fator em vendas online. Sendo assim, o lojista precisa oferecer ao cliente, pelo menos, dois tipos de frete. Isto é, o frete expresso ou econômico, e fica a encargo do cliente decidir a melhor opção.

Frete econômico

O frete econômico com certeza é o mais utilizado hoje em dia em vendas online. Afinal, nessa modalidade, o custo de envio será menor, porém, o prazo de entrega será um pouco maior. Esses serviços de frete econômico chamam muito a atenção da maioria dos clientes.

Frete expresso

Por outro lado, temos o frete expresso. Nesse caso, os produtos adquiridos podem ser entregues mais rápido, contudo, com um custo mais alto. Esse tipo de modalidade é escolhida por pessoas que têm urgência em receber a compra. Nesse sentido, o lojista deve ter uma estratégia de frete para captar os clientes.

Principais fatores do cálculo do frete

Para ter o valor do frete, é preciso levar em consideração alguns fatores, sendo que os principais são:

  • Endereço de postagem;
  • Endereço de entrega;
  • Peso da embalagem;
  • Dimensões do produtos; e
  • Modalidade de frete (se é econômico, expresso etc.).

Caso o pacote do produto adquirido esteja em uma embalagem diferente, é possível cobrar uma taxa extra. Essa cobrança também costuma acontecer com embalagens que superam o peso e as dimensões aceitas.

Como aumentar as vendas online com estratégias de frete?

Agora que você já tem uma noção básica sobre como o frete funciona e de que forma ele influencia as suas vendas, conheça algumas estratégias de frete. Afinal, é preciso adotar medidas que tornem o seu e-commerce mais atrativo que os outros, a começar pelo frete.

Estratégias de frete promocional

Uma das estratégias de frete mais utilizadas é a de frete promocional. Ou seja, você vai oferecer ao cliente um desconto no valor total do frete, e isso vai atrair novos consumidores. Para colocar em prática essa estratégia, é preciso impor um prazo mínimo para o desconto funcionar.

Esse tempo limitado vai despertar um gatilho importante de venda, o da escassez. Até porque o cliente só tem um período específico para usufruir deste desconto. As possibilidades são infinitas, como promoções especiais para regiões específicas ou incluir produtos com pouca saída no mercado.

Estratégias de frete grátis

O frete grátis com certeza vai turbinar as suas vendas online, pois atrai muitos clientes. Contudo, se essa for a opção escolhida, tenha muito cuidado ao montar a campanha de frete grátis.

Isso porque você precisa conferir, com uma certa antecedência, se os custos vão cobrir o valor de produção, a entrega e incluir o seu lucro, claro. Até porque nenhuma estratégia de venda, seja de frete grátis ou não, pode comprometer o seu negócio.

Para isso, uma dica interessante é descobrir o seu ticket médio e apenas oferecer frete grátis em compras cujo custo seja maior que esse valor. Outra opção é oferecer essa condição em datas especiais, pois nesses momentos a concorrência é maior.

Estratégias de frete fixo

Por fim, a última estratégia que trouxemos é a de frete fixo, que costuma ser utilizada em entregas regionais. Com isso, você pode se organizar melhor sobre os valores do frete, sem maiores prejuízos para o negócio.

Conte com uma gestão de frete

Administrar uma loja online é uma tarefa muito difícil. Então, conte com ferramentas que te ajude nesse momento, como as que oferecem gestão de frete. Assim, você pode concentrar as suas energias em outros fatores.

Uma solução inteligente e tecnológica é a Platinum Log, que oferece gestão de transportes, com gateway de frete. Assim, essa plataforma acompanha os produtos desde o seu recebimento até a entrega ao cliente final – podendo ser B2C ou B2B.

Ter uma solução de logística é primordial para o sucesso da sua empresa. Ademais, é essencial em estratégias de frete. Por isso, não perca tempo e acesse o site oficial da Platinum Log para conhecer mais sobre essa plataforma. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

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