24/10/2022

Tecnologia de armazenamento logístico com Enivix

Você sabe como a tecnologia pode auxiliar no seu setor de armazenamento logístico? Saiba como a Enivix pode impulsionar os resultados da sua empresa.

Uma empresa conta com diversos setores, e, com isso, surgem diversas responsabilidades. Nesse sentido, independentemente do porte da empresa, é necessário ter atenção com as equipes, processos e departamentos, a fim de garantir que tudo ocorra com excelência.

Desse modo, vemos que um dos setores que merece a sua atenção é o de logística, afinal, como você faz o armazenamento das suas mercadorias? Você precisa pensar em uma estratégia de armazenamento que otimize o seu fluxo de trabalho e aprimore o desempenho do negócio como um todo.

Dito isso, vamos conferir a seguir de que maneira a Enivix pode atuar no setor de armazenamento da sua empresa, com a finalidade de melhorar os seus resultados.

Principais etapas de um armazenamento

A gestão de estoque pode ser mais simples em empresas de pequeno porte, uma vez que você encontra uma quantidade moderada de produtos. Assim, a rotina é mais controlada e os processos são menores. No entanto, algumas etapas são comuns em qualquer que seja o seu porte, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Em um armazém, é comum encontrar uma enorme variedade de atividades, itens e colaboradores. Cada um dos envolvidos neste setor possui uma função específica, e por esse motivo você deve conhecer cada uma das tarefas exercidas neste departamento.

Recebimento das mercadorias

Esta etapa é capaz de definir como o seu armazém será organizado. Afinal, caso você receba o produto e deixe para organizar em outro momento, com certeza esse armazenamento ficará desorganizado. O seu setor precisa adotar uma estratégia para o recebimento de mercadorias, com base na descrição, código e quantidade dos produtos. Isso evita falhas nas próximas etapas.

Movimentação no dia a dia

No dia a dia, os produtos são movimentados. Para isso, um, ou mais de um se necessário, colaborador deve ser designado para movimentar as mercadorias. Claro que isso depende do porte da empresa, porém, mais de uma pessoa movimentando os itens pode ser que leve à desorganização desse ambiente.

A movimentação é uma etapa muito importante para a liberação de produtos que foram vendidos. Sendo assim, com essa etapa comprometida, você pode enfrentar alguns prejuízos, como a baixa produtividade e atraso nas entregas.

Armazenamento

Caso o seu armazenamento não conte com recursos tecnológicos, saiba que todo o processo de venda da sua empresa pode apresentar falhas. Isso significa que os produtos podem, por exemplo, ser alocados de maneira equivocada e, consequentemente, demorar para finalizar o processo de venda. Por isso, você deve saber como funciona a logística de armazenagem.

Picking

A etapa de picking se refere ao processo de separar os itens para a expedição (que é o próximo passo). Assim, nessa etapa, você deve evitar atrasos, que costumam ter como causa a ausência de automatização. Isso pode ocasionar itens trocados, pedidos errados e insatisfação dos consumidores. Para resolver isso, você deve ter uma política de logística reversa.

Expedição

Como o nome nos revela, a etapa de expedição é aquela em que os produtos são enviados para a transportadora, podendo ser frota própria ou terceirizada, para o cliente. Aqui o principal problema enfrentado é a emissão incorreta dos documentos de entrega.

Tecnologias que otimizam o armazenamento da sua empresa

Como você pôde perceber, o armazenamento de uma empresa não se resume ao simples fato de “guardar” mercadorias. Existem muitas etapas por trás desse setor, e por isso você deve contar com recursos que agreguem valor. Sendo assim, trouxemos alguns exemplos de ferramentas e recursos tecnológicos nesse sentido.

WMS

O WMS, ou o Sistema de Gestão de Estoques, tem como intuito gerenciar os armazéns, ou seja, registrar os recebimentos de produtos, alocar os materiais, oferecer suporte no momento de separar os pedidos e afins.

RFID

O RFID (Radio Frequency Identification) se refere ao uso de etiquetas nos produtos. Essas etiquetas são lidas através da radiofrequência, e por isso são aliados poderosos de uma empresa. Com os leitores, você pode, com facilidade, identificar os produtos que deseja. Isso agiliza outras etapas, tais como o inventário e as rotinas de separação de pedidos.

TMS

Por fim, temos o TMS, que é um sistema de gestão dos transportes de uma empresa. Logo, o uso do TMS é fundamental para as rotinas de expedição, otimizando por completo o processo de transporte. Assim, o TMS exerce uma função essencial em todas as etapas de transporte, desde o frete até as auditorias de faturas.

Conte com a Enivix para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

A nossa solução é completa para o seu negócio, incluindo o recebimento dos produtos até o acompanhamento dos processos e entrega do produto ao cliente final, podendo ser B2B ou B2C. Além disso, uma de nossas soluções inclui a Armazenagem e Estoque, otimizando esses setores na sua empresa.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!

Otimize sua logística com quem é especialista no assunto!

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter