5/7/2022

Ship from Store: Entenda o que é e para que serve

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Entenda o que é o Ship From Store e para que serve esse formato está ganhando, cada vez mais, força no mercado e com certeza merece a sua atenção.

Um objetivo em comum envolvendo os varejistas é otimizar as suas entregas. Desse modo, é preciso contar com um sistema de qualidade para otimizar custos e tempo da empresa. Além disso, ter um bom sistema também traz outros benefícios, a exemplo da relação empresa e cliente.

Por isso, é de suma importância que você entenda melhor sobre o tema. Em suma, o SFS visa uma entrega rápida e eficaz para os clientes, agregando outras vantagens, que exploraremos a seguir.

Definição de Ship From Store

A priori, é interessante trazer uma definição, mesmo que básica e ampla, sobre o que é o Ship From Store. Desse modo, saiba que esse formato de entrega tem como premissa a inclusão das lojas virtuais e físicas, ao usar um estoque integrado dessas lojas.

Ao adotar esse sistema, vemos que cada loja é um ponto de distribuição. Com isso, o cliente usufrui de amplas possibilidades para entrega. Afinal, ele poderá adquirir algo de forma online, contudo, receberá em seu endereço informado com local de saída mais próximo de casa.

Isso reduz o tempo de entrega e, consequentemente, de espera do cliente. Por outro lado, esse cliente pode optar ainda por retirar o pedido no centro mais próximo. É justamente essa criação de vários pontos que torna a entrega mais rápida, ganhando a satisfação de todos os clientes.

Sendo assim, vemos como o Ship From Store possibilita a entrega dos produtos de forma mais rápida, por ser um sistema de logística ideal. É esse tipo de sistema que agrega um atendimento diferenciado no mercado de varejo.

O Ship From Store na prática

Agora que você entendeu o que é o Ship From Store, saiba como esse sistema funciona na prática. Esse sistema de logística é ideal para uma pessoa que não tem tempo durante o dia e não fica em casa. Logo, ela não tem como receber a compra ou ir a uma loja física escolher o seu produto.

Para isso, essa pessoa opta por fazer uma compra online. Com isso, se a sua loja é adepta ao Ship From Store, isso facilita bastante a vida de alguns compradores. Isso porque eles podem buscar o pedido em um dos centros de distribuição.

Como implementar o SFS em sua loja

Se você deseja implementar o SFS, o Ship From Store, em seu negócio, saiba que o planejamento é primordial para isso. Ademais, é necessário ter conhecimento acerca do seu cliente, além de controlar da melhor forma o seu estoque. Nesse sentido, é preciso ter uma estrutura adequada de gestão, contando com sistemas específicos e especializados. 

Esse investimento é crucial para a qualidade da implementação do sistema. Ao usar os softwares corretos, você tem uma visibilidade melhor do estoque e informações atualizadas acerca da movimentação dos produtos. Dito isso, confira algumas dicas que podem te auxiliar melhor no momento de implementar o SFS.

Localização das lojas e estrutura física

A primeira dica para implementar da melhor forma o SFS é ter uma boa estrutura física e uma localização estratégica das lojas. Por isso, confira se as atuais lojas possuem um espaço interessante.

No início da implementação, é primordial conferir se o espaço é suficiente para transformar toda essa área em um local de armazenamento. Outro ponto interessante é escolher localizações estratégicas para o SFS.

Portanto, com lojas próximas aos clientes mais frequentes, isso permite a entrega mais rápida, podendo ser no dia seguinte (next day delivery) ou mesmo dia (same day delivery).

Modalidade de picking

Ao falarmos em SFS, você precisa considerar uma separação de produtos assertiva e mais ágil. Logo, escolha a modalidade de picking mais interessante para a sua empresa. No geral, contar com a tecnologia pode ser a melhor opção.

Com isso, você evita a ocorrência de erros frequentes na hora de separar os produtos, por exemplo. Por esse motivo, é necessário elaborar uma roteirização para as entregas, aproveitando da melhor forma os recursos.

Testar o sistema e definir objetivos

É essencial ter em mente que os testes do sistema e a definição de objetivos é um passo fundamental para o sucesso da implementação. Por exemplo, defina um tempo médio de entrega ou uma meta de produtos por dia.

Capacitar os funcionários

Por fim, para implementar esse sistema de logística, é de suma importância capacitar os funcionários da empresa. Afinal, eles precisam estar aptos para colocar em prática a precisão e agilidade necessárias para a embalagem correta dos produtos.

Principais benefícios da implementação do Ship From Store

O principal benefício do Ship From Store é melhorar a logística de entrega das empresas, em especial neste período de adaptação após a pandemia. Isso porque, neste período, as lojas não podiam ser abertas ao público. Logo, as empresas adotavam um centro de distribuição de produtos. Dito isso, confira alguns benefícios do SFS:

·        Ter uma boa rotatividade dos produtos e do estoque geral;

·        Diminuir a perda de vendas;

·        Tornar as entregas mais ágeis;

·        Reduzir custos da empresa;

·        Fidelizar os clientes; e

·        Otimizar a logística do negócio.

Vale a pena investir no Ship From Store?

Após a leitura do texto, vemos como vale a pena investir no Ship From Store e implementar esse sistema na empresa. Essa modalidade logística pode melhorar bastante a performance do negócio e conquistar/fidelizar clientes.

Porém, antes de investir nesse sistema, é de suma importância considerar primeiro todos os custos no que se refere à gestão, tecnologia e treinamento dos funcionários. Entretanto, no futuro breve, todo esse investimento retornará à empresa.

Se você deseja investir em uma solução prática e de qualidade, conheça a plataforma logística do Enivix, que foca em soluções Fulfillment e Customizadas. 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!