30/1/2023

Sedex ou PAC? Veja a diferença

Você deseja utilizar os serviços dos Correios para realizar as entregas da sua empresa? Confira as diferenças e qual a melhor opção entre o Sedex ou PAC.

Hoje em dia, existe uma grande demanda de e-commerces no Brasil e no mundo. Por isso, com uma concorrência enorme, você precisa apresentar diferenciais no seu negócio, além do produto ou serviço comercializado.

Nesse sentido, vemos como o prazo de entrega pode fidelizar clientes, e os Correios hoje são o meio de transporte mais escolhido pelas empresas. Assim, os Correios permitem que você escolha entre dois planos de entrega: Sedex ou PAC. Mas você sabe a diferença entre eles? É sobre isso que falaremos a seguir.

Sedex ou PAC: o que é PAC?

O primeiro passo para saber se você vai escolher o Sedex ou PAC é entender o que cada um deles funciona. Assim, o PAC pode ser entendido como uma modalidade de entrega não expressa, em que a sigla significa “Prático, Acessível e Confiável”.

Essa categoria de entrega oferece preços menores para levar a mercadoria ao cliente, e a sua principal característica é que não há urgência de entrega. Porém, por conta disso, o prazo é maior, podendo chegar em até 10 dias úteis – isso varia com base na localização do cliente. O serviço ocorre apenas em dias úteis, das 9h às 17h, dentro de 2 tentativas.

Em resumo, o PAC oferece preços menores e prazos maiores.

Sedex ou PAC: o que é Sedex?

Por outro lado, temos o Sedex, o Serviço de Encomenda Expressa Nacional, sendo o serviço expresso do órgão. Por isso, as entregas são prioridades, contudo, isso acompanha um valor elevado para enviar os produtos.

Além de contar com o Sedex tradicional, você pode ter acesso ao Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12. Os prazos dessa modalidade variam conforme a localização. Ou seja, prazos menores de entrega (podendo ser em horas) e valores maiores.

Principal diferença entre o Sedex e o PAC

Para decidir entre o Sedex e o PAC, você deve compreender as suas principais diferenças, que não se limitam ao prazo de entrega e os valores. Assim, você deve entender também o limite de peso que cada opção oferece.

  • Limite de peso e embalagens dos produtos

O Sedex tradicional tem o limite de 30 kg de peso, já o Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje tem o limite de 10 kg. Por outro lado, temos o APC, que o limite de peso é de 30 kg (cliente à vista) ou pode ser de 50 kg, quando o cliente possui contrato. O PAC também pode ser mini, e o seu limite é de 300 g.

Resumindo: o peso possui mais limitações para as entregas que têm prazos menores. Caso você não possua contrato com os Correios, o limite é de 30 kg tanto no SEDEX quanto no PAC.

  • Limite de tamanho e embalagens

Este ponto não é de diferença, e sim em comum tanto no Sedex como no PAC. Isso porque para ambas as opções o tamanho das embalagens será o mesmo. Para as caixas (que hoje é o formato mais usado), o limite é de 100 centímetros.

Saiba mais sobre os limites de tamanho dos Correios.

  • Prazos de entrega

Essa com certeza é a principal distinção entre PAC e SEDEX, pois estamos diante de uma comparação envolvendo um serviço expresso e um não expresso. Os prazos de entrega dos Correios são:

  • PAC: até 10 dias úteis
  • SEDEX: até 1 dia útil
  • SEDEX Hoje: mesmo dia da postagem
  • SEDEX 10: até às 10h da manhã do dia útil seguinte à postagem
  • SEDEX 12: até o meio-dia do dia útil seguinte à postagem

  • Preço

Como foi dito acima, o PAC é uma modalidade com valores mais acessíveis, porém, o SEDEX tem como foco a agilidade da entrega por um custo um pouco acima do PAC. Para descobrir o valor preciso, você deve usar o app ou site do Correios para o cálculo de valores e prazos de entrega.

Sedex ou PAC: como oferecer o melhor envio ao cliente?

O ideal é oferecer mais de um meio de entrega, a fim de que o cliente conte com diversas opções e escolha o mais vantajoso para ele. Na maioria das vezes, os clientes optam pelo envio por PAC, em especial os que residem em grandes centros urbanos, já que a diferença de dias na entrega é pouca. No entanto, para quem tem urgência na entrega do produto, o SEDEX será a melhor opção.

Se você deseja não depender mais dos serviços dos Correios, saiba que a melhor alternativa é terceirizar a logística do seu e-commerce. Isto é, você deixará outra empresa responsável pela realização de entregas dos seus produtos. Assim, você pode ter mais tempo para elaborar estratégias, logística e qualificar o atendimento do seu negócio.

Conte com a Enivix para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!

Otimize sua logística com quem é especialista no assunto!

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter