Saiba quais são os tipos de armazenagem

Categoria:
A armazenagem é um dos fatores mais importantes em um processo logístico nas empresas. Acesse o conteúdo completo e saiba mais sobre o assunto.
Saiba quais são os tipos de armazenagem

A armazenagem é um dos fatores mais importantes em um processo logístico nas empresas.

É necessário ter uma certa atenção com essa etapa para estruturá-la da melhor forma. Nesse sentido, o primeiro passo é entender quais são os tipos de armazenagem disponíveis para a sua empresa.

Atualmente, não há como citar a armazenagem sem mencionar um espaço físico próprio para alocar esses produtos, que é o estoque. Logo, a decisão já começa na escolha desse espaço, que será responsável por abrigar todas as suas mercadorias – e isso envolve um custo alto.

Dessa maneira, confira a seguir os principais tipos de armazenagem e como escolher a melhor opção para o seu negócio.

Saiba quais são os tipos de armazenagem - Platinum Log - saiba-quais-sao-os-tipos-de-armazenagem.png

Principais tipos de armazenagem usados no Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, o termo armazenagem não se limita a uma etapa simples no processo de transporte. Afinal, o estoque de uma empresa não deve ser apenas um espaço físico dentro de um estabelecimento, com nenhuma organização.

Na verdade, é necessário ver o setor armazenagem como o coração da empresa. É neste local que encontramos toda a fonte de renda do negócio. Portanto, é preciso ter uma certa organização e planejamento.

Inclusive, essa etapa é crucial para o fluxo de entregas, e para que ele ocorra de maneira fluida, veloz e dinâmica. Assim, conheça os principais tipos de armazenagem e como escolher uma alternativa funcional e econômica.

Armazenagem própria da empresa

Nessa hipótese, a própria empresa tem o seu local de estoque, sendo dona de um galpão ou espaço afim. Assim, a empresa não precisa pagar pelo local, mas sim por funcionários com o intuito de cuidar dos produtos.

Por um lado, essa opção tem um custo alto, afinal, a empresa irá arcar com os valores da mão de obra e demais despesas. Entretanto, com esse tipo de armazenagem, o negócio tem mais flexibilidade e isso otimiza as entregas.

Armazenagem do tipo terceirizada

A armazenagem terceirizada traz valores acessíveis e evita gastos com a manutenção, por exemplo. O principal benefício aqui é a economia de custos e de tempo, já que outra empresa irá se responsabilizar por esse serviço de estocagem.

Armazenagem contratada

Por fim, a armazenagem contratada é como uma mistura de ambas as opções trazidas acima. Aqui, a empresa deve custear o valor do aluguel mensal e os funcionários são próprios. Inclusive, essa tem sido uma opção cada vez mais frequente hoje em dia.

Tipos de sistemas de armazenagem

Além de entender e conhecer os principais tipos de armazenagem, é interessante trazer os sistemas envolvidos nessa etapa da logística de uma empresa. A priori, destaca-se que um sistema de armazenagem se refere ao conjunto de ferramentas que tem como intuito facilitar os processos logísticos de um negócio.

Sendo assim, os principais sistemas de armazenagem usados hoje em dia são:

  1. Sistema de armazenamento WMS (Warehouse Management System): nesse caso, é usado um programa de gestão, controlando a movimentação das mercadorias, como entrada e saída, avaliando a disposição do estoque e de que forma é possível otimizar o local;
  2. Porta-paletes ou porta pallets convencional: indicado para operações B2B e de grande escala. Nesse sistema, a empresa conta com uma estrutura metálica com o objetivo de verticalizar o estoque. Inclusive, esse é o tipo mais usado em materiais pesados e que envolvem empilhadeiras; e
  3. Armazenagem Fracionada: Modelo indicado para operações B2C geralmente focadas no e-commerce, onde as remessas de produto são em quatidades pequenas ou unitárias e podem ser estruturadas em prateleiras, cestos/bins. O objetivo é agilizar e facilitar o processo de picking.

A escolha do sistema de armazenagem é fundamental para uma rotina fluida dos processos logísticos em uma empresa. Apenas dessa forma é possível ter uma rotina dinâmica. Por outro lado, com a escolha equivocada desse sistema, o desempenho da sua empresa pode estar comprometido.

Custos envolvidos em uma armazenagem

Antes de decidir qual o tipo ideal de armazenagem para sua empresa, é preciso levar em consideração os custos envolvidos nesse processo. Tudo irá depender, claro, dos produtos comercializados e a disposição deles em relação aos clientes. Isto é, a entrega será expressa ou tradicional?

Perceba que todas as decisões estão, de certa forma, interligadas, e por isso você deve ter escolhas assertivas. Confira alguns dos custos que podem estar envolvidos na armazenagem:

  • Estrutura: é o custo mais óbvio, uma vez que os produtos devem estar estocados em algum lugar, que envolve as despesas de luz, água, talvez internet e outros gastos;
  • Mão de obra: esse também é um fator que deve integrar o seu orçamento, tendo em vista a necessidade de investir em mão de obra capacitada;
  • Operações logísticas: esse custo se refere ao processo logístico, desde a entrada do item no estoque até o carregamento do veículo;
  • Embalagens do item: o seu produto deve ser devidamente embalado, de forma a valorizar e garantir a segurança da mercadoria; e
  • Possíveis soluções tecnológicas: se o seu negócio deseja se modernizar, é preciso incluir os custos de uma possível implementação de soluções tecnológicas.

A importância do planejamento estratégico na armazenagem

O planejamento estratégico é um ponto crucial para que a armazenagem seja organizada da melhor maneira. Com esse planejamento, você tem em mãos o controle das despesas (fixas e variáveis), possíveis substituições na estratégia adotada e tomar decisões de maneira assertiva.

Como você pôde perceber, a armazenagem não se resume ao espaço físico em que encontramos os produtos comercializados por uma empresa. Todos os fatores envolvidos nesse termo devem ser muito bem pensados antes da execução. Além disso, esse planejamento estratégico reduz gastos, otimiza processos e evita o desperdício de materiais.

Conte com a Platinum Log

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. 

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert