Saiba como corrigir e evitar a ruptura de estoque

Categoria:
Veja aqui como evitar ruptura de estoque e qual a importância de corrigir essas faltas em o sucesso da sua empresa.
Saiba como corrigir e evitar a ruptura de estoque

Veja aqui como evitar ruptura de estoque e qual a importância de corrigir essas faltas em o sucesso da sua empresa.

O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, e no caso do varejo, é preciso estar atento à ruptura de estoque. Evitando essa ruptura, a probabilidade de otimizar os seus lucros é muito maior. Porém, você sabe o que significa a ruptura de estoque? Veja como isso acontece e como evitar.

Sabemos que existem diversos fatores que merecem a sua atenção. No entanto, o estoque é como o centro e fonte da sua renda na empresa. Logo, é preciso saber como ter uma melhor gestão de estoque a fim de evitar rupturas, por exemplo.

O que é a ruptura de estoque?

Em resumo, a ruptura de estoque acontece quando um cliente se dirige até o seu estabelecimento em busca de um produto. Porém, por algum motivo, esse item não está mais disponível no estoque.

Desse modo, vemos como esse problema pode ter um impacto direto na experiência que o seu cliente tem com a empresa. Inclusive, a sua marca pode se prejudicar e, consequentemente, impedir que outros consumidores conheçam a sua empresa.

Contudo, não se preocupe, pois a maioria dos varejistas costuma passar por essa situação. Basta saber como é possível evitar essa ruptura e melhorar os seus lucros.

Saiba como corrigir e evitar a ruptura de estoque - Platinum Log - saiba-como-corrigir-e-evitar-a-ruptura-de-estoque.png

Principais causas de ruptura de estoque

Antes de saber o que é possível ser feito para evitar a ruptura de estoque, é necessário entender quais são as suas causas. Por isso, identifique a raiz do problema para depois solucionar.

Tudo começa a partir de um pedido realizado aos fornecedores por parte do setor destinado às compras. Isso porque esse pedido deve ser feito apenas a quem traz preços mais atrativos e competitivos, com o intuito de aumentar o lucro.

Por esse motivo, o setor de compras é o responsável pelo excesso ou falta de um produto. Logo, eles devem estar alinhados quanto a mercadoria presente no estoque. Ademais, esse setor deve ter noção de quais produtos tem uma rotatividade maior, para investir nesses itens.

Desse modo, a principal causa de ruptura do estoque é não ter um gerenciamento e organização do setor. Afinal, como o setor saberá quais itens estão em falta?

Diferença entre quebra e ruptura de estoque

A quebra de estoque e a ruptura de estoque são termos frequentemente usados no contexto de gerenciamento de estoques e logística. Ambos se referem a situações em que a quantidade de um determinado produto em estoque não é suficiente para atender à demanda dos clientes. No entanto, eles têm nuances ligeiramente diferentes:

  1. Quebra de Estoque (Stockout):A quebra de estoque ocorre quando um produto não está disponível no estoque para venda ou distribuição, resultando na incapacidade de atender a uma demanda imediata. Isso pode acontecer por diversos motivos, como planejamento inadequado de estoque, previsões imprecisas de demanda, atrasos na cadeia de suprimentos, problemas de produção, entre outros. A quebra de estoque pode levar à insatisfação dos clientes, perda de vendas e danos à reputação da empresa.
  2. Ruptura de Estoque:A ruptura de estoque é um termo mais amplo que abrange situações em que a disponibilidade de produtos no estoque não é suficiente para atender à demanda, mas também pode se referir a outros problemas na cadeia de suprimentos, como problemas na distribuição, falhas no transporte ou na logística. A ruptura de estoque pode envolver questões que vão além da simples falta de produto nas prateleiras, incluindo atrasos significativos na entrega ou na reposição.

Enquanto a quebra de estoque é mais focada na falta de disponibilidade imediata de um produto específico, a ruptura de estoque pode se referir a uma variedade mais ampla de problemas relacionados à disponibilidade de produtos e à eficiência da cadeia de suprimentos. Ambos os conceitos são cruciais no gerenciamento de estoques e devem ser evitados para garantir o atendimento adequado às demandas dos clientes e a saúde financeira da empresa.

A importância de uma inspeção de qualidade no ato de recebimento

Ao receber os itens, é preciso ter uma inspeção de qualidade, e isso serve para as lojas e para os centros de distribuição. Esse é o primeiro passo para evitar justamente a ruptura do estoque.

Nesse sentido, no recebimento, é preciso ter, por exemplo, um checklist com todos os itens a serem conferidos, como a embalagem, a qualidade do produto, prazo, validade e rastreabilidade. Nessa etapa, você deve garantir que os produtos foram recebidos com a mesma qualidade de sempre – evitando não apenas a ruptura, mas também a quebra.

Como prevenir a ruptura de estoque?

Prevenir a ruptura de estoque é fundamental para manter a eficiência operacional, satisfazer os clientes e garantir um fluxo de receita constante. Aqui estão algumas estratégias para ajudar a evitar a ruptura de estoque:

  1. Planejamento de Demanda e Estoque:

Utilize ferramentas de previsão de demanda para estimar com precisão as quantidades necessárias de cada produto.

Análise de dados históricos de vendas, sazonalidade e tendências do mercado para tomar decisões informadas.

  1. Reposição Antecipada:

Estabeleça níveis mínimos de estoque para cada produto, de forma a garantir que haja um tempo suficiente para reabastecimento antes de atingir esse nível mínimo.

Implemente sistemas de reabastecimento automático com base em parâmetros de estoque e demanda.

  1. Monitoramento em Tempo Real:

Utilize sistemas de gerenciamento de estoque e tecnologias de rastreamento para acompanhar os níveis de estoque em tempo real.

Receba alertas automáticos quando os níveis de estoque estiverem baixos ou próximos do ponto de reposição.

  1. Diversificação de Fornecedores:

Trabalhe com múltiplos fornecedores para evitar depender excessivamente de uma única fonte de suprimentos.

Tenha alternativas disponíveis para garantir que você possa reabastecer rapidamente, mesmo se um fornecedor enfrentar problemas.

  1. Colaboração na Cadeia de Suprimentos:

Compartilhe informações de demanda e estoque com fornecedores e distribuidores para que eles possam se preparar adequadamente.

Estabeleça relacionamentos de colaboração para melhorar a visibilidade e a coordenação ao longo da cadeia de suprimentos.

  1. Uso de Tecnologia Avançada:

Considere a implementação de sistemas de gerenciamento de estoque avançados, como o uso de software de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) e sistemas de gestão de armazém (WMS).

Utilize análises de dados para identificar padrões e tendências que possam ajudar na previsão de demanda.

  1. Políticas de Estoque de Segurança:

Mantenha um estoque de segurança ou "estoque tampão" para lidar com flutuações imprevistas na demanda ou atrasos na entrega.

Defina critérios claros para quando e como esse estoque de segurança deve ser utilizado.

  1. Comunicação Interna e Externa:

Mantenha uma comunicação eficaz entre os diferentes departamentos da empresa, incluindo vendas, marketing, logística e produção.

Mantenha os clientes informados sobre a disponibilidade de produtos e possíveis atrasos.

  1. Avaliação Contínua e Aprendizado:

Análise regularmente os dados de vendas, os níveis de estoque e os padrões de demanda para ajustar as estratégias de gerenciamento de estoque.

Esteja disposto a aprender com erros passados e aprimorar constantemente os processos de gestão de estoque.

Lembre-se de que a prevenção da ruptura de estoque é um processo contínuo e requer atenção constante às mudanças no mercado, às demandas dos clientes e à eficiência da cadeia de suprimentos.

Se você deseja evitar a ruptura de estoque, conte com um sistema de gestão e logística, como a Platinum Log. Acesse o site oficial e conheça mais sobre esse sistema que pode ajudar a sua empresa.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert