13/7/2022

Saiba como corrigir e evitar a ruptura de estoque 

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Veja aqui como evitar ruptura de estoque e qual a importância de corrigir essas faltas em o sucesso da sua empresa.

O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, e no caso do varejo, é preciso estar atento à ruptura de estoque. Evitando essa ruptura, a probabilidade de otimizar os seus lucros é muito maior. Porém, você sabe o que significa a ruptura de estoque? Veja como isso acontece e como evitar.

Sabemos que existem diversos fatores que merecem a sua atenção. No entanto, o estoque é como o centro e fonte da sua renda na empresa. Logo, é preciso saber como ter uma melhor gestão de estoque a fim de evitar rupturas, por exemplo.

O que é a ruptura de estoque?

Em resumo, a ruptura de estoque acontece quando um cliente se dirige até o seu estabelecimento em busca de um produto. Porém, por algum motivo, esse item não está mais disponível no estoque.

Desse modo, vemos como esse problema pode ter um impacto direto na experiência que o seu cliente tem com a empresa. Inclusive, a sua marca pode se prejudicar e, consequentemente, impedir que outros consumidores conheçam a sua empresa.

Contudo, não se preocupe, pois a maioria dos varejistas costuma passar por essa situação. Basta saber como é possível evitar essa ruptura e melhorar os seus lucros.

Principais causas de ruptura de estoque

Antes de saber o que é possível ser feito para evitar a ruptura de estoque, é necessário entender quais são as suas causas. Por isso, identifique a raiz do problema para depois solucionar.

Tudo começa a partir de um pedido realizado aos fornecedores por parte do setor destinado às compras. Isso porque esse pedido deve ser feito apenas a quem traz preços mais atrativos e competitivos, com o intuito de aumentar o lucro.

Por esse motivo, o setor de compras é o responsável pelo excesso ou falta de um produto. Logo, eles devem estar alinhados quanto a mercadoria presente no estoque. Ademais, esse setor deve ter noção de quais produtos tem uma rotatividade maior, para investir nesses itens.

Desse modo, a principal causa de ruptura do estoque é não ter um gerenciamento e organização do setor. Afinal, como o setor saberá quais itens estão em falta?

Diferença entre quebra e ruptura de estoque

Ao identificar as causas de ruptura do estoque, é preciso saber que existe uma diferença entre quebra e ruptura. Isso porque a ruptura ocorre quando um produto está em falta no estoque. Além disso, você só descobre quando o cliente vai fazer a compra e não encontra o item.

Por outro lado, temos a quebra, que acontece quando os itens são perdidos no estoque devido um armazenamento inapropriado. A quebra também ocorre quando os produtos passam da data de validade, roubo ou registro equivocado dos itens.

A importância de uma inspeção de qualidade no ato de recebimento

Ao receber os itens, é preciso ter uma inspeção de qualidade, e isso serve para as lojas e para os centros de distribuição. Esse é o primeiro passo para evitar justamente a ruptura do estoque.

Nesse sentido, no recebimento, é preciso ter, por exemplo, um checklist com todos os itens a serem conferidos, como a embalagem, a qualidade do produto, prazo, validade e rastreabilidade. Nessa etapa, você deve garantir que os produtos foram recebidos com a mesma qualidade de sempre – evitando não apenas a ruptura, mas também a quebra.

Como prevenir a ruptura de estoque?

Existem algumas maneiras e métodos que você pode investir para evitar e prevenir a ruptura do seu estoque. Confira a seguir alguns exemplos.

Conheça as causas da ruptura de estoque

A primeira dica para evitar a ruptura de estoque é conhecer as causas para esse problema na sua empresa. Nesse sentido, contar com uma gestão de estoque de qualidade é primordial. Com isso, você poderá ter uma análise adequada das variáveis que podem influenciar os resultados, do ponto de vista negativo e positivo.

Nesse sentido, a identificação do problema é um ponto chave para solucionar a ruptura de estoque. Com o planejamento adequado, você pode eliminar ou, pelo menos, diminuir esse problema.

Treine os seus funcionários

Ter uma boa gestão é fundamental, porém, os seus funcionários precisam se adequar a esse sistema adotado. Dessa maneira, você precisa treinar e capacitar todos os colaboradores, para que eles saibam como operar a gestão de estoque. Afinal, os seus funcionários precisam estar aptos para manusear os sistemas implementados.

Invista em sistemas de gestão e logística

Outra dica é que você invista em um sistema de gestão e de logística, a fim de proporcionar uma análise real e prática para os problemas enfrentados na empresa. Prefira sempre opções que sejam tecnológicas e exclusivas.

Assim, esse sistema de gestão pode ser útil não somente para evitar ruptura do estoque. Ele pode ainda manter o alinhamento estrutural e fiscal da sua empresa, para fins de planejamento.

Tenha conhecimento dos seus produtos

Ter um controle do seu estoque é primordial para o sucesso do negócio. Assim, você deve ter conhecimento dos seus produtos, isto é, quais possuem maior rotatividade e quais não são buscados com tanta frequência, por exemplo.

Para isso, você pode investir em métodos como a Curva ABC, em que os produtos são divididos em grupos. Com essa categorização, os produtos mais procurados ficam no grupo A, seguido dos itens intermediários no grupo B e os menos buscados no grupo C.

Saiba quem é o seu público

Por fim, conheça o seu público. Para oferecer uma experiência diferenciada e de qualidade para os seus clientes, você deve conhecê-los. Um dos fatores mais importantes nessa etapa é descobrir as suas necessidades, a fim de entregar o produto adequado no momento certo.

Se você deseja evitar a ruptura de estoque, conte com um sistema de gestão e logística, como a Enivix. Acesse o site oficial e conheça mais sobre esse sistema que pode ajudar a sua empresa.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!