13/7/2022

Por que a gestão de frete é fator decisivo na satisfação do cliente?

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Entenda porque a gestão de frete é um fator decisivo para satisfazer a experiência do seu cliente e qual a importância dessa métrica.

Se você é responsável pela administração da sua empresa, saiba que é preciso ter controle da logística do negócio. Sendo assim, você deve reduzir os custos de algumas operações internas, como do transporte de produtos. Por isso, é importante saber como fazer uma gestão de frete.

Dentre as principais preocupações que uma empresa tem em relação a logística de transporte, encontramos a gestão de frete. Afinal, as organizações costumam ter como foco um serviço de qualidade para oferecer aos clientes. Claro que existem outros benefícios, e é isso que vamos explorar a seguir.

Tenha em mente que a gestão de frete se trata de uma tarefa contínua e com um investimento frequente. No entanto, a sua implementação agrega diversas vantagens para o seu negócio. Dito isso, confira a seguir a importância de uma boa gestão de frete e como ela pode ser aplicada na sua empresa.

Por que contar com uma boa gestão de frete?

A priori, é interessante destacar que a gestão de frete se refere a uma das estratégias utilizadas para melhorar a distribuição, entrega e armazenamento de produtos. Com essa gestão, os seus processos internos serão mais assertivos, além de deixar os clientes satisfeitos.

Com isso, podemos concluir que as práticas de uma boa gestão de frete são capazes de reduzir atrasos nas entregas. A importância de ter uma gestão de qualidade é obter mais lucro, pois, com ela, você reduz o valor do frete.

Dessa maneira, com a implementação da gestão de frete, o seu negócio irá melhorar a imagem com os clientes. Isso porque, com entregas rápidas e eficientes, você cria credibilidade com os consumidores. Essa é a importância da gestão de frete.

A relação entre a gestão de frete e a satisfação do cliente

Ter uma boa gestão de frete na sua empresa traz muitos benefícios, como foi dito acima. Um deles é a satisfação do cliente. Isso porque essa gestão agrega eficiência nos seus processos internos e logísticos.

Dessa maneira, é possível afirmar que a gestão de frete foca na redução de custos e, consequentemente, na lucratividade da empresa. Devido a um serviço de qualidade oferecido aos clientes, eles se sentem confortáveis para sempre adquirir os seus produtos.

Nesse sentido, é provável que a fidelização de clientes aumente após a implementação de uma boa gestão de frete. Com a ajuda de sistemas tecnológicos, você pode garantir a segurança e qualidade da entrega. Isso diminui as chances de prejuízo à empresa.

Principais erros na implementação de uma gestão de frete

Antes de implementar uma solução (de qualquer natureza) na sua empresa, é comum encontrar algumas dificuldades. E isso não é diferente com a gestão de frete. Por isso, separamos alguns dos erros mais comuns nesse momento para que você consiga evitar.

Destaca-se que alguns critérios são subjetivos. Isto é, varia de acordo com a empresa e as necessidades no momento. Um exemplo disso é a eficiência do entregador e a credibilidade, que são critérios primordiais nessa aplicação.

Não pesquisar acerca dos fornecedores, fretes e demais temas

Ao implementar a gestão de frete, você precisa dominar o assunto, ao menos tudo que envolve a implementação dessa modalidade na sua empresa. Nesse sentido, pesquise sobre os mais diversos tipos de frete, a exemplo do FOB e CIF.

Após essa pesquisa, você deve buscar a transportadora que melhor atende às suas necessidades. Não há como definir a melhor transportadora do mercado, e sim a que oferece os serviços que você está precisando no momento.

Nas empresas de grande porte, vemos muitas transportadoras diferentes, e isso não é necessariamente bom ou ruim. Por exemplo, com uma única transportadora, você pode sofrer com paralisações ou greves.

Improviso de planejamentos

Outro erro muito comum na implementação da gestão de frete é o improviso no planejamento. Ou seja, esteja atento à previsão de vendas da sua empresa.

Caso contrário, é provável que os custos para o transporte sejam maiores do que o previsto. Além disso, as entregas podem sofrer com atraso. Por isso, analise, de forma cautelosa, as vendas anteriores. Com isso, as entregas poderão ter uma melhor assertividade.

Condições desatualizadas da frota

Para ter uma boa gestão de frete, você precisa avaliar e conferir as condições atuais da frota que ficará responsável por suas entregas. Caso essa frota não seja apta, troque. Não coloque a sua mercadoria em risco, pois isso pode trazer outros prejuízos para o seu negócio.

Não impor multas ou sanções

Antes de implementar uma boa gestão de frete, é preciso impor algumas sanções, isto é, penalidades no caso de negligência ou quebra de contrato por parte da transportadora. Por isso, resolva com a transportadora alguns detalhes, como taxas de frete, responsabilidades das partes e multas.

Dicas para melhorar a gestão de frete

Como você já pôde perceber, a implementação da gestão de frete na sua empresa pode ser uma tarefa árdua. Além disso, os erros logísticos podem acarretar grandes problemas no futuro. Por isso, confira a seguir dicas para melhorar a gestão de frete.

  • Planejamento das operações: para a implementação de qualquer solução na sua empresa é preciso ter planejamento, e com a gestão de frete não é diferente. por isso, saiba como localizar os produtos, expedir e separar os pedidos;
  • Tenha uma estratégia eficiente para as entregas: para aprimorar a sua gestão de frete, tenha uma estratégia para a entrega e a coleta serem feitas de forma eficaz;
  • Monitoramento da frota: esteja sempre monitorando a sua frota para identificar possíveis melhorias para colocar em prática e melhorar as entregas;
  • Automação do processo logístico: por fim, a nossa última dica é que você invista na automação do seu processo logístico. Isso diminui os erros dos processos feitos de forma manual.

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