20/4/2023

O que esperar da logística do futuro?

Para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado, é preciso estar atento às tendências. Então, saiba o que esperar da logística do futuro.

A modernização das empresas, a adoção de recursos tecnológicos e o melhoramento dos processos são ações primordiais para o sucesso da sua e de qualquer empresa. Afinal, estamos suscetíveis ao surgimento de novas demandas e, portanto, procurar se adaptar a este novo cenário é fundamental.

Desse modo, vemos que os empreendedores e líderes se deparam constantemente diante de novas realidades no mercado, em especial quanto ao perfil dos consumidores. Por isso, a logística passa por mudanças de alta relevância, o que exige a inovação em todos os setores – com foco na logística.

Nesse sentido, você precisa estar cada vez mais atento à efetividade dos processos logísticos, além de implementar melhorias nos sistemas adotados e uma gestão eficaz do negócio. 

Saiba o que esperar da logística do futuro e como esses novos recursos podem impulsionar o seu e-commerce!

A relação entre a logística do futuro e tecnologia

Dois termos são inseparáveis: logística e tecnologia. A combinação desses dois elementos é muito poderosa!

Isso porque é possível perceber que a tecnologia trouxe (e continua trazendo) grandes transformações para as suas operações internas logísticas. Grandes empresas (não no sentido de porte, e sim de negócios que pensam no futuro) investem no seu desenvolvimento a fim de ampliarem a marca.

As operações logísticas têm se transformado por meio dessas inovações, e isso é perceptível desde a melhora do armazenamento até o transporte, seja qual for o modal de transporte, como aéreo, ferroviário, terrestre etc.

Principais tendências para a logística do futuro no setor

Você já percebeu que modernizar a sua empresa é quase uma obrigação para o seu negócio – caso contrário, a sua empresa pode acabar “ficando para trás” em relação à sua concorrência. Conheça agora as tendências mais aguardadas para a logística do futuro.

1. Automatização

A automatização das operações logísticas já é uma realidade. E ela é bastante procurada por empresas que desejam investir na integração de sistemas e na substituição de processos humanos por máquinas.

Desse modo, a automatização chegou para ajudar a aumentar sua eficiência, agregar rapidez à entrega, precisão de informações, reduzir os custos internos, otimizar o tempo gasto, diminuir erros e a taxa de acidentes no trabalho.

2. Utilização de sensores nas mercadorias

Utilizar sensores com o intuito de rastrear a rota das suas mercadorias dentro do armazém é uma forma de otimizar o seu estoque e as etapas logísticas seguintes. Além de ter um longo tempo útil, esses recursos podem transmitir informações por meio de gateways, que são máquinas intermediárias com a finalidade de ligar redes.

A informação que é transmitida por esses recursos pode ser visualizada no sistema adotado, como é o caso das etiquetas RFID. Esta tecnologia pode facilitar a encontrar produtos e agilizar o processamento de pedidos.

RFID (Radio Frequency Identification), que significa Identificação por Radiofrequência, é o termo usado para se referir a um método de identificação automática, que é realizada por meio de sinais de rádio. Essa tecnologia é usada em etiquetas, com pequenos chips capazes de transmitir dados em tempo real.

3. Logística Verde

A logística de forma geral tem um papel fundamental no combate à contaminação do planeta, e isso levou à adoção de novas tendências no setor. Essa estratégia tem o nome de Logística Verde ou eco logística.

O principal objetivo dessa logística é repensar as operações logísticas para diminuir o impacto do comércio no meio ambiente, reunindo as áreas da logística, desde o armazenamento até o transporte. Além de isso melhorar a biosfera, claro, uma cadeia de distribuição responsável do ponto de vista ecológico contribui para a imagem do seu negócio.

Hoje os consumidores estão mais preocupados com o impacto da sua marca na natureza, então, adotar a logística verde pode agradar os seus clientes.

Além de adotar estratégias que visam diminuir a emissão de gases poluentes que aceleram o efeito estufa, as empresas devem se preocupar com questões sociais. Toda operação, de certa forma, impacta o meio que atua. Com isso, o investimento em projetos sustentáveis é uma maneira de desenvolver o seu negócio do ponto de vista ambiental.

4. Utilizar dados de forma inteligente com sistemas integrados

Uma empresa é capaz de receber diversos dados de diferentes maneiras. Com isso em mãos, você deve utilizar de forma inteligente a cadeia de suprimentos de dados. Mas como?

O primeiro passo é contar e integrar as informações através de uma plataforma capacitada, possibilitando análises preditivas eficientes. Isso ajuda a entender da melhor forma o comportamento do cliente, conhecer o mercado e reduzir o tempo de entrega.

Os sistemas integrados são uma tendência para a logística do futuro, e a Enivix pode te ajudar.

Conte com a Enivix, um sistema de logística integrado

A Enivix atua há mais de 20 anos no mercado, trazendo soluções e gestão logística destinadas ao tratamento das etapas do processo logístico, e isso vai desde a estratégia até a execução da rotina da empresa, acompanhando todos os resultados. Nós podemos te ajudar a se adaptar à logística do futuro!

Com o uso da nossa plataforma OMS, sistema WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), você pode acompanhar de forma transparente todos os fluxos e processos internos.

Tenha controle da sua operação logística com o acompanhamento de todas as suas etapas e processos em uma plataforma:

  • Torre de controle e Dashboards
  • Gestão de Estoques
  • Evolução de pedidos em microstatus
  • Controle de SLA (OTIF e OTD)
  • Tracking Personalizado (TMS)

Conheça as nossas soluções e adapte a logística do seu negócio.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!

Otimize sua logística com quem é especialista no assunto!

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter