O que é controle de qualidade na logística?

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Garanta excelência com controle de qualidade. Saiba como implementar processos eficazes. Melhore produtos e satisfação do cliente.
O que é controle de qualidade na logística?

Garanta excelência com controle de qualidade. Saiba como implementar processos eficazes. Melhore produtos e satisfação do cliente.

Ao falar sobre o controle de qualidade estamos nos referindo com a preocupação que um negócio tem em relação aos seus produtos, seja qual for o segmento que a empresa está inserida.

Isso porque o produto que a sua empresa comercializa é o responsável por lidar com a marca e o cliente. Logo, ele deve seguir um certo padrão de qualidade. Todos os fatores que podem interferir no produto são essenciais para a satisfação do cliente.

O que é controle de qualidade na logística? - Platinum Log

O que é ter um controle de qualidade?

Inicialmente, é de suma importância trazer um conceito sobre o que é controle de qualidade. Desse modo, esse controle se trata de um sistema adotado com o intuito de acompanhar a qualidade tanto dos serviços como dos produtos da empresa.

Neste momento, é levado em consideração todas as especificações técnicas de cada item, a fim de ter um controle qualitativo e específico. Por isso, o controle de qualidade visa analisar e unificar o processo de produção, conferindo um padrão.

Objetivo do controle de qualidade

O controle de qualidade tem como objetivo acompanhar, de forma contínua, a qualidade de cada etapa do processo produtivo do negócio. Nesse controle, também é considerado o tipo de equipamento usado.

Portanto, é possível afirmar que a finalidade do controle de qualidade é garantir que as mercadorias sejam produzidas sem nenhum (ou quase nenhum) defeito. Os produtos devem ser comercializados em seu estado ideal de consumo.

Se a qualidade do produto apresentar alguma variação ou está fora dos padrões que foram estabelecidos, é necessário identificar a fonte desse problema. As principais causas costumam ser erros humanos, na inspeção, nas máquinas ou uso inadequado dos processos produtivos.

Origem do controle de qualidade

O termo “controle de qualidade” foi criado em 1956, por Armand Vallin Feigenbaum, após idealizar o Controle da Qualidade Total (Total Quality Control). Nesse momento, o termo tinha como conceito ser um sistema de integração dos esforços de desenvolvimento, melhoria e manutenção da qualidade.

Além disso, de acordo com a ideologia do criador desse termo, o conceito do controle de qualidade tinha como “norte” a orientação do cliente. Por fim, é necessário que a empresa sempre acompanhe como está o andamento dos processos, evitando o cometimento de erros de maneira frequente.

Por que investir no controle de qualidade?

Como já foi dito, o controle de qualidade existe com o intuito de padronizar e melhorar os processos produtivos da sua empresa. Dessa maneira, um objetivo em comum na maioria dos negócios é oferecer um produto de qualidade para os seus clientes, e esse monitoramento permite isso.

Por esse motivo, o controle de qualidade está presente em todas as fases de uma cadeia de suprimentos, desde a matéria-prima até a entrega ao cliente final, passando pelo armazenamento.

Quando uma empresa não preza pela qualidade desse processo, a entrega e produção de uma mercadoria está sujeita a erros, avarias e demais riscos prejudiciais ao item. Portanto, você deve investir no controle de qualidade na sua empresa para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.

Como funciona o controle de qualidade na prática

O controle de qualidade deve estar entre as prioridades da sua empresa, e ela funciona da seguinte forma na prática:

  • Análise e padronização dos processos: na prática, o controle de qualidade deve analisar todas as etapas do processo produtivo, entendendo todos os pontos que merecem ser substituídos, removidos e melhorados – visando a qualidade dos produtos
  • Definir uma metodologia de controle: o controle de qualidade não é feito de maneira aleatória. Na verdade, é preciso ter ferramentas específicas para cada tipo de monitoramento. Os principais exemplos são a análise SWOT, Ciclo PDCA, 5W2H e o Diagrama de Ishikawa
  • Capacite os seus funcionários: você deve capacitar os seus funcionários para que eles criem o hábito de perceber quando algo sai dos padrões definidos. A qualidade dos seus produtos e serviços é uma prioridade, logo, todos os integrantes dessa equipe devem ser educados para tal
  • Estabeleça uma comunicação clara com a equipe: as melhorias do seu processo produtivo são contínuas. Sendo assim, é preciso ter uma comunicação clara e efetiva com os seus colaboradores
  • Tenha como foco a satisfação dos clientes: a satisfação dos clientes é o principal objetivo nessa métrica

A importância de ter um controle de qualidade

O controle de qualidade é importante para a sua empresa, sendo fundamental na cadeia de suprimento, presente em todas as etapas. Por isso, você deve investir nessa métrica de controle a fim de diminuir os custos operacionais e melhorar a eficiência do seu negócio.

Visa definir um processo de padronização dos seus produtos. Como consequência disso, você estará investindo em condições agradáveis de trabalho a todos.

O controle de qualidade é imprescindível para as empresas. Por isso, você deve ter ao seu lado uma empresa que, de fato, possa te ajudar. Nesse momento, é necessário ter domínio do assunto. 

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