28/11/2022

O que é a logística reversa no e-commerce

A logística reversa é uma estratégia eficaz para a fidelização dos clientes. Então, saiba como ela funciona no e-commerce. Continue nos acompanhando!

O comportamento de compra passou por diversas mudanças nesses últimos anos, e as empresas precisam se adaptar a isso. Uma dessas alterações foi a criação da logística reversa, que se refere, no geral, a uma política de devolução de produtos, quando ocorre algum problema com a mercadoria, por exemplo.

No entanto, por mais que essa prática seja importante, muitas empresas ainda a negligenciam e não adotam a logística reversa. Prova disso é a pesquisa da Narvar, que revelou que 96% dos clientes comprariam de novo em uma empresa que tivesse uma boa experiência de devolução. Já a MH&L, concluiu que 62% comprariam produtos de uma mesma marca se ela tivesse opções de devoluções ou trocas gratuitas.

Neste cenário, vemos, então, que você precisa de um excelente planejamento para a logística reversa da empresa. Isto é, é necessário oferecer ao cliente uma opção ágil de devolução de produtos, caso precise. Essa é uma forma de fidelizar os clientes.

Conceito de logística reversa

Inicialmente, saiba o que é a logística reversa. Esse tipo de logística, também chamada de pós-venda ou inversa, pode ser entendido como uma prática que facilita a devolução de produtos para o seu e-commerce. Essa situação acontece com frequência nos momentos que ocorre uma solicitação de troca do item.

Os clientes podem desistir do seu produto por diversos motivos, como o mau funcionamento, envio errado da mercadoria ou por se sentir insatisfeito (eles têm direito a trocar em até 7 dias o produto). Por isso, é de suma importância que você entenda como funciona a devolução de produtos na prática, a fim de oferecer uma experiência de qualidade.

Como aplicar a logística reversa no meu e-commerce?

Após entender o que é a logística reversa, saiba como aplicar essa política no seu e-commerce. Para isso, confira a seguir um passo a passo.

  • Crie uma página contendo a política de devolução

O primeiro passo para adotar a logística reversa é criando uma página que contém todas as informações sobre a sua política de devolução de produtos. Lembre-se de que essa página deve ser criada com base na legislação atual, que é o Código de Defesa do Consumidor. Existem alguns prazos de devolução que você deve ter em mente, como:

  • Produtos não duráveis (bebidas e alimentos, por exemplo): prazo de 30 dias para a devolução
  • Produtos duráveis (eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo): prazo de 90 dias para devolução
  • Prazo de 7 dias para se arrepender de uma compra feita online

Esses prazos devem ser respeitados, para que você não tenha que enfrentar um processo judicial no futuro – prejudicando o seu orçamento da empresa.

  • Invista em um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)

Na maioria dos casos, a devolução de produtos pode ser resolvida facilmente por um canal de comunicação, que costuma ser a ligação. Porém, isso não é tão comum pois as empresas não possuem um bom SAC. Esse serviço de atendimento ao consumidor, quando composto por pessoas treinadas, pode diminuir os riscos de insatisfação dos clientes.

  • Faça um mapeamento do ciclo de troca

Para uma logística reversa eficiente, é preciso mapear como vai ocorrer o seu ciclo de troca. Isto é, considere o tempo total desse ciclo (quanto menor o tempo, menor a insatisfação do cliente), a causa da devolução ou troca (para corrigir os próximos produtos) e defina um operador logístico.

Como ela pode ajudar o seu e-commerce?

Ao adotar a logística reversa no seu e-commerce, saiba que essa prática pode ajudar bastante na reputação da empresa. Isso porque os clientes vão gostar de saber que os problemas são resolvidos com agilidade. Para isso, é interessante que você defina como essa política vai acontecer na prática.

Afinal, a logística reversa pode ser feita com a coleta no local (que é uma opção mais custosa), coleta com hora marcada (evitando o retrabalho), simultâneo domiciliar (ao passo a empresa coleta o produto, ela já entrega o novo na mesma hora) e com pontos de entrega (o próprio cliente leva a mercadoria até você).

Soluções de logística reversa, conte com a Enivix! A melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. 

Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!

Otimize sua logística com quem é especialista no assunto!

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter