17/2/2023

O frete é um dos principais motivos de abandono de carrinho

O principal motivo que justifica o abandono de carrinho na sua loja virtual é o frete. Veja como adotar estratégias que possam diminuir esse impacto!

Se o seu negócio virtual hoje possui um bom fluxo de visitas e taxa de cliques, porém, uma quantidade baixa de compras realizadas, isso pode indicar um problema na conclusão da compra.

Contudo, fique tranquilo, pois este não é um desafio somente para o seu negócio. Com base no meta-estudo Barilliance — atualizado em 2020 e que reúne pesquisas desde 2006 —, a taxa média de abandono de carrinho no e-commerce é de 77,73%.

Mas você sabe o principal motivo de as pessoas escolherem produtos e não finalizarem a compra? Conheça os motivos que justificam a desistência da compra e como diminuir a taxa de abandono em sua loja virtual.

Principais motivos para o abandono de carrinho e como resolvê-los

Há alguns motivos que levam o consumidor a abandonar uma compra e que podem ser vistos nos e-commerces a fim de melhorar a taxa de conversão.

Valor muito alto de frete pode gerar abandono de carrinho

O custo do frete é decisivo na hora de analisar as taxas do abandono de carrinho, na maioria das vezes, o consumidor se interessa pela mercadoria, porém, se sente desmotivado na hora de concluir a compra por conta do alto valor do frete que possui um valor igual ou maior que o próprio pedido.

Isso costuma acontecer com empresas que oferecem apenas uma forma de entrega, e por este motivo você deve analisar outros meios de realizar o serviço para levar os pedidos aos clientes. 

  • Como contornar o problema?

É possível procurar outras empresas para realizar a entrega dos pedidos. Com mais de uma opção no site, o cliente é livre para escolher a que tem a sua prioridade: se o custo da entrega ou se o prazo.

Você pode negociar um valor com essas empresas mais acessível para atender às necessidades do público. Se puder, você pode oferecer frete grátis para os seus clientes, mas estude essa possibilidade e a sua viabilidade (se terá retorno financeiro, por exemplo).

Custos imprevisíveis

Outro fator capaz de influenciar na desistência e no abandono de carrinho dos clientes é o surgimento de custos imprevisíveis, como taxas adicionais, valor acima do que foi anunciado porque a compra será feita com o cartão de crédito e outros.

  • Como contornar o problema?

Seja transparente! Procure sempre deixar claro que o valor do produto varia com base em certas especificidades, informando o valor do frete o mais rápido possível para que o cliente não seja surpreendido com custos extras.

Checkout longo

Contar com agilidade e facilidade é com certeza um diferencial na hora de entregar uma boa experiência de compra ao cliente. Porém, será que o checkout do seu e-commerce acompanha esse pensamento?

Formulários longos e checkout complicado podem ser um obstáculo para os clientes concluírem as suas compras online. O redirecionamento para outra página desmotiva a maioria dos clientes, e por isso eles cedem à desistência da compra.

  • Como contornar o problema?

Utilize uma forma de pagamento que traga tecnologia para a etapa de checkout, fazendo com que ela seja transparente. Desse modo, o processo de confirmação do pagamento e finalização da compra ocorre no site, sem precisar mandar o consumidor para outra página.

Falta de confiabilidade no site pode resultar em abandono de carrinho

A falta de segurança é decisiva para o cliente não comprar no seu site. Isso inclui o conteúdo e a tecnologia por trás do site, ou seja, se ele vai garantir que os dados estejam seguros.

  • Como contornar o problema?

É primordial contar com certificados de segurança, como é o caso do SSL, que é uma forma de agregar segurança para a sua loja virtual. Um exemplo disso é quando aparece um cadeado antes da URL. Ele transmite mais confiança para o consumidor, que vai finalizar a compra com a sua empresa.

Conte com a Enivix e contorne os problemas de abandono de carrinho em seu e-commerce!

Se você deseja diminuir a sua taxa de abandono de carrinho, conte com a Enivix!

Se você precisa diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce, conte com a Enivix. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. 

A Enivix oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

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