Já ouviu falar em Transportation Management System (TMS)?

Categoria:
TMS: ideal para ter controle de todas as movimentações relativas ao transporte de um negócio.
Já ouviu falar em Transportation Management System (TMS)?

TMS: ideal para ter controle de todas as movimentações relativas ao transporte de um negócio.

O trabalho no setor logístico envolve alguns termos diferentes do comum, como é o caso do Transportation Management System (TMS). Discorreremos melhor sobre o TMS a seguir e como ele pode ser útil nos seus processos logísticos.

Sabe-se que a gestão do setor de transportes em uma empresa abrange fatores como demandas de frete, informações sobre a carga e dos veículos da frota. Portanto, é necessário ter controle desses dados. Nesse cenário, surge o Transportation Management System.

Já ouviu falar em Transportation Management System (TMS)? - Platinum Log

O que é o Transportation Management System?

A priori, é interessante trazer o conceito de Transportation Management System. Nesse sentido, destaca-se que o TMS é, na tradução literal, um Sistema de Gestão de Transporte e Logística, isto é, um software.

Esse programa tem como intuito gerenciar o processo de transporte de uma empresa, permitindo que você visualize e controle as entregas e operações de maneira integrada. Desse modo, a empresa adota uma imagem competitiva frente aos clientes e concorrentes.

No sistema TMS, você tem acesso às mais variadas operações realizadas nesse segmento de transportes. As principais funções do TMS costumam ser:

  • Emissão de conhecimentos
  • Manifesto de cargas
  • Visualizar coletas, embarques e entregas
  • Cadastrar tarifas e taxas
  • Acompanhamento de entrega
  • Controle das operações
  • Ter controle financeiro
  • Visualizar o faturamento da empresa

Qual a finalidade do Transportation Management System?

Após entender o que é o TMS, é de suma importância trazer a sua finalidade. Como já foi dito acima, esse sistema visa gerenciar uma transportadora, devendo haver controle das etapas logísticas. Assim, você evita extravios e atrasos, por exemplo.

Desse modo, é possível afirmar que o TMS tem como finalidade evitar prejuízos em um sistema de transporte. Por isso, alguns dos seus objetivos são:

  • Controle de orçamentos e análise de variáveis (com o cálculo da dimensão de itens e frota necessária)
  • Controle da entrega, coleta e transbordo, além do rastreamento de cargas
  • Saber os custos envolvidos em uma operação logística
  • Visualizar os materiais em estoque e quais precisam ser repostos
  • Rastreamento através da transmissão de dados com rastreador GPS
  • Faturamento do transporte com registros de notas fiscais, manifestos de cargas e cadastro de pessoas
  • Controle de estoque (produtos, compras, pedidos e movimentações)
  • Expedição com o controle de envio
  • Análise de rentabilidade trazendo informações dos clientes

Para quem é destinado o Transportation Management System?

A principal dúvida dos gestores quando eles descobrem o TMS é se esse programa serve para qualquer tipo de empresa. Dessa maneira, esse sistema é destinado às transportadoras, empresa embarcadora, as empresas que realizam o próprio transporte e às terceirizadas.

Por esse motivo, na maioria das vezes, o sistema de transporte oferece a opção personalizada. Assim, ela se adequa às suas principais necessidades da sua empresa no momento. Essa é a solução mais recomendada às empresas que trabalham com ou precisam de gestão de transporte.

O que distingue o TMS do WMS?

Ao citarmos o TMS, é interessante lembrar do WMS, que traz conceitos muito parecidos. Por isso, ambos ainda são confundidos com frequência. No entanto, eles apresentam suas diferenças.

De um lado, temos o TMS, que se responsabiliza pelo gerenciamento de operações de transporte. Do outro, temos o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), que gerencia as operações relativas ao armazenamento de produtos.

Dessa maneira, o WMS visa controlar as etapas do armazém, agendar o recebimento de mercadorias e registrar as movimentações de armazenamento. Inclusive, a implementação do WMS é muito benéfica para a empresa.

Por exemplo, esse sistema auxilia na otimização de gastos, espaços disponíveis, economiza viagens e horas de gerenciamento do transporte de produtos. Ao contar com isso, é possível ter controle da saída e entrada de produtos. Conclui-se que o VMW e o TMS são complementares entre si.

Sistema do TMS na prática

Na prática, o sistema do TMS funciona de maneira online e é possível acessar suas informações com qualquer dispositivo móvel ou computador. Na maioria das vezes, não é necessário fazer o download de nenhum programa.

A depender do tipo de sistema, as funções podem variar, podendo ver todas as operações em uma tela e acompanhar as suas etapas atuais. Ou seja, se o orçamento já foi realizado, se a coleta está em execução, com pendência de entregas ou faturas em aberto.

Após a confirmação de alguma etapa, como a entrega, por exemplo, basta atualizar no sistema. Em tempo real, você tem acesso a essas informações que otimizam o tempo da empresa como um todo.

Escolha o melhor sistema de TMS

Se, agora que você entende o que é o TMS e pretende implementar este sistema, saiba como escolher a melhor opção. Para isso, confira se é compatível com o porte e as necessidades do seu negócio no momento.

Além disso, confira ainda o volume de operações, ou seja, se o sistema consegue atender o número mensal de entregas. Verifique se a sua empresa tem a estrutura necessária para receber essa tecnologia. Afinal, é preciso ter computadores e demais dispositivos móveis para ter acesso ao sistema.

Confira ainda se existe a possibilidade de integrar o TMS com outros sistemas, a exemplo das emissões, monitoramento e controle. Por fim, o último ponto decisivo é o suporte oferecido pelo sistema – que deve ser de qualidade.

Conte com a Platinum Log

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

 Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert