13/7/2022

Já ouviu falar em logística verde? Entenda o que é

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Logística verde: você sabe o que é e qual a importância para o seu negócio? Nesse cenário, surge o termo de logística verde.

Hoje em dia, um dos temas que mais é debatido é a sustentabilidade e como ela está presente nas empresas. Sendo assim, você já refletiu se o seu negócio se preocupa com o meio ambiente?

Por esse motivo, a maioria das empresas está investindo em métodos mais sustentáveis. Isso pode ser justificado pela exigência dos consumidores por empresas mais responsáveis ecologicamente. Além disso, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado ainda mais forte.

Por isso, conheça a logística verde e de que forma esse conceito pode ser útil para o seu negócio.

O que é a logística verde?

Inicialmente, é interessante trazer o conceito da logística verde, a fim de contextualizar da melhor forma o tema. Desse modo, se trata de um conjunto de medidas destinadas aos processos logísticos a fim de se tornarem sustentáveis e diminuir o impacto gerado pelo negócio no planeta.

De fato, é uma tendência, mas não apenas pela preocupação pela pauta ambiental. A Opinion Box realizou uma pesquisa, em 2021, e concluiu que cerca de 63% dos consumidores preferem empresas que se importam com os seus impactos no meio ambiente. Logo, o negócio que não demonstra essa preocupação pode perder clientes.  

Ao trazer a sustentabilidade para o setor logístico, analisamos que ela pode se fazer presente em diversas etapas, desde a armazenagem e embalagem até o transporte. Isso porque esses processos costumam envolver muitos recursos, como fabricar plástico e papelão, usar energia e água etc.

Isso tudo sem levar em consideração que a empresa também contribui para a poluição a partir da emissão de gases dos seus veículos. Logo, a logística verde visa diminuir esse impacto com algumas iniciativas e medidas.

Principais desafios enfrentados ao implementar a logística verde

Ao pensar na implementação da logística verde, é interessante analisar os principais desafios que uma empresa pode enfrentar. Dentre os exemplos mais comuns nos negócios, cita-se:

  • Uso de combustíveis: com certeza a utilização de combustíveis do tipo fóssil, afinal não é fácil encontrar opções de substituição para essa alternativa mais tradicional e que seja viável do ponto de econômico;
  • Entregas mais rápidas: hoje os consumidores também costumam exigir uma entrega cada vez mais rápida, como o same day delivery. Logo, com muitos veículos trafegando, é quase impossível diminuir a emissão de gases; e
  • Disposição de recursos: qualquer implementação na empresa exige uma certa disposição de recursos, apesar de não trazer economia a longo prazo.

Qual a finalidade da logística verde?

A logística verde traz como principais objetivos:

  1. Ter o controle de carbono presente nas operações logísticas, com o intuito de definir medidas sustentáveis
  2. Diminuir a poluição do solo, ar, sonora e água
  3. Analisar o impacto da poluição em cada área logística
  4. Verificar como o transporte impacta de forma negativa o meio ambiente
  5. Utilizar, de forma racional, os recursos

Primeiros impactos e mudanças com a logística verde nos seus processos logísticos

Ao colocar a logística verde em prática na sua empresa, o seu negócio poderá usufruir de alguns impactos positivos, e trouxemos exemplos a seguir. Além disso, trouxemos algumas práticas comuns dessa implementação.

Diminuir o desperdício de recursos e insumos

O primeiro impacto que a empresa percebe é a diminuição do desperdício de insumos e recursos no geral. Isso porque o primeiro passo para implementar a logística verde é identificar os principais pontos de desperdício.

Esse é um momento primordial, afinal, é comum não prestar atenção em algumas situações, e por isso gerar o desperdício. Inclusive, após essa análise inicial, é importante revisar e alterar o que for necessário.

Usar a energia elétrica e água de forma consciente

Para implementar a logística verde, alguns hábitos simples devem ser colocados em prática, tais como o uso consciente de energia elétrica e água. Para isso, invista na educação dos seus colaboradores e investir em uma nova estrutura para a empresa.

Nesse sentido, as principais medidas costumam ser a reutilização de água, investir na energia solar, incluir telhas translúcidas e captar água da chuva. Qualquer medida que seja benéfica no sentido da sustentabilidade é viável.

Implementar a logística reversa pós-consumo

A logística reversa de pós-consumo é interessante para as empresas, tendo em vista que ela envolve a coleta de resíduos e de produtos que seriam descartados pelo consumidor. Assim, em alguns segmentos, essa prática pode ser obrigatória, contudo, se esse não for o caso da sua empresa, ainda assim é uma medida benéfica.

Hoje em dia, a maioria das empresas dos setores de cosméticos e cápsulas de café, por exemplo, cria postos de coleta nas lojas. Com isso, o cliente leva a embalagem para ser descartada da maneira correta. Com a posse desse item, a empresa pode enviá-lo para a reciclagem.

Realizar a manutenção das frotas

Na logística verde, os veículos podem ser entendidos como um elemento-chave, logo, é preciso realizar manutenções de forma preventiva. Isso porque os veículos da sua empresa devem rodar em perfeito estado, evitando a poluição e o consumo exacerbado de combustível.

Usar veículos alternativos na etapa do last mile

Por fim, invista no uso de veículos alternativos na etapa de last mile, que é o percurso entre o centro de distribuição e o destino final (cliente). Essas rotas serão planejadas para as entregas de volumes menores.

Conte com a Enivix

Se você deseja agregar a logística verde a mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!