5/7/2022

Índice OTIF: saiba o que é e como calcular

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Entenda a seguir o que é índice OTIF (On-Time In-Full) e qual a importância dessa métrica para o sucesso da sua empresa.

Dentre as principais preocupações de uma empresa, a satisfação dos clientes move o negócio. Isso porque o cliente é o foco da atuação empresarial. Todos os esforços e estratégias são direcionados para os consumidores. Sendo assim, é preciso sempre investir em métricas de desempenho, como ocorre com o índice OTIF.

Em resumo, o índice OTIF se trata de uma métrica para o desempenho da empresa no que se refere à satisfação do público consumidor. Porém, essa métrica não serve somente para as empresas com foco no consumidor final. Ela também pode ser usada na cadeia de suprimentos.

Quando nos referimos a logística de uma empresa, o trabalho realizado tem como foco contribuir para alguns objetivos. Dentre eles, podemos citar a entrega adequada do produto, quantidade de itens, endereço correto e menor custo – sem perder a qualidade.

No entanto, mesmo quando a empresa se esforça para fazer todos esses processos de forma correta, eles precisam estar no tempo certo. Nesse cenário, surge o índice OTIF, que auxilia as empresas a se destacarem no nicho que estão inseridos. Como resultado esperado, a empresa tem fidelização de clientes.

Conceito de índice OTIF

A priori, é interessante trazer um conceito do índice OTIF. Essa sigla representa os termos “On-Time In-Full”. Ao traduzirmos, temos o significado de No Tempo e Completo.

Por conta disso, o índice OTIF serve como um indicador do desempenho logístico da empresa. Com base nesse índice, você pode mensurar como está a qualidade das suas entregas.

O termo “on-time” se refere à pontualidade de entregas. Ou seja, nessa parte da métrica, você acompanha se a pontualidade está sendo cumprida no que se refere às entregas que a empresa realiza.

Por outro lado, temos o in-full, que tem como intuito verificar se essas entregas estão sendo realizadas de forma correta. Isso significa dizer que o índice OTIF verifica a pontualidade e assertividade das suas entregas.

É possível afirmar que o índice OTIF verifica a qualidade das entregas, enquanto existem outras métricas para outras questões. Por exemplo, você pode acompanhar, por outros métodos, o desempenho da logística, o custo do frete, o índice de ocorrência e afins.

Porém, conferir a pontualidade das entregas é essencial para controlar a satisfação, ou não, dos clientes.

Como fazer o cálculo do índice OTIF

Após entender o que é o índice OTIF, saiba como fazer o seu cálculo. Para isso, é preciso relacionar dois fatores de maneira separada. O primeiro passo é ter como base todo o histórico de entregas que a empresa apresenta.

Com isso, você deve analisar a quantidade total de entregas e em quanto tempo elas foram realizadas. Tenha como exemplo 100 pedidos entregues no mês. Desses 100, 90 não tiveram nenhum atraso. Logo, a sua taxa de on-time é de 0,90. Por outro lado, se apenas 80 dos pedidos foram completos, a taxa de in-full é de 0,80.  

Após pegar essas duas taxas, multiplique os resultados. No exemplo que trouxemos, o resultado seria de 0,72 ou 72%. Ao analisar esse cenário de forma geral, o percentual encontrado de 72% não é o esperado pela maioria das empresas. O principal objetivo é alcançar, pelo menos, 95% do índice OTIF.

Por que investir no índice OTIF nas operações logísticas?

O acompanhamento do índice OTIF é muito benéfico para a sua empresa, justamente para saber como está a qualidade das entregas e de satisfação dos consumidores. Em termos práticos, o índice OTIF mostra algumas falhas presentes nas operações logísticas.

Com o conhecimento da raiz do problema, você pode encontrar soluções para essas falhas. Em resumo, ao encontrar um índice baixo de on-time, você pode identificar quais foram as causas para esse resultado.

Além disso, o índice OTIF também pode ser útil para trazer possíveis falhas de comunicação nas operações logísticas. Assim, é possível melhorar questões de baixo estoque, problemas com a linha de produção ou no abastecimento.

Seja qual for a sua intenção, tenha em mente que é imprescindível ter o índice OTIF para controlar e monitorar a qualidade das suas entregas. Além de melhorar o seu processo logístico, você pode aumentar a satisfação dos consumidores.

A relação entre o índice OTIF e a terceirização logística

Atualmente, podemos acompanhar que as empresas buscam sempre melhorar as suas operações logísticas. Para isso, é necessário acompanhar sempre como está o seu desempenho – e essa dica serve para qualquer setor.

A terceirização logística, portanto, tem uma relação íntima com a análise do índice OTIF. Quanto mais cedo você identificar as falhas na sua logística, mais rápido será possível reparar os danos e evitar erros no futuro.

Com um mau desempenho, isso pode resultar em prejuízos em outros setores. Por exemplo, você pode perder clientes, causar desistências ou até mesmo devolução de produtos.

Se você está precisando melhorar os seus processos logísticos, conte com a ajuda da Enivix. Por isso, acesse o site oficial da Enivix e conheça as nossas soluções oferecidas.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!