13/7/2022

Guia prático da logística

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Veja a seguir um guia prático da logística que preparamos e saiba qual a importância dessa métrica para o sucesso da sua empresa.

A logística é um conceito bastante complexo, e por isso envolve diversos fatores em um único termo. Nesse sentido, a logística pode ser percebida desde as definições fiscais até aos processos de coleta e entrega. Dito isso, confira a seguir um guia prático da logística.

É interessante destacar que a principal função é fazer com que os serviços ou produtos passem pelas etapas mais importantes da organização. Assim, esses produtos ou serviços podem chegar ao cliente dentro do prazo estipulado e em perfeitas condições.

Porém, para alcançar esse objetivo, é de suma importância prezar por uma gestão de qualidade do estoque. Nessa gestão, encontramos outros pontos essenciais, tais como o controle de entrega, cuidados com o armazenamento e demais tarefas.

Por conta disso, é primordial entender o que é a logística e qual a sua importância para uma empresa.

Mas, afinal, o que é a logística?

Neste momento inicial, é interessante trazer um conceito sobre a logística. Em resumo, a logística pode ser entendida como uma área administrativa, cujo intuito é acompanhar a execução, o planejamento e a distribuição dos produtos. Inclusive, essa área foca no armazenamento e no transporte de produtos.

Desse modo, a principal finalidade da logística é fazer com que o produto seja entregue ao cliente da maneira mais eficiente, econômica e ágil possível. E isso acompanha toda a rota de entrega, isto é, do ponto de saída até a entrega.

Para que isso seja possível, as empresas devem contar com um planejamento de logística de qualidade. Além disso, é preciso ter uma gestão eficiente do supply chain (ou cadeia de suprimentos).

Em termos práticos, é com a logística que a empresa consegue controlar o seu estoque, melhorar o armazenamento e cumprir com as entregas dentro do prazo. A depender do porte da semana, esse processo pode ser acompanhado de mais complexidade ou não.

Veja o exemplo dos pequenos e-commerces, que possuem um estoque menor, e podem usar os serviços dos Correios. Por outro lado, as indústrias, de grande porte, envolvem caminhões, armazéns, aviões e outras operadoras.

Ambas precisam de logística, mas algumas são mais fáceis de definir as operações de logística.

Como a logística funciona na prática?

É possível dividir a gestão de logística na prática em duas atividades, as principais e as secundárias. Na primeira, encontramos o controle de estoque, o transporte e os pedidos. Entretanto, as atividades secundárias tratam do armazenamento, embalagem, compras, materiais e gestão de produtos.

Após entender essas atividades, é interessante trazer ainda a organização da cadeia logística, que possui três fases: suprimentos, produção e distribuição.

Na fase de suprimentos, como o nome já nos propõe, encontramos a gestão dos materiais e da matéria prima. Isso inclui todo o processo dos pedidos a fornecedores, distribuição, transporte e armazenagem.

Já na etapa de produção, temos o fluxo de materiais, abastecimento, controle dos SKUs e distribuição do produto. Por fim, na distribuição, vemos o gerenciamento de pedidos, gestão de estoque e entrega.

Destaca-se que existe um ponto em comum envolvendo a maioria dos negócios, que é o processo de pedidos e compras de fornecedores. Outro ponto é a entrega desses produtos ao consumidor. Por isso, a logística está em todos os lugares.

Por que é importante investir em logística para empresas?

A logística será o “norte” da sua empresa. Somente com a logística é possível garantir a eficiência de operações logísticas, bem como a satisfação do seu consumidor após uma entrega rápida.

Tenha em mente que a logística ficará responsável pela movimentação dos seus materiais, bem como pelo seu armazenamento. Essas tarefas afetam de forma direta a capacidade de o negócio ser produtivo.

Por essa razão, vemos como é importante ter uma gestão logística bem planejada. Afinal, é com isso que reduzimos os custos operacionais e mantemos preços acessíveis aos clientes. É essa gestão que evita desperdícios e torna as entregas mais ágeis.

Hoje em dia, os clientes estão cada vez mais exigentes quanto à entrega. Eles desejam pontos de retiradas ou entregas expressas. Para integrar essa opção na sua empresa, você precisa de uma logística automatizada.

Principais tipos de logística

Agora que você já tem uma noção sobre a logística, entenda melhor sobre os principais tipos. Afinal, é preciso escolher o tipo de logística que melhor atende às suas necessidades.

Abastecimento

O primeiro tipo de logística que trouxemos é o de abastecimento, que é usado no segmento de suprimentos e matérias-primas para garantir a produção. Desse modo, o seu intuito é gerenciar os itens para que eles estejam disponíveis de acordo com a empresa. Aqui, é primordial ter uma boa relação com os fornecedores.

Produção

Por outro lado, temos também a logística de produção, que gerencia a conversão da matéria-prima. Por isso, os responsáveis por esse setor devem estar a par da fabricação, a fim de garantir o abastecimento dos seus postos de trabalho. É preciso ainda evitar desperdícios, com o planejamento de produção.

Distribuição

A distribuição se refere ao planejamento de entregas da empresa. Dessa maneira, essa equipe deve cuidar dos pontos de venda, saída dos produtos e criar rotas de entregas. Aqui também é controlada a reposição de estoque, sempre observando a demanda atual e os prazos de validade.

Logística reversa

Por fim, trouxemos a logística reserva, que visa o planejamento do retorno dos materiais à empresa. Algumas empresas têm a obrigação legal de recolher as suas embalagens. Porém, em outras empresas, você pode gerenciar as devoluções ou troca de produtos.

Planejamento da logística

Como você pôde perceber, a logística se trata de uma gestão muito complexa e detalhada. Por isso, confira algumas dicas para fazer o planejamento da logística de sua empresa:

  • Invista na integração através da tecnologia, com sistemas de gestão inteligente;
  • Tenha uma gestão inteligente para o seu estoque, a fim de controlar melhor os seus materiais;
  • Escolha as embalagens de forma cuidadosa;
  • Cumpra com os prazos que foram estipulados; e
  • Selecione parceiros responsáveis.

Otimize a sua logística com a Enivix! Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de mais dicas.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!