28/7/2022

FTL - Frete Full TruckLoad: Saiba o que é

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Frete Full Truck Load: Uma estratégia que todos os gerentes que movimentam grandes cargas precisam conhecer!

O transporte terrestre é parte integrante de qualquer tipo de transporte, seja marítimo ou aéreo. Supervisionar uma frota de transporte hoje vem com uma variedade de desafios. Os gerentes precisam lidar com vários fatores imprevisíveis, como mudanças nos padrões climáticos, custos flutuantes de combustível e mudanças nas rotas dos clientes, entre outras coisas. Além disso, a maioria dos clientes tem grandes expectativas hoje. Eles são orientados por dados, totalmente capacitados e rápidos para abandonar o navio quando não estão satisfeitos com o serviço que estão recebendo.

Com tantos fatores incontroláveis ​​em jogo, os gerentes de frota precisam realizar cálculos de custos com cuidado. Eles devem otimizar tudo o que podem controlar para manter os custos baixos, simplificar as operações e garantir que os clientes da cadeia de suprimentos permaneçam satisfeitos. E isso começa com uma compreensão completa de todas as opções de envio disponíveis para que possam tomar as melhores decisões.

Simplificando, com a abordagem correta, o FTL pode ser altamente benéfico para o envio de cargas de todos os tamanhos. Também pode ser econômico, o que é importante quando você considera o custo de desembarque de uma remessa.

Com isso em mente, confira, neste artigo, como funciona esse método de envio popular, começando com o básico.

O que é um Frete Full Truck Load? 

Full Truck Load também é conhecido pela sigla FTL. Quando abordamos o termo Frete Full Truck Load estamos nos referindo a entrega neste método de envio. 

Quando um único caminhão dedicado é usado para transportar uma carga específica, ele é chamado de FTL. Este é geralmente o caso quando um expedidor tem que enviar mercadorias para seu cliente ou outro local e o volume é grande o suficiente para encher um caminhão.

Normalmente, o Full Truck Load é o transporte de um único tipo de mercadoria por caminhão. A carga completa também é utilizada nos casos em que o embarcador tem mais de um tipo de mercadoria para transportar, mas são seguros para serem transportados juntos.

Qual a diferença entre Frete Full Truck Load (FLT) e Less than Truck Load (LTL)? 

É fácil ficar confuso ao ouvir os acrônimos para transporte de caminhão e transporte de carga inferior ao tentar decidir qual é o certo para suas necessidades específicas. Ambas as opções de Full Truck Load (FTL ou TL) e Less than Truck Load ((LTL), cargas que não ocupam todo o caminhão, têm seu lugar no setor de transporte de carga. 

A escolha do método de envio de frete certo depende de várias variáveis, incluindo o tamanho e o peso do seu envio, a classificação do frete e os prazos de entrega. Também pode fazer sentido fazer parceria com um provedor de logística terceirizado (3PL) para ajudar a gerenciar suas remessas de frete. 

Qual a importância do Frete Full Truck Load? 

As empresas que oferecem Frete Full Truck Load providenciarão um prazo de entrega firme, pois estão apenas coletando uma remessa. Como as transportadoras de caminhões que lidam com remessas LTL precisam coletar e entregar em vários locais, seus horários de coleta ocorrerão em uma janela mais ampla e exigirão mais flexibilidade de sua parte.

Outra diferença é que com um caminhão cheio o embarcador vai carregar seu produto no ponto de origem, lacrar o trailer e levá-lo direto ao seu destino de entrega. Com uma remessa LTL, seu produto normalmente será carregado e descarregado dentro e fora de reboques e armazéns não apenas uma, mas várias vezes antes de chegar ao seu destino final. Isso significa que há uma quantidade maior de manuseio e exposição, o que significa uma chance maior de seus produtos sofrerem danos, especialmente se forem sensíveis ou frágeis.

Tipos de caminhão para Frete Full Truck Load 

Não há um único tipo de caminhão de frete Full Truck Load. Em vez disso, uma variedade de caminhões pode apoiar os empreendimentos FTL. Vamos explorar alguns dos mais populares.

Gooseneck removível (RGN)

Os reboques RGN são considerados lowboys, que se referem a um semirreboque com duas alturas de convés. As empresas normalmente usam esse tipo de caminhão para transportar cargas muito longas ou altas – talvez um carregamento de madeira das florestas da Amazônia. As plataformas RGN podem transportar até aproximadamente 70 toneladas por vez.

Reboque de mesa (Rollback)

Plataformas como as de reboque de mesa são comuns, com cabine de motorista e um trailer aberto. Duráveis ​​por design, esses caminhões são excelentes para transportar itens volumosos sem restrições de altura.

Escadaria

Decks de degraus - ou reboques de plataforma suspensa - são reboques de plataforma com dois níveis. São ideais para o transporte de cargas com restrições de altura.

Caminhões Carga Seca

Assim como o nome sugere, caminhões de carga seca - ou caminhões de caixa - são totalmente protegidos dos elementos. Eles têm dois lados, um teto e uma porta na lateral do caminhão ou na traseira.

Reboque Refrigerado

Reboques refrigerados – ou caminhões frigoríficos – são feitos para transportar produtos perecíveis como frutas e legumes. Esses caminhões são semelhantes a cargas secas, mas contêm áreas de carga isoladas.

Em última análise, o tipo de caminhão que você seleciona para Frete Full Truck Load dependerá do tipo de carga que você está transportando e do tipo de rota que você está percorrendo. Considere cuidadosamente suas necessidades antes de selecionar um caminhão para um transporte FTL. A última coisa que você quer é escolher o veículo errado para a tarefa em mãos. Isso pode ser um erro caro que resulta em carga danificada, uma viagem cancelada ou contas de transporte de carga mais altas do que o necessário.

Quais são as vantagens do Frete Full Truck Load?

Como você pode ver, existem muitos cenários em que um gerente de frota usaria frete Full Truck Load para transportar itens. Aqui estão algumas das principais vantagens de usar FTL:

Entregas mais rápidas com Full TruckLoad

Uma das principais razões para entregas lentas ou atrasadas é ter que fazer várias paradas em uma rota. Quanto mais paradas um motorista tiver, maiores serão as chances de que as coisas deem errado, como engarrafamentos, má gestão do tráfego, incapacidade de encontrar um endereço de entrega, depósitos de backup e acidentes.

Na maioria das vezes, o FTL elimina essas paradas no meio da rota. Além das pausas de viagem, o único momento em que as paradas normalmente ocorrem durante o transporte FTL é durante as transferências de envio.

Alavancagem Aprimorada

O custo de envio do frete Full Truck Load é amplamente determinado pelo custo do combustível e pela distância total percorrida. Isso oferece mais oportunidades para negociar taxas. Como resultado, as empresas podem economizar muito dinheiro no custo total do transporte em comparação com a LTL.

Menos risco

Não há maneira de contornar isso: o envio de itens por caminhão é arriscado. De acordo com estudos, a maior parte dos roubos acontecem enquanto a carga está em trânsito e menos de 15% acontecem no armazém.

Uma das razões pelas quais os gerentes de expedição usam o FTL é que, salvo transferências de itens, os itens normalmente permanecem no caminhão até a entrega. Isso pode reduzir as instâncias de itens perdidos, roubados ou danificados. Por sua vez, isso aumenta a satisfação do cliente, mantendo os custos e reembolsos no mínimo.

Adicione tudo isso e o FTL é uma excelente opção para transportar cargas valiosas, perigosas ou de alto risco.

As empresas tendem a ter diferentes políticas de envio. Às vezes é possível enviar FTL com apenas uma carga parcial (parece contraditório, eu sei!). Essa estratégia pode ser útil ao enviar cargas de alto valor ou quando você precisa de uma entrega rápida. É algo a considerar ao refinar seus planos de gerenciamento de frota.

Frete Full Truck Load permite distribuição de peso igual

Ao enviar itens LTL, você precisa compartilhar espaço de carga comum com muitos outros clientes. Como resultado, você sacrifica a capacidade de espaçar os itens conforme necessário.

Por outro lado, ao enviar a entrega Full TruckLoad, é possível colocar itens estrategicamente em um leito de carga. Esta é uma escolha melhor para itens frágeis.

Em última análise, você recebe o que paga ao enviar FTL. Embora você possa esperar pagar mais por esse serviço, o que você obtém é uma opção de envio personalizável e personalizada de acordo com suas necessidades.

O Frete Full Truck Load é adequado para sua carga?

Todos os gerentes de frota se concentram na mesma coisa: construir uma operação eficiente para aumentar a produtividade e a lucratividade, mantendo os clientes satisfeitos e o país funcionando.

Ao se familiarizar com FTL e LTL, é muito mais provável que você escolha o modo de envio que funciona melhor para a tarefa em questão. E esse é o ingresso para uma frota simplificada e um resultado final mais saudável.

Quer mais resultados na logística de entrega? A Enivix tem a solução completa para a sua empresa. Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio! 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!