5/7/2022

Faça campanhas a partir de relatórios de curva ABC

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Com os relatórios de curva ABC você é capaz de indicar quais as informações mais importantes acerca da performance de vendas da sua empresa.

Hoje em dia, as empresas têm mais facilidade na criação de campanhas e anúncios a fim de promover as vendas. Com os novos métodos de divulgação, se tornou mais fácil a captação de clientes. No entanto, algumas maneiras são mais simples que outras, como o uso de relatórios de curva ABC.

É possível investir, por exemplo, em tráfego pago, com o intuito de promover campanhas por meio de anúncios. Assim, será possível trazer destaque ao seu negócio no mercado que está inserido. Porém, a etapa mais difícil é entender se os seus anúncios são assertivos.

Entenda como funciona:

A - 20% dos itens representam 80% do faturamento da empresa

B- 30% dos itens representam 15% do faturamento da empresa

C - 50% dos itens representam 5% do faturamento da empresa

Para saber isso, é necessário analisar os relatórios de curva ABC. A partir desse relatório, você tem um novo leque de oportunidades sobre como direcionar as campanhas.

Relatório de Curva ABC

Inicialmente, é de suma importância destacar o que é um relatório de curva ABC antes de explorar como ele pode te ajudar. Nesse sentido, saiba que a Curva ABC pode ser entendida como uma estratégia, comumente usada no e-commerce, visando a organização e controle do estoque.

Desse modo, o principal objetivo desse relatório é classificar os produtos com base na sua importância. Isso porque esses relatórios trazem consigo a participação de produto no momento da venda, assim como a sua aquisição por parte dos clientes.

Ademais, o relatório também inclui as visitas, quantidade de dias sem vender e o Score de Cadastro. Com todas essas informações será mais simples montar uma estratégia eficaz e precisa. Logo, as chances são maiores de atingir os objetivos traçados.

De que forma os relatórios de Curva ABC auxiliam nas vendas?

Com os relatórios da Curva ABC em mãos, agora você pode usar essas informações para otimizar e promover as suas campanhas. Toda a sua estratégia de vendas agora será, de fato, eficaz e com resultados incríveis.

Foque a análise na curva A

A nossa primeira dica para otimizar a sua estratégia de vendas é focar a análise do relatório na curva A. Isso porque a curva A traz os produtos que representam cerca de 80% do faturamento da empresa.

Em resumo, na curva A temos os produtos que mais fazem sucesso nas vendas com o seu público. Dito isso, eles possuem uma saída mais frequente, e por isso precisam de reposição constante.

Portanto, o foco da sua estratégia de vendas é na curva A. E com esse conhecimento você pode montar campanhas mais focadas em resultados positivos no futuro.

Analise os produtos presentes no relatório de curva ABC

Dentro dos produtos presentes na curva A, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes antes de montar uma estratégia. Por exemplo, analise o score do cadastro, quantos dias o produto está parado, o valor atual e a sua disponibilidade no estoque.

Confira a disponibilidade do produto no estoque

Por mais que você esteja montando uma estratégia com base em um produto que apresenta ótimo desempenho, é preciso analisar a sua quantidade no estoque. Por exemplo, você deve evitar a campanha de produtos que o estoque não possua uma quantidade razoável.

Uma maneira de evitar esse tipo de contratempo é adotar uma solução de gestão de estoque. Com essa solução, é possível monitorar o estoque da empresa de forma atualizada.

Concentre-se no seu ticket médio

Você deve se concentrar no ticket médio da empresa. Por exemplo, se o ticket médio da sua empresa é de R$ 700,00, não é indicado direcionar ações para produtos abaixo desse valor.

Pelo contrário, você deve inovar com alguns produtos. Uma ideia é unir produtos (presentes na curva A) em combos, desde que eles possuam valor abaixo do ticket médio. Junte produtos que tenham saída frequente, incentivando a compra de outros itens.

Incentive a rotatividade do estoque

Seguindo ainda a ideia de criação de combos, saiba que essa estratégia deve ser aplicada também em produtos que estão há muito tempo sem vender. Outros produtos que podem ser adicionados nessa ideia são da curva B.

Isso porque usar produtos da curva A ou que estejam em alta irá incentivar a rotatividade dos demais itens. Basta que você ofereça valores atrativos ou benefícios de frete, por exemplo.

Otimização de cadastros

Por fim, analisar os relatórios da curva ABC também é importante para otimizar o cadastro dos seus clientes. É neste momento que analisamos como a página de produtos é vista pelo visitante. Ou seja, se as fotos escolhidas são de qualidade, se tem vídeo e se a descrição sana todas as dúvidas.

Descubra qual a melhor estratégia para a sua campanha

Diante de todas as informações que foram trazidas acima, você tem noção de como o relatório de curva ABC faz toda a diferença para as estratégias de venda. Saiba como direcionar de forma correta as suas ações, usando:

  • Produto que tenha vasta disponibilidade no estoque;
  • Produto cujo valor seja igual ou maior que o ticket médio da empresa;
  • Item com rotatividade interessante envolvendo os clientes; e
  • Produto com bom score de cadastro.

Com esses fatores em mente, além dos relatórios da curva ABC, é possível atingir ótimos resultados com as estratégias traçadas. Desse modo, você conseguirá mais conversões.

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