13/10/2022

ERP: o que é a para quê serve?

Saiba como o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) pode ajudar na administração do seu negócio. Continue nos acompanhando!

O ERP é conhecido como um software voltado à gestão de empresas, e isso permite que o administrador tenha acesso a todos os dados do negócio – mesmo com vários setores. Desse modo, investir nesse sistema é prezar pela reunião de informações integradas em um local.

Com isso, vemos que o ERP traz como sua função explorar o processamento das vendas, controlar o estoque, planejar as finanças e produções e o fluxo de caixa. Além disso, o investimento no ERP indica uma melhor gestão logística, economia de recursos e otimização do tempo.

Diante disso, confira a seguir o que é e para quê serve o ERP.

Conceito de ERP

Inicialmente, é importante explorar o conceito de ERP, que significa Enterprise Resources Planning. No Brasil, esse termo é traduzido como um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, isto é, um software capaz de melhorar a sua gestão logística.

Isso é feito a partir da automação de alguns processos logísticos, como o controle fiscal, de estoque, planejamento produtivo e ajuste de finanças. No entanto, a atuação do ERP em cada empresa varia com base no porte da organização. Contudo, qualquer negócio – independentemente do porte ou do segmento de atuação – pode se beneficiar com isso.

Qual o objetivo do ERP?

O principal intuito do ERP é tornar a rotina de trabalho mais organizada em uma empresa. Afinal, o sistema tem como finalidade o registro de dados referente a clientes, funcionários, produtos, vendas, fornecedores e outros. Logo, o ERP conecta todos esses dados e otimiza o trabalho de um administrador ou gestor.

Um exemplo nítido disso é a mudança de fluxo de caixa e controle de estoque. É comum ver que as empresas preenchem de forma manual planilhas com esses dados, porém, o ERP simplifica essa tarefa para você.

Logo, o principal objetivo do ERP é ser um sistema que diminui as falhas humanas em processos repetitivos e burocráticos. Isso dá ao gestor mais tempo para pensar em tarefas estratégicas visando o futuro do negócio.

Para quê serve o ERP?

Em suma, o ERP serve para contribuir na gestão de um e-commerce, mas essa não é a única função desse sistema. No dia a dia, essa plataforma é útil para evitar falhas no preenchimento de dados importantes, que afetam, por exemplo, o controle do estoque e na gestão de armazenagem.

Portanto, vê-se que o ERP automatiza os processos logísticos, ao torná-los automáticos, ágeis e simples. Além disso, esse sistema agrega confiança para o dia a dia de uma empresa, sem a necessidade de questionar certos dados que estão presentes na plataforma.

O tempo que é gasto com tarefas repetitivas e burocráticas é o mesmo que você pode usar para algo útil, como traçar novas estratégias de retenção de clientes ou otimizar entregas.

A importância de investir em um ERP

Você já percebeu que o ERP agrega muitos benefícios à gestão logística da sua empresa, certo? Pois bem. Nesse sentido, vemos que é indiscutível que esse sistema é muito importante de se investir.

Um dos motivos que justificam essa importância é a agilidade, eficácia e qualidade das informações que são tratadas pelos softwares. O seu armazenamento é 100% confiável e, por esse motivo, não há perda de tempo, tornando os processos mais ágeis.

Outro motivo que torna o ERP um sistema primordial para o seu e-commerce é a redução de custos, cortando investimentos desnecessários e aumentando a lucratividade do negócio. Assim, você está construindo os trilhos para o crescimento da sua empresa.

Por fim, não há como deixar de citar a otimização de informações, tendo em vista que todos os dados podem ser facilmente encontrados com o ERP. Logo, o administrador não tem a obrigação de trabalhar novamente em cima dos mesmos dados.

Principais funções de um ERP

Um ERP traz consigo diversos recursos, sendo usados com base na exigência de cada negócio. Porém, no geral, as suas principais funções são:

  • Faturamento, com tudo aquilo que a sua empresa consegue arrecadar;
  • Financeiro, isto é, o fluxo de caixa, ajudando o negócio a se manter em dia com as contas;
  • A compra de insumos necessários;
  • Controle de estoque, evitando dinheiro parado;
  • Gestão de recursos humanos, controlando, então, a jornada dos colaboradores;
  • Área fiscal, com todos os tributos envolvidos;
  • Gerenciamento de projetos; e
  • Produção, que tem relação com o ramo industrial.

Conte com a Enivix para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!

Otimize sua logística com quem é especialista no assunto!

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter