28/11/2022

Entenda o processo de Fulfillment na prática

O processo de fulfillment pode otimizar a logística do seu e-commerce. Então, confira os seus benefícios e como ele funciona na prática.

Se você atua no comércio digital e no varejo, é necessário investir em recursos que otimizem a logística do seu negócio. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, e eles merecem uma experiência única de compra. Para isso, conheça o processo de fulfillment e saiba de que forma ele funciona na prática.

No geral, saiba que uma gestão logística de qualidade não é suficiente, você precisa ter domínio das etapas de envio e adotar ferramentas que otimizem o transporte de mercadorias. Nesse sentido, surge o processo de fulfillment, o qual você vai entender melhor a seguir.

Definição de fulfillment

Inicialmente, deve-se entender o que é o fulfillment, antes de adentrarmos no seu processo e como ele funciona na prática. Este termo é derivado do idioma inglês, e a sua tradução para o português é de “cumprimento”. Contudo, essa tradução não se aplica para o setor de varejo.

No cenário varejista, o fulfillment é a execução de diversas etapas do processo logístico em um e-commerce. Assim, existem empresas especializadas que realizam esse serviço, sendo um excelente diferencial competitivo para o seu negócio.

Em resumo, a contratação de uma empresa que possui especialização em fulfillment significa que você vai se responsabilizar pela operação, toda ou em parte, logística, o que lhe dá tempo para investir em outros setores (como em vendas, marketing e afins). Destaca-se que o fulfillment também confere maior agilidade na entrega, assegurando que o consumidor se sentirá satisfeito e fará mais compras na sua loja.

A importância do processo de fulfillment para a sua logística

O processo de fulfillment é muito importante para a logística do seu negócio, em especial para garantir a satisfação do cliente. Pois você pode otimizar as operações logísticas, adotando novos preços mais atrativos de frete e prazo de entrega menor do que o comum.

O serviço de entrega ao consumidor deve ser de qualidade. Essa é uma estratégia eficaz de fidelização dos clientes, pois, ao se sentirem especiais para a sua marca, eles se tornam promotores da empresa. Então, recomendam o seu negócio para os conhecidos, aumentando o leque de clientes da marca. E o processo de fulfillment agiliza bastante o setor de entrega!

Processo de fulfillment na prática

Na prática, o processo de fulfillment é muito simples. A partir do momento que o cliente completa a compra no site do seu e-commerce, a sua empresa recebe os dados dele. Nessa compra, ele preenche todas as informações de entrega, que são direcionadas para a transportadora responsável por isso.

Ao mesmo momento, o e-commerce continua com a transação, porém, o setor de frete será encargo do fulfillment – uma empresa especializada no tema. Quando essa empresa recebe a sinalização, ela pode realizar o envio para o cliente de modo direto, responsabilizando-se por todas as etapas logísticas, como o embalo, manuseio e frete.

Etapas do processo de fulfillment

O processo de fulfillment abrange certas etapas que você precisa conhecer, e por isso trouxemos algumas delas a seguir. Apesar de serem gerais e as mais comuns, saiba que, a depender da empresa, elas podem variar um pouco.

  • Estoque: nessa etapa, as mercadorias são devidamente armazenadas, podendo ser em espaços alugados ou particulares da empresa contratada. O ideal é que os itens sejam encontrados com facilidade, isto é, um acesso ágil às mercadorias. Inclusive, um estoque organizado reduz suas perdas;

  • Separação de produtos: com o produto armazenado de forma correta, você consegue separar facilmente as mercadorias que serão entregues ao cliente. Por isso é importante que a primeira etapa seja organizada e planejada;

  • Embalagem dos pedidos: após separar o produto, você deve embalá-lo. Essa embalagem deve ser do tamanho adequado para o produto, nem muito grande (para não ocupar muito espaço no transporte) nem muito pequeno (para não comprometer a qualidade do item);

  • Transporte: após todas as etapas acima, o produto está pronto para ser entregue ao cliente, e é aqui que você se preocupa com a roteirização, por exemplo, a fim de garantir um trajeto tranquilo; e

  • Pós-entrega: essa etapa deve estar disponível para todos os clientes que queiram reclamar, elogiar ou fazer algum comentário sobre o seu produto. Com base nesses feedbacks, você pode fazer melhorias na sua empresa.

Conte com a Enivix e tenha o melhor processo de fulfillment para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho, incluindo o processo de fulfillment

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. 

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