Conheça o Warehouse Management System – WMS

Categoria:
WMS: Esse sistema agrega diversos benefícios para o seu negócio, tanto a curto como a longo prazo. Acesse e tenha mais planejamento logístico!
Conheça o Warehouse Management System – WMS

WMS: Esse sistema agrega diversos benefícios para o seu negócio, tanto a curto como a longo prazo. Porém, é necessário ter planejamento logístico!

A fim de garantir o sucesso do seu e-commerce, é necessário ter um controle de estoque de qualidade. Para te auxiliar nesse quesito, hoje existem diversos métodos facilitadores, a exemplo do WMS. Essa solução tecnológica foi criada com o intuito de otimizar as operações logísticas da empresa.

Definição de WMS (Warehouse Management System)

Inicialmente, é de suma importância trazer a definição do Warehouse Management System, ou o WMS. Em resumo, o WMS se trata de um software com o intuito de automatizar as operações diárias e contribuir para a otimização dos armazéns da sua empresa.

Com isso, afirma-se que o uso do Warehouse Management System traz eficiência e estratégia nos processos de expedição e estocagem. Assim, esse software gera insights para fins de controle, planejamento e mensuração da área.

Além disso, vemos que o WMS, junto com a solução prometida, está se tornando cada vez mais presente nas empresas, auxiliando os negócios a gerir os processos logísticos. Dentre as principais funções do WMS, podemos citar:

  • Participação eficiente nos processos de cross docking e picking
  • Controle das movimentações no estoque (expedição e recebimento)
  • Otimizar o espaço do estoque
  • Ter um layout mais organizado de armazenamento
  • Diminuir o tempo de espera do cliente

O sistema WMS na prática

Na prática, o sistema Warehouse Management System funciona de modo a integrar outros recursos na rotina do estoque. Isso é feito com o intuito de potencializar a operação logística, diminuindo as falhas e riscos.

Com o uso de tecnologias avançadas, como etiquetas RFID ou código de barras, é possível registrar as movimentações das mercadorias (ou seja, saídas e entradas de produtos). Esse sistema também permite a atualização do inventário em tempo real.

No geral, podemos afirmar que o WMS é capaz pelo gerenciamento dos processos logísticos de uma organização. Pensando nisso, trouxemos algumas funções do sistema WMS na prática.

Operação de recebimento com sistema WMS

Uma operação presente no sistema Warehouse Management System é a de recebimento, que pretende diminuir o tempo de espera das transportadoras, gerenciar a movimentação de veículos e registrar os produtos recebidos. Além disso, no recebimento, temos a automatização de processos que otimizam o tempo da equipe.

Armazenamento de mercadorias com sistema WMS

O sistema WMS também é capaz de definir e controlar a localização de produtos e alertar a equipe responsável sobre a necessidade de realizar novas compras.

Picking de produtos

A etapa de picking pode ser percebida na integração ao sistema ERP. Por isso, nesse momento, as mercadorias são separadas e classificadas com base no seu código RFID.

Etapa de produção

Na etapa de produção, o Warehouse Management System atua com a finalidade de rastrear as matérias-primas de suprimentos e fabricação. Outra ação do sistema aqui é definir os melhores postos de trabalho e medir o seu desempenho.

Expedição

A expedição aqui se refere à emissão de notas fiscais, conferir as etiquetas de RFID, controlar a saída e devolução das mercadorias. Por fim, outra ação de expedição é a de separação de produtos com base na região dos destinatários.

Gerenciamento de inventário

Por fim, a última função do sistema do Warehouse Management System é a de gerenciamento, com a manutenção do inventário. Nessa etapa, é preciso controlar as perdas, lead time e validades dos itens. Como consequência positiva, será possível alertar a equipe responsável sobre a necessidade de repor certos produtos e matérias-primas.

Principais vantagens do uso do sistema WMS

A implementação do sistema WMS na sua empresa pode agregar diversas vantagens, como as seguintes:

  • Reduzir o estoque com a retirada de produtos com validade ultrapassada
  • Otimizar o espaço do inventário com um planejamento prévio
  • Tornar as operações logísticas mais ágeis
  • Diminuir os custos das operações
  • Prevenir perdas e furtos das cargas
  • Elaborar planejamentos assertivos
  • Prevenir divergências e falhas
  • Movimentações estratégias

Principais funções de um sistema WMS

Após entender o que é um sistema WMS, explorar as suas vantagens e conhecer o seu objetivo em uma empresa, saiba quais são as suas principais funções:

  • Garantir a segurança das mercadorias: isso ocorre devido o uso de etiquetas RFID, por exemplo, podendo controlar os itens mesmo à distância e de forma assertiva;
  • Integração com o sistema ERP: o WMS traz como função a sua integração com o ERP, que é um sistema focado na gestão empresarial;
  • Gerar relatórios: essa é uma função primordial no que se refere à tomada de decisões de maneira estratégica; e
  • Transferência de produtos entre estoques: essa é uma função usada, claro, em empresas que possuem mais de um estoque. Por conta disso, é possível garantir uma transferência eficaz.

A importância do WMS em uma empresa

Como foi explorado de forma ampla anteriormente, o Warehouse Management System é um sistema que traz como objetivo a otimização das operações logísticas. Por isso, esse sistema pode ser muito útil no seu fluxo de estoque, além de diminuir custos operacionais.

A implementação do sistema Warehouse Management System na sua empresa com certeza irá tornar o negócio mais competitivo frente aos clientes e concorrentes do mesmo segmento.

Inclusive, destaca-se que a otimização dos processos auxilia as empresas a tomarem decisões estratégicas e com base na sua realidade. Logo, isso torna a jornada de expedição e armazenagem mais simples.

Conte com a Platinum Log

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

 Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert