13/7/2022

Como melhorar o seu controle de estoque em 5 passos!

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Estoque parado: o que fazer nessa situação? Veja como melhorar o controle do estoque de seu negócio em alguns passos que separamos!

O estoque é o setor principal de qualquer loja, afinal, é nele que encontramos toda a fonte de vendas e lucro para um negócio. Por isso, quando uma empresa tem o estoque parado, isso pode acarretar alguns prejuízos.

Pensando nisso, hoje separamos 5 dicas para você dar um jeito no estoque parado. Afinal, ter produtos guardados no galpão ou em outro espaço físico significa que você não está ganhando dinheiro. Não necessariamente isso pode ser um prejuízo, mas, de qualquer forma, os resultados não são positivos.

A importância de contar com um bom controle de estoque

A priori, é interessante trazer a importância de contar com uma gestão e, consequentemente, controle de estoque. Até porque se você está com o estoque parado é porque algo não deu certo no meio do caminho.

Desse modo, o estoque de um negócio precisa se basear na demanda de pedidos que a empresa recebe. Assim, contar com um gestão de estoque significa comprar menos unidades de produtos com baixa saída, por exemplo. O excesso de itens pode provocar o estoque parado.

Com o seu estoque organizado, é possível ter controle de todos os itens que saem ou entram e a sua rotatividade. Isso é muito importante na hora de entender o perfil dos seus principais consumidores, com as suas preferências em relação à compra de certos itens.

Embora essa gestão seja primordial para o sucesso de um negócio, nem todas as empresas investem nesse controle, o que é um erro. Apesar de parecer complicado em um primeiro momento, a gestão de estoque é fundamental para o sucesso do seu negócio.

5 dicas que podem te ajudar a melhorar o estoque parado

Após entender os motivos para contar com uma gestão de estoque, podemos partir para as dicas. No geral, o estoque parado é causado por excesso de produtos ou má gestão desses itens. Porém, se você não conseguiu prevenir esse problema, saiba como se livrar dele.

1 - Preze pela organização e disciplina no que se refere ao estoque parado

A primeira dica é priorizar a organização, por mais que pareça que não tem mais sentido. Mesmo com o estoque parado, você deve dar os próximos passos visando a organização dos itens. Além disso, mantenha a disciplina dessa organização, a fim de evitar a repetição desse problema.

Assim, organize os produtos que estão em excesso e quais são os causadores do estoque parado. Após isso, você poderá ter uma visão melhor de quais itens estão em falta, quais podem ser incluídos em estratégias de venda etc.

Ao falarmos sobre disciplina, estamos nos referindo a algumas práticas como:

  • Checar de forma regular o estoque
  • Acompanhar as vendas realizadas
  • Verificar a disponibilidade dos itens na loja
  • Acompanhar a chegada de produtos

2 - Entenda os motivos de o seu estoque estar parado

Antes de seguir ou pensar em qualquer estratégia para melhorar o estoque parado, você precisa entender os motivos de ter chegado a esse ponto. Sendo assim, o seu primeiro passo é identificar quais produtos possuem menor e maior rotatividade.

Ou seja, quais são os produtos mais procurados pelos clientes e quais precisam de um impulso para serem vendidos. Com isso, você terá uma noção dos produtos que podem ou não ficar estocados por mais tempo.

Se você está comprando muitos itens que têm baixa saída, esse é o motivo de ter estoque parado. Confira ainda se a causa desse estoque parado é o valor atribuído às mercadorias ou se o material utilizado é de baixa qualidade.

3 - Pense em estratégias para impulsionar as vendas

Agora que você já entendeu os principais motivos para ter o seu estoque parado, pense em estratégias que possam impulsionar as vendas. Nesse sentido, é comum ver que as principais soluções são promoções, kits e combos.

Por isso, se você está com estoque parado, uma boa solução é oferecer aos clientes desconto em produtos que sejam a principal causa desse problema. Além disso, você pode montar um kit com produtos de baixa saída com os que são mais procurados. Isso vai valorizar o kit e os clientes vão se interessar com facilidade.

É de suma importância que você invista em estratégias que tenham como intenção atrair os consumidores. Porém, isso deve ser feito com planejamento e organização para não prejudicar mais ainda o seu estoque.

4 - Firme parcerias com outras empresas

Não há nada de errado em firmar parcerias com outras empresas. Ao contrário do que muitos pensam, isso não diminui a sua competitividade. Porém, essa escolha de parcerias deve ser com muito cuidado para não manchar a imagem do seu negócio.

Nesse sentido, se você tem como objetivo firmar uma parceria com outras empresas, escolha quem pode agregar. Dito isso, essa é uma excelente alternativa para solucionar aos poucos o seu problema de estoque parado.

5 - Conheça e entenda as necessidades do seu cliente

Por fim, a nossa última dica é que você conheça melhor o seu cliente e entenda as suas principais necessidades. Isso vai ajudar não só a resolver o problema de estoque parado, mas em outras estratégias também.

Saiba quais são os produtos preferidos do seu cliente, qual o período que ele costuma adquirir esses itens e outras informações. Qualquer dado pode ser relevante na hora de entender o seu cliente.

Apenas conhecendo o seu público será possível oferecer um preço e produto de qualidade para ele.

Se você está precisando gerir melhor o seu estoque, conte com a Enivix. Acesse o nosso site oficial e conheça nossas soluções de logística, ideais para cuidar da sua empresa da melhor forma.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do nicho de logística. 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!