13/7/2022

Como escolher fornecedores para seu negócio

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Entenda como escolher os fornecedores certos para seu negócio e qual a importância dessa estratégia para o sucesso da sua empresa.

A melhoria contínua de qualquer negócio está na capacidade de otimizar todos os fluxos e processos. Dentre estes processos está a gestão de fornecedores, que é crucial para o bom desempenho de qualquer operação de e-commerce. Portanto, confira a seguir algumas dicas de como escolher os fornecedores certos para seu negócio.

Inicialmente, é interessante destacar que é possível escolher entre dois modelos de venda que envolvem fornecedores: o tradicional e o dropshipping. No primeiro caso, você adquire os produtos e armazena os itens no estoque. Enquanto no segundo, o fornecedor manda o produto para o cliente de forma direta.

Caso você trabalhe com alguma dessas opções, saiba que esse artigo foi feito para você. Assim, visando o melhor funcionamento da sua empresa, busque por empresas que melhor atendam às suas necessidades.

Dicas para escolher os melhores fornecedores

Antes de escolher os melhores fornecedores para o seu negócio, é preciso levar em consideração alguns fatores. Não há como afirmar que existe um fornecedor melhor que o outro, e sim que existe a melhor opção para o seu negócio.

Catálogo oferecido pelos fornecedores

O primeiro fator a ser considerado na hora de escolher um fornecedor é o catálogo oferecido. Isto é, comece com as buscas pelo produto que você deseja vender. Essa é a melhor forma de conhecer os fornecedores ideais.

Um exemplo disso é que se você tem vendas no segmento de roupas, será mais fácil encontrar fornecedores em alguns locais específicos, como o Brás, em São Paulo. Logo, o primeiro passo é de fato estudar o seu nicho e criar uma lista com as possíveis opções.

Qualidade dos produtos

É comum que, no início da empresa, os empresários invistam em produtos mais baratos. Porém, essa decisão pode fazer toda a diferença ao captar e fidelizar clientes. Prezar pela qualidade dos seus produtos é indiscutível, por mais que isso traga um orçamento maior.

Afinal, esse investimento retornará para a sua empresa no futuro, após a fidelização dos clientes. Isso porque os clientes insatisfeitos não retornam ao local. Inclusive, a qualidade também é importante para a reputação de sua empresa. Por isso, prefira sempre fornecedor com produtos de qualidade.

Valores acessíveis para o seu orçamento

O que deve existir na hora de escolher um fornecedor é equilíbrio. Por esse motivo, você deve escolher um fornecedor com um produto de qualidade, porém, com valores acessíveis para o orçamento de seu negócio.

É preciso ter ao seu lado parceiros que se encaixem, do ponto de vista econômico, no seu orçamento. Isso porque você não compromete o valor final do produto. Para vender, o valor deve ser maior que os custos de produção e adicionar a sua margem de lucro.

Prazo para a entrega do produto

Além de prezar pela qualidade de produtos e o valor desses itens, você precisa de um prazo razoável de entrega. As encomendas devem ser entregues em um tempo hábil, seja para você ou para o consumidor final.

Caso contrário, isso vai atrasar as vendas da empresa e criar uma relação desagradável com o público. Sendo assim, é necessário saber quais os prazos de entrega e adequar a sua venda com isso. Além de ser mais seguro, isso vai ajudar na hora de organizar as vendas.

Princípios e valores dos fornecedores

Apesar de não parecer óbvio, é preciso levar em consideração os valores e princípios dos fornecedores. O nome da empresa estará atrelado a do fornecedor, logo, vocês devem estar alinhados quanto a essa questão. É muito comum que o cliente desista de alguma compra por conta de o fornecedor estar envolvido em alguma polêmica, por exemplo.

Flexibilidade na hora dos pedidos

Antes de escolher o seu fornecedor, tenha em mente que o mundo das vendas envolve muitas incertezas e imprevistos. Logo, as vendas podem sofrer um impacto negativo (com a queda de demanda) ou positivo (com o disparo de pedidos). Portanto, o fornecedor que você escolher deve oferecer contratos flexíveis.

Experiência pós-venda

Um processo de venda não acaba ao entregar a mercadoria em questão. A sua empresa precisa se preocupar com a experiência de pós-venda, e isso também deve partir com a escolha do fornecedor. Desse modo, é necessário garantir a pós-venda de qualidade e com atendimento eficaz, incluindo um suporte eficaz.

Referências dos fornecedores

Por fim, é primordial verificar as referências dos fornecedores que a sua empresa tem no radar. Procure depoimentos em relação a clientes antigos e veja a reputação desse fornecedor no mercado. Esse momento pode trazer informações muito importantes para a sua decisão.

Principais benefícios de escolher bons fornecedores

Como você já percebeu, a escolha de fornecedores não deve ocorrer de forma aleatória. Na verdade, você precisa elencar alguns fatores e prioridades antes de decidir os melhores fornecedores. Esse processo pode demorar um pouco, entretanto, ele agrega alguns benefícios, como os seguintes:

·        Poder de negociação: com o tempo, você terá mais liberdade, confiança e flexibilidade para negociar com o fornecedor, podendo conseguir inclusive melhores preços;

·        Controlar melhor o seu estoque: com fornecedores de qualidade, você consegue controlar da melhor forma o seu estoque; e

·        Criar relações de parceria: relações de parceria duradouras podem trazer vantagens para ambos os lados.

Tenha uma gestão eficiente de fornecedores

Após escolher os seus fornecedores, tenha cuidado com a gestão deles, como por exemplo:

·        Evite os contratos exclusivos, embora pareça trazer benefícios, essa pode não ser a melhor ideia, pois podem surgir outras oportunidades ao longo do tempo;

·        Divida a sua demanda com base nos pontos fortes e fracos de cada fornecedor a fim de cumprir com o seu prazo de entrega para os clientes;

·        Tenha um bom planejamento interno antes de conversar com o fornecedor, evitando o retrabalho; 

·        Esteja por dentro das principais tendências do seu nicho de mercado, com as novidades do momento, com o uso do Google Trends, por exemplo.

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