13/7/2022

A importância da cadeia de suprimentos

Expanda sua operação logistica

Nós estamos aqui para ajudar. Obtenha educação gratuita, dicas e inspiração sobre logística para ajudá-lo a iniciar e desenvolver um negócio online de sucesso.

Junte-se à nossa Newsletter

Cadeia de suprimentos: qual a sua importância para as empresas? Veja como assumir o controle e ter planejamento em relação a esse processo.

A cadeia de suprimentos se trata de um dos elementos primordiais dentro da gestão eficiente no ciclo de vida dos produtos.

Em uma estrutura empresarial, encontramos diversos fatores que merecem a sua atenção, como é o caso da cadeia de suprimentos. Pensando nisso, hoje nós trouxemos algumas das principais informações acerca do assunto. Por isso, confira a seguir a importância e os benefícios da cadeia de suprimentos.

Conceito de cadeia de suprimentos

Neste momento inicial, é interessante trazer um conceito sobre a cadeia de suprimentos. Sendo assim, saiba que ela também pode ser chamada de supply chain, que é uma rede conectada dos processos interligados.

Dessa maneira, esses processos costumam envolver todo o ciclo de vida do produto, incluindo a sua origem e a entrega ao destino final (cliente). Isso significa dizer que a cadeia de suprimentos abrange o fornecedor, os processos de produção, o armazenamento, movimentação interna, transporte e entrega.

Em resumo, a cadeia de suprimentos pode ser entendida como um sistema que organiza as atividades relativas ao produto da sua empresa. Com a eficiência dessa cadeia, maior será o retorno de lucro ao negócio.

Qual a finalidade da cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos precisa funcionar de maneira assertiva. Para que isso seja possível, todas as etapas merecem o devido planejamento e o monitoramento contínuo. Isso porque o que você estabelece como meta deve ser alcançado com base na integração logística, por exemplo.

Dito isso, os objetivos da cadeia de suprimento são:

  • Redução de custos, contando com o fornecimento de insumos, matérias-primas e materiais no geral
  • Reduzir o tempo total de um ciclo produtivo
  • Melhor a qualidade dos seus serviços
  • Gerar valor ao cliente
  • Aumento das margens de serviços e produtos
  • Ter mais lucro e retorno de investimento

Em suma, a finalidade da cadeia de suprimentos é fazer com que o cliente se sinta satisfeito com o seu serviço. Como resultado, a sua empresa estará agregando valor aos serviços e produtos entregues.

Com o intuito de alcançar esse objetivo, toda a cadeia deve incluir o compartilhamento de dados com os agentes envolvidos nesse processo. Isso deve ocorrer de maneira alinhada, eficiente e estruturada. Consequentemente, a sua empresa contará com a otimização de produtividade e rentabilidade.

Por que investir na cadeia de suprimentos? Qual a sua importância?

Após analisar o conceito e as características de uma cadeia de suprimento, você já deve ter percebido como ela é importante para a sua empresa. Afinal, com uma cadeia planejada e estruturada, toda a empresa é beneficiada com resultados positivos, como a redução de custos, prevenção de perdas e redução de falhas operacionais.

Logo, a cadeia de suprimentos deve ser um elemento presente nos seus processos de logística. Saiba a seguir qual a importância de investir nesse conjunto de processos.

  • Atender aos prazos informados: isto é, fazer com que os produtos sejam entregues dentro do período que foi informado ao cliente;
  • Reduzir os custos operacionais da empresa: com todas as etapas bem definidas, não será necessário o retrabalho ou “consertar” algum erro, o que implica na diminuição de custos operacionais;
  • Ter um maior índice de satisfação do cliente: com uma cadeia de suprimentos eficiente, os prazos serão atendidos e os clientes poderão aproveitar uma experiência incrível com o seu negócio; e
  • Investir na sustentabilidade da empresa: a cadeia de suprimentos também possui uma relação íntima com a sustentabilidade e demais questões ambientais.

Principais benefícios da cadeia de suprimentos em uma empresa

Na prática, a cadeia de suprimentos gera diversos benefícios tanto para a empresa como para a sua rede interligada. Isso ainda agrega valor aos serviços e produtos. Por isso, confira as vantagens da cadeia de suprimentos.

Utilizar a inovação e tecnologia na empresa

Quando uma empresa começa a investir na cadeia de suprimentos, ela avalia as etapas de produção com dados mais precisos. Assim, é possível identificar todos os processos que precisam de modificação, otimizando a rede interligada.

Para resolver todos esses pontos, é necessário contar com ferramentas que auxiliem de maneira prática a empresa, como a inovação e a tecnologia. Esse ambiente moderno torna os processos logísticos internos mais dinâmicos.

Garantir a otimização da produção

Dentre os principais benefícios da cadeia de suprimento, com certeza ter uma produção otimizada é a principal delas. Afinal, todo o ciclo de vida do produto será mais ágil, desde a matéria-prima até a entrega do produto adquirido ao cliente.

Diminuir os custos operacionais

Outro benefício é diminuir os custos operacionais por conferir maior eficiência ao processo produtivo. Além disso, a redução de custos também tem uma relação direta com o controle eficiente de toda a cadeia.

Otimizar os processos de logística do negócio

A cadeia de suprimentos otimiza os processos de logística do negócio, aperfeiçoando esse setor da empresa. Não se esqueça de que, com o tempo, você deve investir no monitoramento e controle.

Principais agentes da cadeia de suprimentos

Em uma cadeia de suprimentos, encontramos alguns agentes que são fundamentais para ter processos ágeis e eficientes, como o produtor, fabricante, distribuidor, varejista e consumidor.

  1. Produtor: aquele responsável por fornecer a matéria-prima e está na primeira fase da cadeia;
  2. Fabricante: quem vai transformar a matéria-prima em produto a ser comercializado e agrega valor ao item;
  3. Distribuidor: o que movimenta e manuseia os produtos até o ponto de venda;
  4. Varejista: o varejista tem contato com o cliente e está no final da cadeia; e
  5. Consumidor: o objetivo da cadeia é satisfazer e atender às necessidades do consumidor final.

Conte com a Enivix

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Junte-se à nossa Newsletter

Confira as últimas do nosso Blog!